A Renault passou a usar um logotipo novo em seus modelos desde o ano passado, após definir uma nova estratégia comercial. A Kia também mudou sua marca, bem como reforçou a estratégia de seu novo emblema. Foram duas de tantas outras marcas que mudaram de "cara".
Esta é, de fato, uma tendência das montadoras em todo o mundo, em uma tentativa de atualizar sua imagem para o futuro da mobilidade que vem por aí. Há pouco tempo, Volkswagen, Peugeot e Nissan foram outras grandes empresas que aderiram a novos emblemas.
Para contar um pouco mais sobre essa história, veja sete exemplos de marcas que trocaram de logo ou de símbolo nos últimos anos. Lembra de mais? Deixe no campo de comentários!
Foi uma das marcas mais recentes a anunciar a troca de insígnias. Dentro de um plano chamado "Renaulution" (mescla de Renault e Revolution), o novo losango é frisado, tem formato de diamante e promete estar em todos os carros da empresa até 2024.
A última atualização, antes dessa, havia sido em 1992.
Outra empresa que trocou de emblema foi a Volkswagen. O plano de trocar o logotipo foi lançado em 2018 e anunciado para acontecer em 2019, mas a alteração de fato só chegou aos automóveis da empresa vendidos no Brasil a partir de 2020, com a estreia do Nivus.
Em resumo, o "V" e o "W" continuam na disposição de sempre, mas as fontes e a moldura ficaram mais finas.
Depois de pouco mais de 10 anos, o leão da Peugeot está de volta. Isso porque a empresa resgatou o formato de brasão da sua marca, com o felino dentro do escudo. Esse estilo foi bastante usado pela montadora entre as décadas de 1940 e 1960.
Essa é 11ª versão do emblema em mais de 170 anos de história da fabricante de automóveis. Segundo a Peugeot, trata-se de um emblema que transmite "identidade atemporal, universal e multicultural."
Há pouco mais de dois anos, a Nissan mudou o visual de seu emblema e adotou linhas mais limpas e minimalistas, tal qual a Volkswagen.
A mudança no logotipo veio com fontes mais finas e trocou o efeito 3D por um estilo bidimensional. O círculo e o retângulo horizontal nas extremidades foram mantidos, mas repare que o nome passou a "quebrar" as bordas.
O emblema estreou no SUV elétrico Ariya e também está na linha de esportivos Z. No Brasil, por enquanto, segue sem previsão de estreia - ele era aguardado para estrear com o novo Kicks, no começo de 2021, mas o crossover compacto manteve o visual do símbolo antigo. O Sentra, revelado este ano, segue com o antigo.
A GM foi outra empresa que mudou o escudo na estreia de uma campanha global, que definirá os próximos lançamentos eletrificados da montadora – vale destacar que o conglomerado automotivo já prometeu não ter mais modelos de passeio movido por motores a combustão até 2030.
Os tons de azul do novo logo, segundo a empresa, têm intenção de "evocar o céu limpo de um futuro com zero emissão e a energia da plataforma Ultium" - arquitetura responsável pelo desenvolvimento de novos carros eletrificados do grupo automotivo.
Foi a primeira grande mudança desde 1964 - desde então, as modificações foram apenas sutis, como sombras ou fontes mais grossas.
Uma das marcas que mais mudam de logotipo é a Fiat, que ganhou novidades em 2021. De acordo com a empresa, hoje parte do Grupo Stellantis (nome da fusão entre a FCA Fiat Chrysler Automobile e a PSA Peugeot Citroën), a nova tipologia com o nome do fabricante é "mais conectada, informal, leve, democrática, inclusiva e próxima ao consumidor".
Além da nova insígnia, a companhia voltou a adotar o "Fiat Flag", as quatro barrinhas diagonais que já haviam sido usadas pela empresa durante os anos 1990 - agora, aliás, elas trazem as cores verde, branca e vermelha em alusão à bandeira italiana.
A Kia também mudou de logotipo - o novo foi anunciado em um evento em Incheon, na Coreia do Sul. O emblema usa tipologia que remete a uma assinatura feita à mão e com as letras interligadas, diferente do anterior.
O símbolo está nos modelos Stonic, Sportage e Niro, e também estará nos futuros lançamentos da empresa, como o próximo Cadenza e também em um SUV elétrico derivado do Ioniq 5.



Email enviado com sucesso!