Mercado já vende 10 mil unidades por dia

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Mercado já vende 10 mil unidades por dia
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Tem gente apostando que as vendas de veículos vão bater novo recorde no mercado interno em novembro. Em relação ao volume total de vendas será difícil, porque tivemos três feriados este mês e um deles foi numa quinta-feira, o que contribuiu para esfriar as vendas na sexta.

Mas não há dúvidas que as vendas estão aquecidas, já por conta da aproximação do fim do ano. Dezembro é historicamente o melhor mês de vendas de carros no Brasil.

Pelos números parciais até ontem o volume de vendas este mês não pode chegar a 170 mil unidades, o que seria um ótimo resultado, mas não recorde de vendas no ano.

Mas se considerarmos que novembro tem apenas 19 dias úteis, por conta dos feriados, aí sim trata-se de um resultado excelente. Novembro deve registrar tranqüilamente um recorde de vendas diárias no ano. Até a semana passada o volume de venda era de 8.250 por dia, o que já seria o melhor desempenho em 2006. E nos últimos dias as vendas cresceram ainda mais, passando de 10 mil carros e comerciais leves por dia.

Pagando pela participação

GM e Volks não têm esperança de disputar a liderança de vendas com a Fiat, que lidera com folga o mercado interno, com 25,5% de participação. Mas a disputa pelo segundo lugar e para fechar o ano com o maior percentual possível de participação poderá levar a distorções no mercado, como ocorreu em anos anteriores.

Uma grande montadora está incentivando, com compensações financeiras, as suas concessionárias a licenciarem os carros do estoque até a data de hoje 29. Quer dizer: mesmo que não venderem efetivamente o veículo, as concessionárias vão ganhar R$ 600,00 para cada modelo categoria pequeno que emplacarem em novembro, mesmo que em nome de “laranjas”, para serem vendidos após o fechamento do mês. O abono para o modelo médio é R$ 2.000,00.

Várias montadoras já utilizaram essa política para inflar as vendas nos finais de mês e do ano, principalmente quando uma fração de ponto percentual a mais valia a liderança do mercado. Desta vez não vale a liderança, mas vale o segundo lugar. Resta saber qual a disposição dos concorrentes e o valor que cada um dá para um “segundinho”.
_______________________________

Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

Leia outros textos deste colunista
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors