A fábrica da Audi em São José dos Pinhais (PR), passará a produzir o novo Audi Q3 a partir de 2026. O anúncio foi feito hoje pela marca.
De acordo com a montadora, a planta está passando por reformas e adaptações para produzir o modelo. As novidades incluirão a instalação de novos equipamentos e ajustes na infraestrutura, para garantir que os veículos produzidos no Brasil mantenham os padrões de qualidade das unidades fabricadas em outras unidades industriais da marca.
A produção da Audi no Brasil começou em 1999, com o lançamento da primeira geração do hatch Audi A3. A produção continuou até 2006, quando foi interrompida.
A retomada aconteceu em 2015 com o Audi A3 Sedan, e foi impulsionada pelo programa Inovar-Auto, do governo brasileiro, criado para incentivar inovação tecnológica e fortalecer a cadeia produtiva automotiva.
A partir de 2016, a fábrica passou a produzir o SUV Audi Q3 e, desde 2022, também o Q3 Sportback. Hoje, a unidade de São José dos Pinhais desempenha papel importante na introdução de tecnologias inéditas no Brasil, como a tração quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades em modelos com motor transversal.
Vale lembrar que a Audi revelou a terceira geração do Q3 em junho último. O carro chegou totalmente renovado, baseado na plataforma MQB Evo, a mesma do Volkswagen Tiguan de terceira geração.
O SUV estreou um visual moderno, com linhas inspiradas nas de modelos como o Q6 e-tron, o A5 e o A6 Sportback, e trouxe pela primeira vez os faróis Matrix LED na família "3".
No interior, o painel ganhou duas grandes telas – de 11,9 e 12,8 polegadas – e uma reorganização dos comandos. As mudanças abriram espaço para um porta-copos redesenhado e para um carregador de smartphone por indução.
Veja também: Híbrido, novo Q3 roda até 119 km no modo elétrico
Outra novidades é a versão plug-in e-hybrid 200 kW, com 272 cv de potência combinada, bateria de 19,7 kWh e autonomia elétrica de até 119 quilômetros (ciclo WLTP). Lá fora a gama ainda inclui motores 1.5 turbo híbrido leve, 2.0 turbo diesel e 2.0 turbo a gasolina com tração integral.
O pacote de assistência à condução (ADAS) também evoluiu, permitindo que o carro assuma automaticamente o controle e vá para o acostamento se o motorista perder a capacidade de dirigir. Além disso, também tem um assistente de estacionamento mais inteligente.



Email enviado com sucesso!