Sete marcas de carro que trocaram de logotipo

Renault mostrou como será sua nova identidade visual. Veja outras fabricantes que renovaram sua estampa nos últimos anos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Sete marcas de carro que trocaram de logotipo
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Renault foi mais uma fabricante de carros que trocou de logotipo recentemente. "Mais uma" porque não foi um caso isolado. Esta é, de fato, como veremos abaixo, uma tendência das montadoras em todo o mundo, em uma clara tentativa de atualizar sua imagem para o futuro da mobilidade que vem por aí.

Há pouco tempo, Volkswagen, Peugeot e Nissan foram outras grandes empresas que aderiram a novos emblemas. Para contar um pouco mais sobre essa história, veja abaixo sete exemplos de marcas de carros que trocaram de logo ou de símbolo recentemente. Lembra de mais alguma? Deixe no campo de comentários no pé desta página!

Marcas que mudaram de logotipo

1. Renault

Foi a marca mais recente a anunciar a troca de insígnias. Dentro de um plano chamado "Renaulution" (mescla de Renault e Revolution), o novo losango é frisado, tem formato de diamante e promete estar em todos os carros da empresa até 2024. A última atualização, antes dessa, havia sido em 1992.

Renault Novo Logo
Renault mostra novo logo, que será adotado por seus carros a partir de 2022
Crédito: Divulgação

2. Volkswagen

Outra empresa que trocou de emblema recentemente foi a Volkswagen. O plano de trocar o logotipo foi lançado em 2018 e anunciado para acontecer em 2019, mas a alteração de fato só chegou aos automóveis da empresa vendidos no Brasil em 2020, com a estreia do Nivus. Em resumo, o "V" e o "W" continuam na disposição de sempre, mas as fontes e a moldura ficaram mais finas.

Volkswagen Taos Highline 250 TSI
Taos é outro carro, assim com o Nivus, que vai ostentar o novo símbolo da Volkswagen na carroceria
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

3. Peugeot

Depois de 10 anos, o leão da Peugeot está de volta. Isso porque a empresa resgatou o formato de brasão da sua marca, com o felino dentro do escudo. Esse estilo foi bastante usado pela montadora entre as décadas de 1940 e 1960.

Essa é 11ª versão do emblema em mais de 170 anos de história da fabricante de automóveis. Segundo a Peugeot, trata-se de um emblema que transmite "identidade atemporal, universal e multicultural."

Nova Logomarca Da Peugeot 2021 (1)
Nova Logomarca da Peugeot começa a chegar aos carros ainda em 2021
Crédito: Divulgação

4. Nissan

Há dois anos a Nissan mudou o visual de seu emblema e adotou linhas mais limpas e minimalistas, tal qual a Volkswagen. A mudança no logotipo veio com fontes mais finas e trocou o efeito meio 3D por um estilo bidimensional. O círculo e o retângulo horizontal nas extremidades foram mantidos, mas repare que agora o nome "quebra" as bordas.

O emblema estreou no SUV elétrico Ariya e deve estar na próxima geração da linha de esportivos Z. No Brasil, por ora, não há previsão de estreia - ele era aguardado para estrear com o novo Kicks, mas o crossover compacto manteve o visual do símbolo antigo.

Nissan registra novos logos
Nissan registrou novos logotipos, da própria marca e da família "Z"
Crédito: Reprodução

5. GM

A GM foi outra empresa que mudou seu escudo na estreia de uma campanha global que definirá os próximos lançamentos eletrificados da montadora – vale destacar que o conglomerado automotivo já prometeu não ter mais modelos de passeio movido por motores a combustão até 2030.

Os tons de azul do novo logotipo, segundo a empresa, têm intenção de "evocar o céu limpo de um futuro com zero emissão e a energia da plataforma Ultium" - nome da arquitetura responsável pelo desenvolvimento de novos carros eletrificados do grupo automotivo. Foi a primeira grande mudança no emblema desde 1964 - desde então, as modificações foram apenas sutis, como sombras ou fontes mais grossas.

Novo logotipo da GM enaltece a entrada da marca no segmento de carros elétricos
Crédito: Divulgação

6. Fiat

Uma das marcas que mais muda de logotipo é a Fiat, que ganhou novidades no ano passado. Segundo a empresa, hoje parte do Grupo Stellantis (nome da fusão entre a Fiat Chrysler Automobile e a PSA Peugeot Citroën), a nova tipologia com o nome do fabricante é "mais conectada, informal, leve, democrática, inclusiva e próxima ao consumidor".

Além da nova insígnia, a companhia voltou a adotar o chamado "Fiat Flag", as quatro barrinhas diagonais que já haviam sido utilizadas pela empresa durante os anos 1990 - agora, aliás, elas trazem as cores verde, branco e vermelho em alusão à cor da bandeira italiana. O novo emblema começou com a nova Strada e já foi adotado por Argo e Cronos.

Novo emblema da Fiat estreou com a nova Strada, que também reimplantou o "Fiat Flag" nos carros da empresa
Crédito: Fernando Miragaya/WM1

7. Kia

Até a Kia mudou recentemente de logotipo, durante um evento em Incheon, na Coreia do Sul. O novo emblema da empresa usa tipologia que remete a uma assinatura feita à mão e com as letras interligadas, diferente do anterior. O símbolo estará nos próximos lançamentos da empresa, como a futura geração do Sportage, no próximo Cadenza e também em um SUV elétrico derivado do Ioniq5.

Novo logotipo da Kia teve estreia de gala: foi apresentado por centenas de drones no céu
Crédito: Divulgação
Comentários