VW mostra 1º teaser do T-Cross, que chega em 2019

SUV compacto derivado do Polo será exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, com fabricação no Paraná

  1. Home
  2. Notícias
  3. VW mostra 1º teaser do T-Cross, que chega em 2019
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Novo SUV compacto da Volkswagen, o T-Cross está perto de ter sua versão de produção revelada. A marca alemã divulgou a primeira imagem oficial do utilitário esportivo, que será derivado do Polo e irá aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, com vendas no Brasil a partir do início de 2019. Em maio, já havia vazado suposta imagem da dianteira do modelo.

icon photo
Legenda: Volkswagen apresenta primeira imagem oficial do novo T-Cross
Crédito: Divulgação

O "teaser" do T-Cross não é foto e sim um "sketch", desenho em computador que não é uma reprodução idêntica ao modelo de produção, mas aparenta estar bem perto do visual definitivo. O visual tem proporções clássicas de SUVs, com caixas de roda bem definidas, unidas por um vinco pronunciado na base das portas. Uma saliência percorre toda a lateral na altura das maçanetas, conferindo um visual dinâmico e esportivo. Veja o vídeo explicando o desenvolvimento da novidade.

Destaque para as lanternas em formato horizontal, unidas por uma barra com acabamento escurecido na parte superior e, aparentemente, com a base iluminada por um filete de LEDs. Lembra modelos recentes da Audi, como A8 e A7.

icon photo
Legenda: Suposta imagem do SUV T-Cross vazou na internet há alguns meses
Crédito: Reprodução (Ferd, Facebook)

A placa ficará em um nicho na tampa do porta-malas, logo acima do logotipo "T-Cross", centralizado na base da peça, perto do para-choque - que, por sua vez, traz um aplique, que provavelmente será plástico, simulando metal.

Apesar das linhas típicas de utilitários esportivos, o vidro traseiro tem uma inclinação razoável, conferindo um toque inspirado em cupês. Completam o desenho barras transversais no teto, enquanto as rodas com pneus baixos, bastante agressivas, não deverão ser tão grandes no T-Cross que será vendido nas concessionárias.

O T-Cross tem produção confirmada em São José dos Pinhais (PR), onde também são fabricados Golf, cuja versão GTI 2019 foi recentemente avaliada pelo WM1, e Audi A3 e Q3, todos compartilhando a mesma plataforma MQB que será utilizada no novo utilitário esportivo da VW. O T-Cross, no entanto, será fabricado sobre uma versão encurtada da mesma plataforma, rebatizada como MQB A0 - exatamente a mesma de Polo e Virtus. Abaixo, foto do conceito T-Cross Breeze, exibido no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, antecipando as linhas gerais do modelo de produção (exceto a carroceria conversível, que não será fabricada).

icon photo
Legenda: Volkswagen T Cross Breeze 3
Crédito: volkswagen t-cross breeze 3

Ao menos para o mercado europeu, onde também será comercializado, o novo SUV compacto terá banco traseiro sobre trilhos, permitindo configurar espaços diferentes para passageiros e bagagens, e será "um dos veículos mais seguros em sua classe", trazendo de série os sistemas "Front Assist", que conta com alerta de colisão dianteira com frenagem automática de emergência, e alerta de saída involuntária da faixa.

No Brasil e região, o T-Cross deverá ser equipado com motores e transmissões já conhecidos: 1.0 turbo TSI de 128 cv e 20,4 kgf.m, utilizado no Polo e no Virtus, e 1.4 turbo TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m, presente no Jetta, no Golf, no A3 e no Q3. A transmissão, como em outros modelos da Volks, deve ser automática de seis marchas. A tração, por sua, vez, será dianteira por padrão, mas não está descartada a oferta de opção com tração integral.

Unidades de testes têm sido flagradas no país, rodando ainda sob camuflagem. O T-Cross será um dos cinco novos SUVs que a Volkswagen anunciou para o Brasil até 2020, incluindo o novo Tiguan Allspace, posicionado acima do compacto, do novo Touareg, que chega em 2019. Os dois outros utilitários podem ser o Atlas, hoje vendido nos EUA e que é maior e mais barato que o Touareg, ou o T-Roc, que na Europa será posicionado logo acima do T-Cross e abaixo do Tiguan. Além disso, já está confirmado para o país o Tarek, que chega em 2020 maior que o T-Cross e menor que o Tiguan para concorrer com Jeep Compass e outros modelos.

Também especula-se que a Volks esteja desenvolvendo um utilitário ainda menor que o T-Cross.

Por aqui, o SUV compacto da VW terá como concorrentes Jeep Renegade, Honda HR-V, Nissam Kicks, Hyundai Creta e o novo Citroën C4 Cactus, que chega nos próximos meses.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors