Parabéns, Raikkonen, pelos 38 anos e pelos carros

Confira 5 carros que o 'Homem de Gelo', hoje piloto da Ferrari na F1, já se divertiu aí pelas ruas. É cada canhão!

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Parabéns, Raikkonen, pelos 38 anos e pelos carros
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Há exatos 38 anos, na cidade de Espoo, na Finlândia, nascia um dos pilotos mais irreverentes, sorridentes, brincalhões e lentos da história da Fórmula 1. Brincadeira! Hoje, dia 17 de outubro, comemoramos – e muito – mais uma primavera de Kimi Raikkonen, campeão mundial de F1 em 2007 e, sem sombra de dúvidas, um dos caras mais talentosos, mal-humorados, resmungões e que todos adoram das pistas da atualidade.

Para festejar o cara que manda o engenheiro ‘calar a boca’ no rádio a 300 km/h e que responde com perguntas irônicas do tipo “o que você acha que estou fazendo aqui?”, quando lhe pedem ser o mais rápido ou ultrapassar o piloto à frente, separamos uma listinha de cinco carros com os quais Iceman se diverte pelas ruas.

Já antecipamos que foi difícil levantar as máquinas – Kimi não é um ostentador como outros esportistas, casos do ex-pugilista Floyd Mayweather ou do atacante português do Real Madri Cristiano Ronaldo -, mas só tem canhão. E o melhor: 60% delas são Ferrari!

Parabéns, Kimi! Ah! E feliz aniversário...

FERRARI ENZO

Em sua primeira passagem pela Scuderia Ferrari, entre 2007 e 2009, quando, aliás, foi campeão mundial (2007), Kimi ganhou da Casa de Maranello – como manda a tradição – um superesportivo com o cavalinho rampante tatuado no capô. No caso uma belíssima Enzo. Estamos falando de um ‘petardo’ equipado com motor 6.0 V12 aspirado (#ManoDoCéu) de 660 cv de potência máxima, câmbio manual de seis marchas e tração traseira. A velocidade máxima é de 350 km/h e o 0 a 100 acontece em 3,6 segundos. As informações não são oficiais, mas dão conta que Raikkonen teria se desfeito (vendido) a Enzo assim que deixou a equipe. Errar é humano...

icon photo
Legenda: Carros de Kimi Raikkonen
Crédito: Carros de Kimi Raikkonen

LOTUS EXIGE S ROADSTER

Depois de dois aninhos longe, arriscando algumas derrapagens do WRC (Mundial de Rali) com a Citroën, mas sem muito sucesso, Iceman volta para a Fórmula 1 pela mediana Lotus e se destaca nas temporadas de 2012 e 2013. Neste período, o finlandês se tornou garoto-propaganda da fabricante de esportivos fundada pelo mago das pistas Colin Chapman. Fez o lançamento de alguns modelos, como Evora, mas se divertiu mesmo foi com um Exige S Roadster. Longe de ser uma Ferrari Enzo – aliás, anos-luz -, o ‘hot pocket’ de sangue britânico trazia motor 3.5 V6 aspiradão de apenas 345 cv de potência máxima e transmissão manual de seis marchas, como a italiana. A aceleração de 0 a 100 km/h acontecia pouco acima dos 4 segundos e a velocidade máxima era de 233 km/h.

icon photo
Legenda: Carros de Kimi Raikkonen
Crédito: Carros de Kimi Raikkonen

FERRARI F12 BERLINETTA

De volta à Ferrari, onde está até hoje e já com contrato renovado para 2018, Kimi passou a rodar de F12 Berlinetta. Não é raro encontrar alguns vídeos no YouTube do finlandês levando alguns ferraristas e clientes em potencial da marca para se divertir a bordo deste ‘foguete’. Com um motor que mais parece uma obra de arte da engenharia – ‘coração’ 6.2 V12 naturalmente aspirado de 740 cv -, a F12 Berlinetta atinge top speed acima dos 340 km/h, faz de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e de 0 a 200 km/h em apenas 8,5 segundos. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas, e a tração traseira.

icon photo
Legenda: Carros de Kimi Raikkonen
Crédito: Carros de Kimi Raikkonen

ALFA ROMEO GIULIA

Com os salários pagos pelo  Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Kimi tem que se submeter a rodar com carros de outras marcas do conglomerado ‘ítalo-ianque’. Dizem que roda, por exemplo, de Fiat 500 Abarth. Mas não é sobre o pequenino que vamos falar, mas do Alfa Romeo Giulia. Ao lado de seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, Iceman brincou nas pistas com este sedan de quatro portas belíssimo – até o Raikkonen, em seus dias mais mal-humorados, deve abrir um sorriso ao ver um Giulia – equipado com propulsor 2.9 V6 biturbo de 510 cv de potência. Com transmissão manual de seis marchas e tração traseira, esta Ferrari disfarçada de Alfa Romeo vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e belisca os 310 km/h de velocidade final. Deve ser o carro para levar a família – esposa e dois filhos – para passear nos finais de semana que não têm GP...

icon photo
Legenda: Carros de Kimi Raikkonen
Crédito: Carros de Kimi Raikkonen

FERRARI LAFERRARI

Se no passado Kimi ganhou uma Enzo, agora o Homem de Gelo tem na garagem uma LaFerrariFerrari: vai ser boa de dar presente lá na Casa de Maranello (começamos a entender o fato de o Papai Noel se vestir de vermelho). Definitivamente um dos superesportivos mais fantásticos produzidos pela mítica fabricante italiana utiliza sistema híbrido de propulsão, com um motor elétrico e outro à combustão, um belíssimo 6.3 V12 aspirado de 800 cv. O conjunto inteiro, quando trabalha em carga máxima, rende 963 cv! O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas, e a tração é traseira. De acordo com a Ferrari, esta adorável insanidade automotiva acelera de 0 a 100 km/k em menos de 3 segundos e velocidade máxima superior a 350 km/h.

Carros de Kimi Raikkonen

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors