Onix Plus: fogo seria causado por quebra do motor

General Motors pôs a culpa em software, mas documento enviado ao Ministério da Justiça revelaria problema bem mais sério

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Onix Plus: fogo seria causado por quebra do motor
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os casos de incêndio no Onix Plus vão render uma novela, pelo visto. A revista "Quatro Rodas" publicou em seu site que os problemas que provocaram a suspensão das vendas do recém-lançado sedã são bem mais sérias.

De acordo com a publicação, o fogo seria causado por quebra do motor. A revista informa que teve acesso ao documento oficial enviado pela General Motors ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para justificar o recall.

O chamado dos modelos já vendidos seria motivado por quebra de componentes do motor: pistão, biela e até bloco. Segundo a reportagem da "Quatro Rodas", essa seria a causa do vazamento de óleo nas partes quentes do conjunto, dando origem aos incêndios.

Já são dois casos de incêndio conhecidos. Um no ´pátio da própria GM, em Gravataí. E outro com o sedã no Maranhão. Veja abaixo:

A culpa é do sistema...

Em comunicado oficial mais cedo, a GM informou que suspendeu as vendas do Onix Plus e que convocaria as unidades já entregues para recall. Na nota, o fabricante pôs a culpa no sistema de gerenciamento eletrônico. Ou seja, no Onix Plus o fogo seria causado pelo software.

WM1 apurou com concessionários que a montadora já teria, inclusive, feito reparos em modelos antes mesmo destes serem entregues às lojas. Seria o chamado recall branco, mas a GM não confirma.

Veja parte do comunicado da GM

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Veja o vídeo do Onix que pegou fogo no pátio da GM

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors