Defender será a próxima família Land Rover

Em entrevista exclusiva com o diretor de design da marca, executivo afirmou

  1. Home
  2. São Paulo
  3. Defender será a próxima família Land Rover
Rodrigo Ferreira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


O italiano Massimo Frascella está radiante com o nascimento do seu mais novo filho. O rebento atende pelo nome de Land Rover Discovery Sport. Frascella é o responsável pelo design do mais novo integrante da marca de origem inglesa, hoje sob o controle dos indianos da Tata.

Em entrevista exclusiva ao WebMotors, concedida horas antes do anúncio oficial de fabricação do Discovery Sport no país, o executivo antecipou quais serão os próximos planos da marca, explicou por quê o novo modelo leva o nome do ícone Discovery e ainda desdenhou da concorrência.

IMAGE

WebMotors - Qual foi o maior desafio para criar o Discovery Sport?

Massimo Frascella - Quando começamos este projeto, o maior desafio foi como reter todos os compradores de Discovery. Conseguir em um novo modelo toda a capacidade e a versatilidade que os compradores esperam de um Discovery. Além disso, como colocar tudo isso em um utilitário esportivo compacto. Como fazer isso foi nosso maior desafio e também como fazer que o Discovery seguisse com um formato mais agressivo e que se conectasse de forma emocional com as pessoas.

O Discovery Sport é o primeiro desta nova família Discovery. Com este modelo mandamos uma mensagem para as pessoas de como a família Discovery será no futuro.

WM - Por que usar o nome Discovery para um novo modelo Land Rover?

É importante entender a estratégia da Land Rover. Nós definimos três famílias de veículos. Nos temos trabalhado em estabelecer na Land Rover famílias, como a do Range Rover, que conta com o Vogue, o Sport e o Evoque. Agora estamos movendo a nossa atenção para definir a família Discovery. O primeiro passo é transformar o Discovery de um carro em uma família de veículos.

WM - Qual será a terceira família?

Será a família Defender. A forma como esquematizamos estas três famílias é a seguinte: o Range Rover tem foco no luxo. A família Discovery está relacionada a versatilidade e ao lazer e a terceira, a do Defender, será voltada para a resistência.

Como nos vamos diferenciar estas três famílias? Através do luxo, da versatilidade e da durabilidade. É importante dizer que através destas três famílias o design e a capacidade será o topo das nossas prioridades. O Discovery Sport, por exemplo, será o mais capaz do segmento de SUV compactos no mercado.

WM - O que irá acontecer com o Freelander?

O Freelander está chegando ao final do seu ciclo de vida. O Discovery Sport não será um sucessor direto do Freelander, ambos são compatíveis em questões de tamanho, mas o Discovery Sport pertence a família Discovery. Não haverá uma sucessão direta entre os dois modelos.

WM - Qual o ponto alto do Discovery Sport?

Uma das grandes coisas sobre o Discovery Sport é como foi possível produzir um veículo com dimensões compactas, com um desenho esportivo e atraente, mas que ao mesmo tempo entregasse muito espaço interno para até sete pessoas. Toda a flexibilidade e a versatilidade de configuração de assentos e espaços é um ótimo e único diferencial de venda.


Assista ao vídeo do Discovery Sport no Salão de Paris


WM - Como colocar sete assentos em um SUV compacto?

Foi um processo duro junto com a engenharia da Land Rover para otimizar os volumes internos sem prejudicar o desenho externo.

WM - Discovery Sport é um bom veículo para ser vendido e feito no Brasil?

Sim. Nós vamos anunciar que o carro será fabricado no Brasil (a entrevista foi feita duas horas antes do anúncio oficial). Nós acreditamos que este é um ótimo carro para o mercado brasileiro por conta do tamanho, do que ele oferece e pelas características únicas do modelo. De novo, toda a versatilidade, o fato de ser um carro que pode ir realmente a qualquer lugar off-road ou na estrada é o que distingue o novo Discovery Sport. É um carro que você pode ir através do barro, rios e estradas, ou seja, é um carro perfeito para o Brasil.

WM - A Jeep acaba de lançar o Renegade no Brasil e se traz no seu DNA semelhanças à Land Rover. Como a Land Rover se posiciona em relação a outros concorrentes?

Eu acho que a forma mais simples de responder a esta questão é que nós não olhamos para os nossos competidores. Eles estão fora do que somos. A Land Rover tem valores completamente distintos por conta da sua história. 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors