O canal de notícias da Webmotors

Qual carro eu compro?

Sabia que é possível fazer uma compra racional sem abrir mão do conforto e do bom desempenho? Confira algumas dicas

por Redação WM1

Qual carro eu compro?” é a pergunta mais proferida no mercado automotivo. Aqui, no entanto, não vamos falar de modelos e marcas de carros, mas sim o tipo de carroceria que atende diferentes necessidades de perfis distintos de consumidores. Aliar razão e emoção na hora de adquirir o veículo é possível e pode até fazer o comprador economizar.
Um bom exemplo são os utilitários esportivos, os queridinhos do momento. São vistos como robustos e passam sensação de segurança, contudo é preciso pesar aspectos como tamanho e custo maior de peças. Separamos tipos de carros e suas indicações, além de outras dicas que o comprador deve levar em consideração antes de fechar negócio.


QUER COMPRAR OU VENDER SEU CARRO COM 100% DE SEGURANÇA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA O AUTOPAGO




SUVs COMPACTOS

Começamos pela carroceria que tornou-se sonho de consumo de uma boa fatia de clientes. Tem a seu favor o vão livre maior do solo para enfrentar buraqueira e a posição alta de dirigir. Os modelos compactos, contudo, geralmente têm o mesmo espaço interno de um sedã ou de hatches pequenos, assim como ambiente limitado para bagagem. Lembre-se que os utilitários esportivos também costumam ter peças mais caras, especialmente pneus, rodas e componentes externos, como faróis e lanternas.

SUBCOMPACTOS

Se você é solteiro, casado sem filhos ou mesmo está a procura do primeiro carro e não precisa de espaço, a categoria pode ser a pedida. São modelos fáceis de dirigir na cidade, cabem em qualquer vaga e geralmente são bastante econômicos. Nem é preciso abrir mão de desempenho, pois o baixo peso ajuda nas acelerações e há até variantes turbo no segmento, que garantem economia e disposição em baixas rotações. Também atrai pelo baixo custo de manutenção e de seguro. Mas se você é daqueles que precisa de mala, família grande e tem cadeirinha de bebê para carregar, esse carro não é indicado.

HATCHES DE ENTRADA

Essa é uma pedida para quem tem família pequena. Os compactos acomodam bem duas crianças no banco traseiro, por exemplo, e oferecem espaço para duas malas médias, em geral. Aqui os motores 1.0 mais antigos sofrem um pouco mais para movimentar o carro, porém existem opções tricilíndricas modernas, motores com capacidade volumétrica maior e derivações turbinadas. Os custos de pós-venda costumam ser próximos aos dos subcompactos.







VEJA TAMBÉM

Saiba a hora certa para vender seu carro
Escolha um local seguro para comprar ou vender
Posso comprar ou vender veículo alienado?
Contratar laudo ajuda a vender seu veículo


SEDÃS COMPACTOS

Porta-malas maior sem pagar muito mais por isso costuma ser o atrativo principal dos sedãs compactos. É indicado para quem costuma carregar o mundo dentro de casa e quer ter um carro com manutenção dentro da média e consumo moderado. Também vale para quem usa o carro profissionalmente, pois o bagageiro pode ser aliado para transportar volumes dos passageiros ou mesmo itens de trabalho - ou para quem insiste no kit GNV. Só é preciso lembrar que aqui as versões com motor 1.0 também sofrem em ladeiras e retomadas, que é preciso estar atento à capacidade de carga do veículo e que o comportamento dinâmico do sedã é diferente, especialmente em curvas.

PICAPES COMPACTAS

Serve para o lazer e para o trabalho. Para comerciantes e profissionais que fazem transporte de cargas pequenas é uma dica, só que é preciso ficar atento ao volume e desenho da caçamba, e também à capacidade de carga. As cabines simples não oferecem muito conforto e espaço no habitáculo, mas a caçamba é maior. Quem precisa aliar transporte e uso civil, as configurações estendidas permitem levar volumes e as cabines duplas acomodam mais dois passageiros e na caçamba é possível levar bicicletas e pranchas de surf. Todavia, reduzem o tamanho do espaço para carga.

COMPACTOS PREMIUM

São modelos com mais equipamentos e acabamento melhor que os hatches de entrada. No caso dos sedãs, estes ainda costumam ter entre-eixos dos antigos modelos médios, proporcionando mais conforto aos ocupantes do banco traseiro. As variantes três-volumes também se valem de porta-malas mais amplos e profundos. Costumam usar motores modernos e há opções variadas de câmbio automático, mas também têm manutenção levemente mais cara. Gozam, porém, de boa liquidez no mercado de seminovos.

PERUAS COMPACTAS

Essas são difíceis de achar, para nossa tristeza, pois eram os carros para família que perderam o posto para as minivans e, depois, para os SUVs. Hoje só há duas no mercado de compactos, com o mínimo de versões, motores antigos e simplificadas em itens de série. Porém, tem a dinâmica boa de peruas, especialmente em curvas, e espaço mais versátil para bagagens, o que credenciam as stations como opções para famílias maiores.

SEDÃS MÉDIOS

Segmento acirrado do mercado, com ótimas opções de carros de diferentes marcas. Nestes modelos, o espaço interno e nível de construção são superiores, assim como a oferta de equipamentos de série. É opção para famílias maiores e para quem está disposto a pagar mais para ter conforto ao rodar, plataforma moderna e status. Aqui não vale abrir mão de câmbios automáticos, mandatórios na categoria e que não complicam a liquidez do carro na revenda. No entanto, é bom lembrar que são veículos que demandam vagas maiores de estacionamento. Ao mesmo tempo, os valores das apólices de seguros são altas e o preço das revisões e das peças, também.

MINIVANS

Depois de perder o posto de carro para a família para os SUVs entraram em extinção, assim como as stations wagons. Entre as compactas figuram apenas dois exemplares, que têm a favor a modularidade dos bancos e a sensação de amplitude do espaço, graças especialmente ao teto elevado e algumas configurações com sete lugares - os dois assentos, porém, são mais indicados para crianças. De qualquer forma os monovolumes continuam apropriados para famílias grandes ou para quem sempre anda com o caro carregado. São automóveis interessantes também para quem trabalha com táxi ou transporte de passageiros, justamente pela praticidade, nível de conforto, acessibilidade das portas e altura em relação ao solo. Nas minivans médias, todas essas virtudes são realçadas, normalmente há o dois banquinhos extras, o nível de requinte é maior, porém são veículos importados, com custo de manutenção e seguro caros.

SUVs GRANDES

Os modelos médios entraram no radar dos adoradores de utilitários esportivos, com custo-benefício mais agressivo de alguns modelos à venda no mercado. Mesmo assim, custam acima dos R$ 100 mil. Se o motorista faz questão de maior conforto ao rodar, robustez e melhor espaço interno, é uma pedida - há bastante versões sete lugares. Mas é preciso pesar variantes antes de fechar negócio. Pagar a mais por tração integral só é útil se o proprietário tem muito costume de pegar estrada de terra. Versões com motor a diesel também só vale para quem roda muito, pois oferecem intervalos de manutenção maiores, só que mais caros. Esses utilitários também costumam ter seguros e peças de reposição caras, e são ruins de estacionar.

PICAPES MÉDIAS

Se o intuito é ter um veículo com capacidade de carga para transitar no interior, é a dica. São robustas, com caçambas amplas e conforto nas cabines duplas. Porém, é preciso estar atento às opções e testar os veículos antes. Há modelos com mais aptidão fora de estrada e outras que privilegiam o comportamento ao rodar mais próximo de sedã. Se o negócio é andar pela cidade, as picapes médias não são tão aconselhadas, já que são difíceis de estacionar em qualquer vaga - inclusive de shoppings. Nestas condições, o novo segmento inaugurado por Renault Oroch e Fiat Toro, de picapes médio-compactas, oferecem nível de conforto bem superior aos das pequenas, e custo/benefício e flexibilidade para o uso urbano melhores que as médias. Aqui, vale as mesmas ressalvas quanto a tação 4x4 e variantes diesel dos SUVs maiores.

Comentários

Carregar mais