Fim do bate pernas

Web faz meio de campo na venda de carros e muda radicalmente modo de compra
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Fim do bate pernas
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– O uso da internet na venda de carros está mudando radicalmente a forma do comércio nesse setor. Não se trata de uma venda direta, não se compra carro pela internet como se compra livros ou um aparelho eletroeletrônico, que você paga com cartão de crédito e recebe o pedido na sua casa depois de 48 horas.

A venda do carro ainda é feita na loja, intermediada pelo vendedor, que aborda pessoalmente o comprador, oferece melhores condições de compra, facilidade no financiamento, negocia o preço.

Mas a internet, nessa altura, já fez o meio de campo. Antes de entrar na revenda o comprador visitou todos os sites de carros, os sites das montadoras, já fez a pesquisa de preço, conhece o preço e as opções de equipamentos do carro que vai comprar e dos concorrentes. O sujeito entrou na loja sabendo tudo sobre o produto.

Por isso que aumentou o número de aproveitamento de vendas dos clientes que visitam as concessionárias. Há dez anos, só 10% das pessoas que entravam na loja compravam o carro. Hoje 36% dos que entram fecham o negócio, pois já conhecem o carro, vão lá só pra sacramentar a compra.

Para o vendedor é uma chance maior de fazer o negócio. Mas tem o outro lado da questão: se o comprador não for convencido, dificilmente ele voltará na concessionária e provavelmente não retornará em nenhuma outra revenda da mesma marca. Vai para a concorrência.

Para o comprador, a internet é um grande facilitador e um instrumento que lhe dá mais conforto: significa o fim do bate pernas pra comprar.

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.


Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors