Margem de lucro das fábricas é três vezes maior no Brasil

Estudo mostra que a gorda margem vem dos carros com aparência fora de estrada
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Margem de lucro das fábricas é três vezes maior no Brasil
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Fazem sucesso no Brasil os carros conhecidos com “falsos fora de estrada”. São carros de passeio comuns, normalmente da categoria dos pequenos, que recebem uma maquiagem, de forma a ganharem um estilo aventureiro, assemelhando-se a utilitários esportivos.

Eles têm a suspensão elevada, pneu de uso misto 60/40 60% para uso no asfalto e 40% na terra, alguns têm estribos laterais e para choque saliente, que substituiu o proibido quebra mato. Muitos desses carros são equipados também com faróis de milha e alguns têm o estepe na traseira, pra fora do carro, o que confere uma aparência mais esportiva.

Esses carros são altamente lucrativos, têm uma margem muito maior do que os carros dos quais são derivados. As fábricas não informam a composição dos preços dos seus produtos, mas uma pesquisa feita pelo banco de investimento Morgan Stanley, da Inglaterra, mostrou que algumas montadoras instaladas no Brasil são responsáveis por boa parte do lucro mundial das suas matrizes e que grande parte desse lucro vem exatamente da venda dos carros com aparência fora de estrada.

Os técnicos do banco calcularam que o custo de produção desses carros, como o CrossFox, da Volks, e da perua Palio Adventure, da Fiat, é 5 a 7% acima do custo de produção dos modelos dos quais derivam, no caso do Fox e do Palio Weekend. Mas os “fora de estrada” são vendidos por 10% a 15% a mais.

O analista Adam Jonas, responsável pela pesquisa do Morgan Stanley, concluiu que a margem de lucro das montadoras no Brasil chega a ser três vezes maior que a de outros países.

É difícil comparar as versões normais com as versões “fora de estrada” vendidas no Brasil, já quem nem sempre elas têm a mesma motorização e equipamentos disponíveis. Por exemplo: o Palio Adventure custa R$ 52,5 mil e a versão normal R$ 40,9 mil, uma diferença de 28,5%. Mas o Adventure tem motor 1.8 e o sistema locker, além dos equipamentos que o transformam num carro aventureiro. Já o Doblò tem a mesma configuração para as duas versões, então a diferença de preço cai para 9,3%.


Diferença de preço entre a versão normal e a versão “fora de estrada”
Preço de tabela das versões equivalentes – dia 26 de maio de 2009



Palio Weekend 1.4 Flex Trekking R$ 40.900
Palio Adventure Locker 1.8 R$ 52.568
– Diferença de 28,5%

Scénic Authentique R$ 49.190
Scénic SportWay R$ 60.890
- Diferença de 23,8%

Sandero 1.6 8v Hi-Flex R$ 34.990
Sandero StepWay 1.6 16v R$ 41.790
- Diferença de 19,4%

Kangoo 1.6 16V Hi-Flex R$ 44.790
Kangoo SportWay R$ 51.850
- Diferença de 15,8%

Strada Cab. Estendida 1.8 Flex R$ 38.466
Strada Adventure Locker R$ 44.106
- Diferença de 14,7%

C3 1.6i 16v 5p Flex R$ 41.920
C3 GLX R$ 47.450
- Diferença de 13,2%

207 SW 1.6 flex R$ 41.300
207 SW Escapade R$ 46.100
- Diferença de 11,6%

C3 1.4i 8v 5p Flex R$ 38.550
C3 GLX 1.4i 8v 5p FlexR$ 42.900
- Diferença de 11,3%

Fiesta 1.0 Flex R$ 36.035
Fiesta 1.0 Flex Trail R$ 39.890
- Diferença de 10,7%

Fiesta 1.6 Flex R$ 39.620
Fiesta 1.6 Flex Trail R$ 43.695
- Diferença de 10,3%

Fox 1.6 8v TotalFlex R$ 37.525
CrossFox 1.6 8v TotalFlex R$ 41.100
- Diferença de 9,5%

Doblò 1.8 8V Flex HLX R$ 54.967
Doblò Adventure 1.8 8V Flex R$ 60.098
- Diferença de 9,3%

Idea 1.8 8V Flex HLX R$ 47.350
Idea Adventure 1.8 8V Flex R$ 51.680
- Diferença de 9,1%

Fonte: Autoinforme


________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors