Porsche simplifica a forma de carregar EVs

Carregar o carro vai ser tão simples quanto colocar o smartphone na base. O Cayenne Elétrico estreia a novidade em 2025

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Porsche simplifica a forma de carregar EVs
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se você já se acostumou a largar o celular na base de carregamento e ver a bateria subir sem precisar de cabo, se prepare: a Porsche vai aplicar exatamente essa lógica nos seus carros elétricos. A marca alemã será a primeira a lançar no mercado um sistema de carregamento sem fio por indução com potência de até 11 kW — equivalente ao carregamento doméstico via cabo.

Como funciona o sistema de carregamento por indução da Porsche

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Bastará estacionar o carro elétrico em cima de uma placa instalada no chão da garagem ou da vaga. O sistema detectará a posição, o Cayenne se ajustará automaticamente e pronto: a energia começará a fluir. Nada de cabo, nada de Wallbox - só a base no solo conectada à rede elétrica.

O Porsche Cayenne elétrico terá sistema de carregamento igual ao de smartphones
Crédito: Divulgação
toggle button

E o objeto não ocupará muito espaço: terá 1,17 m de comprimento, 78 cm de largura e 6 cm de altura. Já o peso será pouco superior a 50 quilos.

Para facilitar o uso, o Porsche Wireless Charging será integrado ao aplicativo My Porsche, permitindo que os processos de carregamento sejam monitorados e que vários veículos sejam autenticados.

Uma visualização especial na função de estacionamento Surround View facilitará o direcionamento do Cayenne até a posição ideal de carregamento. Assim que a posição sobre a base de solo for alcançada e o freio de estacionamento for acionado, o processo de carregamento terá início. Os clientes não precisarão fazer mais nada.

Segundo a Porsche, a eficiência do sistema chega a 90%. A marca também garante que o processo é seguro: se algum objeto ou até mesmo um ser vivo passar entre carro e placa, o carregamento é interrompido.

A placa de carregamento por indução da Porsche pesa pouco mais de 50 quilos e tem 1,17 metro de comprimento
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo a Porsche, 75% dos carregamentos dos carros elétricos da marca acontecem em casa. Ou seja, conveniência é a chave. E, com essa solução, carregar o carro se tornará algo praticamente invisível: estacionou, carregou.

Porsche Cayenne elétrico estreia a novidade

O novo Cayenne elétrico, que será lançado no fim de 2025, será o primeiro modelo a ter a tecnologia como opcional. A base começará a ser vendida em 2026 nos Porsche Centres da Europa, primeira região a receber a novidade. E, de acordo com a marca, "outros mercados ao redor do mundo virão em seguida."

E não é só praticidade: o SUV ainda promete carregamento ultrarrápido de até 400 kW em estações DC para quem estiver na estrada.

O novo Porsche Cayenne será p primeiro modelo da marca a ter a tecnologia de indução como opcional
Crédito: Divulgação
toggle button

Um show à parte: pintura fluorescente

A Porsche também quer transformar a estreia do Cayenne Elétrico em um espetáculo visual. No IAA Mobility (Salão de Munique, na Alemanha), que acontecerá entre os dias 9 e 14 de setembro, a marca vai mostrar um protótipo camuflado com pintura fluorescente.

Essa pintura especial é composta por mais de 25 camadas ultrafinas que brilham em diferentes cores quando a eletricidade flui pela carroceria.

O efeito é quase uma coreografia de luzes, com tons que vão do azul ao violeta surgindo de forma dinâmica. A ideia é destacar não só a chegada da nova geração do Cayenne, mas também reforçar o caráter futurista da tecnologia de carregamento sem fio.

Comentários