O Logan diesel

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Karina Autopress
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- O Logan, ótimo carro de entrada que a Renault trará para o Brasil no ano que vem leia mais sobre isso aqui, em outros mercados é disponível também com motor diesel common rail de injeção direta – que nós não poderemos ter devido à nossa esdrúxula legislação.

Suas especificações são quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.461 cm³ de deslocamento, sub-quadrado de 76 mm x 80,5 mm, 17,9:1 de taxa, 70 cv de potência a 4.000 rpm, 16,3 kgm de torque a 1.700 giros 85% já a 1.700 giros, injeção multiponto, turbocompressor, interresfriador ar/ar e conversor catalítico.

A segunda geração dos common-rail destaca-se pela multiplicidade da injeção, o que melhora a eficiência da combustão e assim economiza combustível. A calibração dos injetores é dedicada, permitindo o controle individual de cada injetor. O controle da qualidade da combustão é mantido durante toda a vida do motor, principalmente o da pré-injeção, que é muito mais acurado, graças à função APC, Controle Piloto do Acelerômetro. Ele não apenas melhora o desempenho e o nível sonoro, como ajuda diretamente na redução das emissões, colocando o Logan dentro dos requisitos Euro 4. O turbocompressor é de baixa inércia, para tempo mais curto de resposta e maior flexibilidade.

A caixa de marchas, lubrificada pela vida do carro, é manual de cinco velocidades, mais “longa” que a do motor a gasolina: a 1.000 rpm de motor, são velocidades de 8,74, 15,78, 22,25, 30, 42 e 39,84 km/h. Vai muito mais longe com um litro de combustível: 17,24 km/litro no ciclo urbano, 24,4 km/litro no extra-urbano e 21,3 km/litro no ciclo combinado global. Com seu tanque de 50 litros, autonomia máxima de mais de 1.200 km. Tem um pouco menos de aceleração, sim 0 a 100 em 15 segundos, quilômetro parado em 36,5 e uma máxima ligeiramente menor, de 158 km/h – mas as perdas são pequenas, mais do que compensadas pela economia e pela durabilidade.

O motor do Logan diesel, pronto para rodar, pesa 127 kg, levando o carro a 1.086 kg em ordem de marcha e a 1.600 kg com carga total.

Mesmo sendo “de entrada”, o Logan pode vir com direção hidráulica, dois airbags, cintos de três pontos atrás, apóia-cabeças ajustáveis, trava central e freios ABS – e uma garantia de três anos ou 100.000 km.

O programa Logan já é uma realidade em muitos pontos do mundo. Sua produção teve início em Pitesti, na România, em 2004. Em 2005, entraram em funcionamento outras plantas de montagem na Rússia abril, Marrocos julho e Colômbia setembro. Ele é hoje comercializado na Europa ocidental, central e oriental, no Oriente Médio e na América Latina. No fim deste ano, começará a ser produzido no Irã e, no ano que vem, no Brasil e na Índia.

Mesmo com motor Otto, um carro muito interessante, que deverá impelir muito concorrente a encarar os “carros de entrada” de outra maneira – e ajudar a Renault a galgar alguns pontos muito necessários em sua penetração de mercado.

A montadora acredita tanto nele no Brasil que está no processo de admissão de mil novos colaboradores e implantação de um segundo turno de produção no começo do ano que vem. De janeiro a julho já foram 350 pessoas, entre engenheiros, operadores e supervisores de produção, locados na linha de montagem do novo Mégane, na estamparia e na fábrica de motores. Até o início do próximo ano, serão contratados outros 650, 400 deles em janeiro. Um dos objetivos é o fortalecimento da equipe de engenharia para o desenvolvimento de produtos.

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José Luiz Vieira é engenheiro automobilístico e jornalista, diretor de redação da revista Carga & Transporte e do site TechTalk www.techtalk.com.br, sócio-proprietário da empresa JLV Consultoria e um dos mais respeitados jornalistas especializados em automóveis do Brasil. Trabalhou como piloto de testes em várias fábricas e foi diretor de redação da revista Motor3. E-mail: joseluiz@jlvconsultoria.com.br

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