O canal de notícias da Webmotors

Vendas de carros elétricos e híbridos crescerá 52%

Projeção de aumento para 2021 é da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, com base no número de emplacamentos

por Antônio Leria

As vendas de carros eletrificados - que engloba os elétricos, híbridos e híbridos plug-in zero-quilômetro - deve fechar 2021 com aumento de 52% na comparação com o ano passado. A estimativa é da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com base na evolução dos emplacamentos ao longo do ano, apesar de uma pequena retração em setembro (na comparação com agosto), quando foram vendidas 2.749 unidades. A previsão de incremento do setor coincide com uma série de lançamentos de elétricos no mercado nacional.

De acordo com dados compilados pela ABVE junto ao Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores), no acumulado do ano já foram negociados 24.146 carros de passeio, utilitários e comerciais leves eletrificados. Com isso, a estimativa é de que sejam vendidos cerca de 30 mil unidades até o fim de 2021. No ano passado, foram comercializados 19.745 veículos elétricos. Atualmente circulam pelo pais mais de 66 mil veículos eletrificados.
Ainda segundo a ABVE, foi o melhor mês de setembro da série histórica de vendas de eletrificados (iniciada em 2012), com crescimento de 30% sobre os 2.113 eletrificados de setembro de 2020. No entanto, na comparação com o mês de agosto deste ano, quando foram comercializados 3.873 veículos eletrificados, houve queda de 29%.
Confira ofertas de carros elétricos e híbridos no estoque Webmotors!

Queda em setembro

Os veículos eletrificados atingiram em agosto 2,4% do total de vendas do mercado doméstico, mas caíram para 1,9% em setembro, segundo a apuração da ABVE. Na avaliação da entidade, a redução no ritmo de vendas ocorre por fatores como o aumento do dólar, temor de racionamento de energia elétrico, possíveis mudanças do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos e até mesmo o maior número de feriados de setembro em relação a agosto.
Segundo Adalberto Maluf, presidente da ABVE, os números são positivos, mas ainda abaixo do potencial do mercado brasileiro de eletromobilidade. “Temos o desafio de aumentar a participação dos veículos elétricos e híbridos flex no mercado nacional”, disse Maluf. “A eletromobilidade virou a principal tendência do mundo automotivo global, e para que o Brasil possa fazer parte dessa revolução precisamos criar condições para o desenvolvimento local de novas tecnologias”, acrescentou.

Lançamentos de carros elétricos

A convocação do presidente da ABVE ocorre em um momento de aquecimento no mercado de elétricos, com novos lançamentos como o Fiat 500e em agosto, o Peugeot e-208 GT e o JAC E-JS1 no do mês passado. E, no primeiro semestre, já havia sido lançado o Renault Zoe.

Além disso, a Volkswagen anunciou oficialmente que trará os elétricos ID.3 e ID.4 para o Brasil, sem ainda, no entanto, divulgar quando isso irá ocorrer. Mas as novidades no segmento de veículos movidos a bateria não param por ai. Conforme já publicamos aqui no WM1, até o ano que vem, estão previstos vários lançamentos de carros elétricos para o mercado brasileiro.

Comentários

Carregar mais