A Volkswagen anunciou para o próximo dia 16 a apresentação mundial da sexta geração do Polo, durante evento na cidade alemã de Berlim. Construído sobre uma versão encurtada da plataforma MQB, a mesma usada no Golf e em uma série de outros modelos da companhia, o hatch compacto premium começa a ser produzido também em São Bernardo do Campo (SP) a partir de julho, praticamente de forma simultânea com a Europa. O lançamento no Brasil vai acontecer no último trimestre, após a exibição do carro em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha.
Aqui, os planos da Volks com o Polo são ambiciosos. O hatch chega para disputar concorrentes com outros compactos premium, como Ford Fiesta, Citroën C3, Peugeot 208 e o recém lançado Fiat Argo, mas também dará origem a um sedã, chamado Virtus e que chega na sequência, possivelmente com fabricação na Argentina, a um SUV (que pode ser o T-Roc, prestes a ser lançado no mercado europeu) e a uma picape de porte intermediário entre compacto e médio, para brigar com a Fiat Toro.
Muitas unidades de teste do novo Polo têm sido flagradas rodando em vias públicas, algumas sob pesada camuflagem e outras quase sem nenhum disfarce (veja algumas aqui neste texto). Para aumentar a curiosidade, a VW divulgou uma série de vídeos promocionais mostrando as cinco gerações do hatchback, um dos quais você confere abaixo.
Na Europa, o Polo vai originar diferentes modelos das outras marcas do Grupo Volkswagen, todos apenas com algumas mudanças visuais e de acabamento, como Seat Ibiza, já revelado, Skoda Fabia e a segunda geração do Audi A1. Por conta da nova plataforma MQB A0 (encurtada), todos vão oferecer maior espaço interno que suas gerações atuais e peso mais baixo, graças ao uso de aço de alta resistência no chassi monobloco.
No Brasil, espera-se que o Polo seja oferecido com motor 1.0 TSI flex de três cilindros turbo, com ajuste semelhante ou idêntico ao usado no Golf, que rende no hatch médio 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque - no subcompacto Up, esse mesmo propulsor entrega 105 cv e 16,8 kgf.m. Aqui, o novo Polo deve contar também com o motor 1.6 16v aspirado de 120 cv e 16,8 kgf.m e, vamos torcer, com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m na versão de topo. Ele deve contar com opção de câmbio manual, automatizado monoembreagem e automático convencional, com conversor de torque, dependendo da motorização escolhida.