Vezel, Figo, Montero... aqui eles têm outros nomes

Posicionamento de mercado e até mesmo diferença de idioma obrigam marcas a alterar nomenclatura

  1. Home
  2. Notícias
  3. Vezel, Figo, Montero... aqui eles têm outros nomes
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A escolha do nome é parte importante no processo de criação de um carro. Porém, como o mesmo veículo pode ser comercializado em diferentes regiões, essa nomenclatura varia de acordo com as preferências – e também os significados em outra língua. O nome que funciona para um mercado pode não ser bem recebido em outro. Ou, para seguir o contexto da gama vendida em um determinado mercado, o fabricante promove alterações no nome. Daí surgem Vezel, ix25, Jazz... Confira a lista!

CHEVROLET UTILITY

Na África do Sul é esse nome que veterana Montana tem. Já no México é vendida como Tornado. Muitos modelos da Chevrolet (atuais ou que passaram pelo Brasil) . A picape Colorado nos Estados Unidos é a S10. O Vectra GT comercializado aqui era Astra em outros países.

icon photo
Legenda: Chevrolet Utility
Crédito: Divulgação

MITSUBISHI MONTERO

Chamado de Pajero no Brasil, o SUV da Mitsubishi jamais poderia ter esse nome em países de língua espanhola devido. O termo é usado para alguém que se masturba frequentemente. O escolhido foi Montero.

icon photo
Legenda: Mitsubishi Montero
Crédito: Divulgação

NISSAN NAVARA

A picape média da Nissan é conhecida por diferentes nomes. Nos mercados asiáticos surge a sigla NP300. No europeu, Navara. Aqui no Brasil essa última nomenclatura não cairia muito bem, né? Então vai Frontier mesmo.

icon photo
Legenda: Arctic Trucks Nissan Navara At32 Off Roader Min
Crédito: Divulgação

FORD FIGO

A história do Figo e do Ka se misturam. O primeiro era conhecido com uma versão indiana da antiga geração do Fiesta. Com a aposentaria do hatch, o Ka tomou o lugar e manteve a terminologia.

icon photo
Legenda: Ford Figo
Crédito: Divulgação

HONDA VEZEL

O Vezel é nada menos que o utilitário compacto mais vendido no Brasil entre janeiro e agosto desse ano. Aqui ele é conhecido como HR-V, sigla para Hip-bound Runaround Vehicle – algo como veículo para quem gosta de dirigir em posição mais alta. Já monovolume Fit atende por Jazz nos Estados Unidos.

icon photo
Legenda: Honda Vezel
Crédito: Divulgação

TOYOTA FORTUNER

O utilitário derivado da picape Hilux tem o nome aliado à fortuna nos mercados asiáticos.  Apesar de ser conhecida no Brasil como SW4 – a Toyota tirou o nome da picape média da nomenclatura, o nome Fortune poderia cair bem por aqui já que a picape pode alcançar os R$ 257 mil na versão mais cara.

icon photo
Legenda: Toyota Fortuner
Crédito: Divulgação

HYUNDAI IX35

Para seguir a lógica dos carros da Hyudai, como i10, i20, ix35 e i30, o utilitário compacto da Hyundai adota a sigla ix25 em alguns mercados. Em outros, o modelo assume o nome da ilha grega. Na República Dominicana, no entanto, o nome Creta pode ser usado para descrever a genitália feminina. Então por lá foi adotada a nomenclatura Cantus.

icon photo
Legenda: Hyundai Ix25
Crédito: Divulgação

SUZUKI FUN

Apesar de não ser mais comercializado no Brasil, o Chevrolet Celta merece uma menção honrosa aqui. Além de ter outro nome na Argentina, o hatch compacto foi vendido com o logotipo Suzuki entre 2006 e 2011. A marca japonesa comprou o projeto, colocou S característico e mudou a nomenclatura.

icon photo
Legenda: Suzuki Fun
Crédito: Divulgação
Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors