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Os carros mais seguros do Brasil pelo Latin NCAP

Confira quais modelos obtiveram, no último ano, cinco estrelas na proteção a adultos e crianças após os testes

por Fernando Miragaya

Você já deve ter visto - e lamentado - aqueles carros sendo jogados impiedosamente contra barreiras de concreto. São os testes de colisão que avaliam o nível de segurança proporcionado pelos veículos. Na América Latina e Caribe, essas análises são feitas pelo Latin NCAP desde 2010.
Nas avaliações, os carros são submetidos a impactos frontais e laterais. Após a batida, o órgão verifica o nível de danos aos dummies (bonecos que simulam o corpo humano de adultos e crianças) e o nível de deformação da cabine. A partir daí, os veículos são classificados em uma escala de zero a cinco estrelas: com cinco sendo o que oferece mais segurança.
O Latin NCAP não testa todos os automóveis à venda. Mas, na seleção, a maioria é comercializada no Brasil. Em outubro de 2019, a organização estabeleceu critérios mais rígidos para a avaliação. Além da proteção de adultos, crianças e pedestres, equipamentos como controles de estabilidade e itens de condução semi-autônoma passaram a ter relevância no novo protocolo.
Aproveitamos para mostrar quais são os carros mais seguros do Brasil pelo Latin NCAP avaliados a partir de 2019. Consideramos apenas os modelos que gabaritaram, ou seja, que obtiveram a pontuação máxima de cinco estrelas na proteção a ocupantes adultos e também a pasageiros infantis.

Toyota Corolla


A 12a geração do sedã médio mais vendido do país nem bem foi lançada e logo passou pelo crivo do Latin NCAP, em dezembro de 2019. Assim como o Corolla anterior, obteve cinco estrelas nas duas categorias - mas agora, sob o novo protocolo da entidade. Vendido em quatro versões, o carro tem sete airbags, controles de estabilidade e tração e Isofix de série.

Chevrolet Onix


O mais vendido do país também é um dos carros mais seguros do Brasil. Foi outro que chegou em nova geração e partiu para os testes de colisão. Com controles de estabilidade e tração em toda a linha, o compacto gabaritou nos dois níveis de proteção analisados. As avaliações foram feitas em novembro de 2019.

Volkswagen Jetta


O sedã médio importado do México foi submetido às avaliações do Latin NCAP em setembro de 2019. Levou a constelação máxima na proteção a adultos e crianças. Comercializado em três versões no Brasil, recebe seis airbags, ESP e Isofix.

Chevrolet Onix Plus


Também em setembro do ano passado, no mesmo mês em que foi lançado, o sedã sucessor do Prisma obteve classificação máxima nos testes de colisão - assim como o hatch.  Toda a linha Onix sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração e Isofix.

Volkswagen Tiguan


O utilitário esportivo médio chegou com proposta moderna no desenho e no conjunto mecânico. E no crash test do Latin NCAP mostrou ser seguro. Levou cinco estrelas em ambas as classificações, no mesmo mês em que o Jetta foi avaliado. Importado em três versões, se vale também de itens de segurança como ESP e seis airbags.

Toyota Hilux


A picape média fez bonito nos testes e está entre os carros mais seguros do Brasil. A avaliação foi realizada em agosto de 2019, logo após a linha ganhar sete airbags, O modelo importado da Argentina é comercializado no Brasil em 13 versões.

Toyota RAV4


A nova geração do SUV surgiu com conjunto híbrido e foi testada pelo Latin NCAP antes mesmo de ser lançado oficialmente no Brasil, em maio de 2019. É oferecido em duas configurações de acabamento e gabaritou no nível de segurança.

Volkswagen T-Cross


O primeiro SUV compacto da Volkswagen no país estreou em janeiro e em março já foi submetido às colisões. Tirou cinco estrelas, de acordo com o Latin NCAP, e está entre os carros mais seguros do Brasil. É vendido em cinco versões.

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