O Brasil entra, ainda que discretamente, na rota definitiva dos carros elétricos. Recentemente, tivemos as estreias de modelos como o Fiat 500e, JAC E-JS1 e Peugeot e-208 GT. Além disso, os Volkswagen ID.3 e ID.4 estão de passaporte carimbado para o país.
Mas a agenda de lançamentos para o mercado brasileiro promete trazer novidades de diferentes segmentos até o ano que vem. Na lista que veremos a seguir há desde van comercial, passando por sedã SUVs, a perua esportiva.
O primeiro lançamento da lista será apresentado oficialmente na noite desta sexta-feira (1º) - veja mais tarde aqui no WM1. O segundo modelo elétrico da Porsche é uma variante de proposta mais familiar do Taycan, graças ao visual com teto mais comprido e à maior altura em relação ao solo. O preço da perua elétrica começa em R$ 685 mil, valor que já inclui a instalação do carregador doméstico.
A única motorização disponível no configurador de veículos do site da Porsche é a 350 kW, que entrega o equivalente a 380 cv de potência (476 cv no modo overboost) e 51 kgf.m de torque instantâneo. Essa força garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e velocidade máxima de 220 km/h (limitada eletronicamente). A autonomia é de até 456 quilômetros (ciclo WLTP).
O Chevrolet Bolt reestilizado foi apresentado nos EUA em fevereiro com a estreia da inédita variante SUV. Os dois modelos usam o mesmo motor de 200 cv e 37 kgf.m. A autonomia do Bolt supera os 400 km. A chegada ao Brasil está prevista para entre o fim deste ano e primeiro trimestre de 2022.
Com planos de ser protagonista no segmento de elétricos no Brasil, a Peugeot anunciou durante o lançamento do e-208 GT que também venderá no país, ainda este ano, a van elétrica e-Expert. Na Europa, o utilitário é equipado com o mesmo motor de 136 cv e 26,5 kgf.m do hatch. A diferença está na capacidade das baterias, que pode ter autonomia de 230 km (50 kWh) ou 330 km (75 kWh).
A e-Expert tem desempenho condizente para a sua proposta: 0 a 100 km/h na casa dos 13 segundos e velocidade máxima de 130 km/h. A capacidade de carga varia entre 1.000 kg e 1.275 kg, de acordo com a configuração (4,60 metros ou 5,30 m de comprimento).
Cada vez mais focada em carros elétricos, principalmente SUVs, comerciais leves e caminhões, a chinesa JAC Motors lançará no ano que vem o seu primeiro sedã movido a eletricidade no país. O iC5 é baseado no J7, modelo desenvolvido em parceria com a Volkswagen (a marca alemã é dona de 50% das ações da JAC).
Com porte de Toyota Corolla, o JAC iC5 é equipado com um motor de 193 cv e 34,7 kgf.m. O sedã médio faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e tem autonomia de 530 km, segundo o ciclo NEDC. No entanto, a JAC informa que o alcance pode chegar a 660 km se o veículo não passar dos 60 km/h.
A fabricante chinesa BYD, que já fabrica furgões elétricos no Brasil, confirmou que pretende ampliar a sua gama de veículo movidos a bateria no país no ano que vem. Entre as novidades está o Tang, SUV de quase cinco metros de comprimento, vendido na China em variantes de cinco ou sete lugares.
O Tang é equipado com dois motores elétricos, que geram aproximadamente 500 cv de potência com tração integral. O tempo de 0 a 100 é de apenas 4,6 segundos e a autonomia no ciclo NEDC é de 505 km.