Stellantis triplica o lucro em seu primeiro ano

Grupo formado pela FCA e PSA Peugeot Citroën faturou quase 150 bilhões de euros em 2021

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Stellantis triplica o lucro em seu primeiro ano
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Oficializada há um ano, após a fusão da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e do Grupo PSA Peugeot Citroën, a Stellantis anunciou nesta quarta-feira (23/02) que em 2021 acelerou o lucro líquido de suas operações globais em 179%. A empresa declarou um ganho de 13,4 bilhões de euros no ano passado (11,8% de margem).

“O ano de 2021 foi difícil, com grandes desafios, mas conseguimos triplicar o lucro líquido para um resultado recorde. Ainda atingimos 6,2 bilhões de euros de fluxo de caixa livre”, celebrou Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante a conferência realizada nesta quarta-feira.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os números apresentados pela Stellantis contabilizam os volumes de vendas das marcas da FCA e do Grupo PSA. A empresa, que também comemora a liderança no segmento de veículos comerciais na América do Sul (30,9% de participação) e na Europa (33,7%), informou que a América do Norte foi a região mais lucrativa no ano passado, com 16,3% de margem.

660fd160a03edf39d57769881863593a910312bc

Liderança na América do Sul

A Stellantis liderou o mercado na América do Sul em 2021, sendo a primeira colocada nos mercados brasileiro e argentino. As vendas superaram 830 mil unidades, crescimento de 48% sobre o ano anterior. As vendas somaram 10,7 bilhões de euros, com 8,3% de margem.

Fiat Pulse Impetus 007
Fiat Pulse foi um dos principais lançamentos do Grupo Stellantis no mercado brasileiro em 2021
Crédito: Divulgação
toggle button

Os destaques na região foram o início de produção de vendas dos novos Fiat Pulse e Jeep Commander. A marca mais vendida no Brasil no ano foi a Fiat, que também posicionou a Fiat Strada como líder de vendas no Brasil - a picapinha, inclusive, começou 2022 como o carro mais vendido novamente. Na Argentina, o modelo mais vendido no ano foi o Fiat Cronos.

O Jeep Commander, SUV de 7 lugares, foi outro dos destaques da Stellantis no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Stellantis cresce entre os veículos eletrificados

Outro motivo para os resultados positivos da Stellantis em 2021 foi o aumento de 160% nas vendas de veículos elétricos e híbridos em todas as marcas que fazem parte do conglomerado. No total, a empresa vendeu 388 mil veículos eletrificados em todo o mundo no ano passado. No Brasil, o grupo lançou o Fiat 500e e o Peugeot e-208 GT

Fiat 500e foi um dos elétricos lançados pela Stellantis no Brasil no ano passado
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Apesar da crise do fornecimento de semicondutores, que afeta a indústria automobilística mundialmente, a Stellantis viu o seu faturamento crescer 14% em 2021 (149,4 bilhões de euros) com o aumento nas vendas de praticamente todas as 14 marcas que fazem parte do grupo nos principais mercados.

Peugeot 208 elétrico, o e-208 GT, chegou ao mercado brasileiro para disputar fatia dos elétricos
Crédito: Divulgação
toggle button

Stellantis é formada pelas marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, RAM e Vauxhall, além das empresas de mobilidade Free2move e Leasys.

Comentários