Elon Musk quer resolver o trânsito de LA

CEO da Tesla diz que vai cavar túneis para aliviar os congestionamentos e começará em 1 mês

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Elon Musk quer resolver o trânsito de LA
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Enfurecido com o trânsito na cidade de Los Angeles, Elon Musk, CEO da Tesla e do Space X, empresa de transporte espacial dos Estados Unidos, diz que irá cavar tuneis para aliviar o trânsito da cidade e planeja começar em “um mês, mais ou menos”. Todavia, a secretaria de planejamento da cidade norte-americana diz que ele ainda não tem permissão. 

Esse papo começou em dezembro do ano passado quando Musk fez o seguinte desabafo no Twitter: “O trânsito está me deixando maluco, vou construir uma escavadeira e começar a cavar. A empresa vai se chamar The Boring Company”. Em inglês, boring quer dizer chato, tedioso e também perfuração. Ou seja, o trocadilho ideal. Até então, a publicação poderia ser uma brincadeira do empresário, mas tudo indica que não. Ele voltou a se manifestar sobre o tema no Twitter. 

Exciting progress on the tunnel front. Plan to start digging in a month or so.

— Elon Musk (@elonmusk) January 25, 2017

Musk anunciou que vai começar a perfurar o túnel nos arredores de seu escritório na SpaceX, na cidade de Hawthorne, perto do aeroporto de Los Angeles. Ele não revelou mais detalhes de sua rota planejada, mas considerou o risco de terremotos.

icon photo
Legenda: Elon Musk no Twitter
Crédito: Elon Musk no Twitter

Respondendo a um usuário do Twitter preocupado com o impacto de um terremoto no túnel, ele disse: "terremotos tendem a ter maior efeito sobre a superfície, como as ondas na água. É por isso que LA pode ter um metrô. "

As autoridades de Hawthorne declararam ao jornal The Guardian que a empresa de Musk tem discutido com eles questões preliminares de engenharia já faz alguns meses, mas nenhuma autorização foi emitida ainda. Todavia, nem o departamento de planejamento da cidade de Los Angeles nem o departamento de engenharia estavam cientes de qualquer autorização ou foram contatados por Musk ou sua equipe. Um porta-voz do departamento de engenharia disse à publicação que a construção de um túnel sob qualquer via pública de LA exigiria a aprovação do Conselho Municipal.

icon photo
Legenda: Elon Musk
Crédito: Elon Musk

Mesmo com as autorizações, cavar tuneis sob uma metrópole como Los Angeles é algo extremamente desfiador. Basta pegar como exemplo as cidades de Boston e Seattle, que enfrentaram grandes problemas nas construções de túneis. Mais que encarar imprevistos de uma obra deste porte, não é tão certo que o túnel vá, de fato, ter o efeito desejado na melhora do trânsito. Estudos apontam que a criação de novas estradas, ou vias mais largas resolveria o problema a curto prazo, mas a longo prazo o trânsito voltaria. Menos trânsito incentiva as pessoas a tirarem o carro da garagem, um fenômeno conhecido como “indução por demanda”. É Musk, melhor pensar em um planop B. 


 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors