O que já sabemos sobre o novo Jeep Commander

SUV de sete lugares será lançado oficialmente nesta quinta (26/8), mas nós adiantamos as tecnologias que ele trará

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Fernando Miragaya
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Pegadinhas com o nome, easter eggs e teasers. O Jeep Commander seguiu a lógica (e a mesmice) da estratégia dos últimos lançamentos da indústria. É a prática de apresentação em doses homeopáticas para gerar mídia e expectativa - como se um inédito SUV de 7 lugares fabricado no Brasil, por si só, já não causasse expectativa. Enfim, às vésperas do seu lançamento oficial, a equipe do WM1 tenta ser mais objetiva que a marca e adianta tudo que sabe sobre o novo utilitário esportivo.

Jeep Commander Overland Frente Large
Grand Compass? A Jeep diz que não, mas o seu novo SUV lembra muito o irmão menor na dianteira
Crédito: Divulgação
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Para início de conversa, a Jeep faz um enorme esforço para dizer que o Commander não é um "Grand Compass". Porém, já no desenho fica difícil evitar comparações. Antes de mais nada, o modelo é produzido em Goiana (PE) sobre a mesma arquitetura do irmão menor.

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As semelhanças são evidentes na frente, com a grade mais estreita e vincada e faróis retilíneos integrados. Já na traseira também imperam os elementos horizontalizados, porém o estilo se aproxima mais ao do novo Grand Cherokee - que será lançado por aqui até o fim do ano.

Vai ser muito maior que o Compass?

Jeep Commander Overland Traseira Large
Jeep Commander será mais comprido que o Compass para caberem os bancos extras
Crédito: Divulgação
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Para ter seus sete lugares, o Jeep Commander obviamente é maior que o Compass (este tem 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos). Espere de 30 cm a 40 cm a mais de uma ponta à outra dos para-choques e por uns 15 cm a mais no entre-eixos para fazer caber os dois banquinhos extras lá na terceira fila.

O que terá de equipamentos no Jeep Commander?

Cabine do Jeep Commander terá acabamento sofisticado
Cabine do novo SUV da Jeep terá acabamento sofisticado e bancos revestidos de couro
Crédito: Reprodução
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Em um dos vídeos preliminares do Jeep Commander foi possível destrinchar um pouco da cabine do modelo - muito provavelmente da versão topo de linha. O SUV terá quadro de instrumentos eletrônico e configurável, painel em dois tons revestido de suede, central multimídia com tela destacada do painel e bancos de couro.

Obviamente, é esperado aquele pacote de itens de auxílio ao motorista. O Jeep Commander será lançado com equipamentos como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma com detecção de pedestres, carros e ciclistas, assistente ativo de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sensor de ponto cego, entre outros.

Quais serão as versões?

Jeep Commander
Jeep Commander brigará no degrau mais alto da categoria de SUVs médios
Crédito: Reprodução
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Obviamente que o recheio mais completo estará na versão topo de linha já revelada nos teasers, a Overland. Só não espere uma gama com muitas opções, como ocorre com o Compass. O Jeep Commander deverá ter poucas configurações. De certo mesmo, as mesmas opções de motores do parente de fábrica.

As configurações iniciais usarão o novo motor T270 turboflex que estreou nas linhas 2022 da Fiat Toro e do Compass. O 1.3 de quatro cilindros gera 185 cv de potência com etanol e 180 cv, com gasolina, além de toque acima dos 28 kgf.m. Com este propulsor, o câmbio será sempre o automático de seis marchas.

As variantes mais completas serão o grande diferencial da linha em relação à maioria dos rivais. O Jeep Commander será um dos poucos com opção turbodiesel e tração 4x4. No caso, o também conhecido 2.0 de 170 cv e 38,7 kgf.m, que atua em conjunto com a transmissão automática de nove velocidades da ZF.

Quanto vai custar o Jeep Commander?

O Jeep Commander é um SUV médio mas será posicionado acima do Compass justamente para brigar com outra turma. A estratégia é ser um SUV com custo/benefício mais agressivo em relação a Volkswagen Tiguan, Honda CR-V, Kia Sorento e Mitsubishi Outlander - todos importados.

Desta forma, o Jeep Commander deve partir dos R$ 220 mil nas versões com o turboflex. E de R$ 250 mil quando equipado com o conjunto turbodiesel e tração nas quatro rodas.

Fique ligado que amanhã (26/8) você saberá tudo sobre o Jeep Commander aqui no WM1. E também a primeira avaliação com o novo SUV de sete lugares.