Salão de Xangai 2021: as maluquices e imitações

Verificamos alguns dos carros e conceitos de produção mais estranhos no primeiro grande salão do automóvel desde 2019

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Salão de Xangai 2021: as maluquices e imitações
Motoring
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Salão do Automóvel de Tóquio deste ano foi cancelado e se juntou a uma série de outros eventos que não aconteceram em 2020, como os Salões de Nova York, Genebra, Paris, Detroit e Pequim, mas nada disso impediu que o Salão de Xangai 2021 acontecesse. E acontece esta semana na gigante cidade chinesa. O material abaixo é dos nossos parceiros australianos do Motoring.

Como já era de se esperar, o primeiro grande Salão do Automóvel que acontece com apresentações presenciais desde 2019 hospedou sua gama usual de carros e conceitos estranhos - mas também maravilhas de muitos fabricantes de automóveis estabelecidos, como o novo Audi A6 e-tron, Ford Evos, Genesis G80 EV, Honda SUV e: Prototype, Mercedes-Benz EQB, Toyota bZ4X e VW ID.6, entre outros.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Salão de Xangai 2021 gerou novas marcas

A 19ª edição do Salão foi palco do nascimento de novas marcas de automóveis, como a Arcfox da BAIC, a Hengchi de Evergrande, uma chamada Free de Dongfeng, a Wuling Fighting da SAIC-GM e, por fim, a Baojun Valli. A lista na real está longe de terminar, mas resolvemos resumir nesta reportagem uma infinidade de criações malucas para o mercado chinês que fizeram sua estreia este ano.

Abaixo, portanto, temos alguns dos carros chineses com designs malucos e imitações de automóveis conceituados. Algum deles faria sucesso em nosso mercado?

1. Gato punk

Conhecido como "Gato punk", esta é uma reencarnação desenvergonhada do Fusca original, feito pela marca chinesa de carros elétricos "GWM Now". E o carro é tecnológico: vem adornado por faróis e lanternas de LED e tem obviamente motor elétrico, embora não especificado.

Segundo a marca que o apresentou, o modelo é voltado especificamente para as mulheres ou compradores do sexo feminino devido ao painel pintado de rosa, verde e dourado, adornado com flores - embora isso não represente orientação sexual alguma, ao nosso ver.

Generated By Pixel @ 2021 04 23t04:20:10.245331
Gato Punk no Salão de Xangai 2021 tem "proposta para o público feminino"
Crédito: Reprodução
toggle button

2. Hongqi "L" Concept

Este parece um cruzamento entre o Batmóvel e um Maybach - carro de alto luxo da Mercedes-Benz. É enfeitado com gráficos em forma de teia de aranha e vem do fabricante de automóveis mais antigo da China, Hongqi.

O show car, todo preto, tem apenas três assentos - um na frente e dois atrás - e um lustre pendurado no teto, mas não há volante, já que sua promessa é ser totalmente autônomo.

[caption id="attachment_731942" align="alignnone" width="730"]

" width="1900" height="600" data-type="foto_quadrada" srcMobile="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2021/04/23163804/Conceito-L-no-Salão-de-Xangai-2021-730x410.jpg" class="fixedimage size-foto_quadrada wp-image-731942" src="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2021/04/23163804/Conceito-L-no-Salão-de-Xangai-2021.jpg"/> Hongqi L Concept tem proposta de ser autônomo, por isso não tem volante[/caption]

3. Geely Xingyue L

Esse não é tão estranho. À primeira vista, este novo SUV da Geely parece bastante um Volvo - o que talvez não seja surpresa, já que a gigante chinesa é dona da montadora sueca. Mas, em uma inspeção mais próxima, também há elementos de design da Genesis, Audi e Volkswagen.

Equipado com capacidade de direção autônoma de nível 2 e sistema de manobrista automatizado não tripulado, o Geely Xingyue L tem tração nas quatro rodas e é movido por um motor turbo de quatro cilindros. A marca afirma que ele será lançado na China nas próximas semanas, antes de ser exportado para outros mercados no futuro próximo. Será que vem para cá?

Geely Xingyue L
Geely Xingyue L é outro SUV revelado no Salão de Xangai 2021
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Wuling Hongguang Mini EV Cabrio Concept

Muito parecido com um smart cabrio, esta é nova versão conversível do carro elétrico urbano da Hongguang, que, veja só, se chama Mini. Inicialmente disponível apenas na China, programado para 2022, o compacto tem dois lugares e muito charme. Ou não.

Wuling Hongguang Mini EV Cabrio Concept
Wuling Hongguang Mini EV Cabrio Concept: nome gigante, carro minúsculo
Crédito: Reprodução
toggle button

5. Roewe Yuejing Concept

Revelado pela gigante estatal SAIC - a mesma empresa que é dona da MG Motor e da LDV - o Roewe Jing é um dos SUVs conceito mais malucos que vimos. Seu nome, Jing, se traduz em baleia, um tema claramente presente em todo o design, desde a enorme grelha cortada verticalmente à sua silhueta inclinada, inclusive a linha do teto que se estreita até ao spoiler da tampa do porta-malas.

Não dá para negar que o carro não se assemelha ao animal marinho. Mas também é um SUV-cupê e tem promessa de ser bastante tecnológico. Até o momento, não há detalhes sobre qual motor equipará o utilitário, mas fontes sugerem um sistema híbrido plug-in ou até mesmo motor a combustão interna convencional, em oposição a uma configuração totalmente elétrica.

O modelo deve chegar às ruas chinesas ainda este ano, com versões de produção consideradas muito semelhantes ao conceito que está em exibição em Xangai. E você, gostou?

Saic Roewe Yuejing Concept
SAIC Roewe Yuejing Concept é um carro do mercado chinês que se inspira em uma baleia
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários