Mundial de Rali: Subaru vence na Nova Zelândia

Petter Solberg consegue a primeira vitória do novo Impreza WRC2004
  1. Home
  2. Salões
  3. Mundial de Rali: Subaru vence na Nova Zelândia
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O norueguês Petter Solberg conquistou sua primeira vitória no ano – e também a primeira com o novo Subaru Impreza WRC2004 – no rali da Nova Zelândia, realizado entre os dias 16 e 18 de abril.

No evento, que teve seis alterações na liderança, o segundo colocado foi o finlandês Marcus Grönhölm, da Peugeot, e o terceiro o estoniano Markko Martin, da Ford.

Martin, da Ford – que estreava o novo Focus RS WRC04 – foi o primeiro a liderar, entregando em seguida o primeiro posto a Solberg, na segunda especial. No final do primeiro dia, no entanto, o líder era Marcus Grönhölm, mas o finlandês capotou o 307WRC na sexta especial e entregou o posto a Harri Rovanpera, seu companheiro de equipe.

Rovanpera teve problemas mecânicos em seu carro e não manteve a posição, deixando a liderança novamente para Solberg – que sofria pressão de Grönhölm, de volta à batalha.

Solberg chegou ao último dia de prova com a vantagem de 19,5 segundos para Grönhölm e Rovanpera e com a missão de administrar a liderança. Mas um erro a apenas três especiais do final do rali colocou todo seu trabalho em risco. O norueguês bateu em uma pedra e perdeu 21 segundos, deixando a liderança com Grönhölm.

Os mecânicos da Subaru consertaram o estrago, mas ainda assim Solberg perdeu mais tempo para Grönhölm, que expandia sua liderança. Mas para vencer no Mundial de Rali deve-se contar com a sorte: o finlandês da Peugeot rodou no penúltimo estágio, devido ao travamento do freio-de-mão, e perdeu 15 segundos. Novamente a liderança estava com Solberg, que venceu sem mais problemas.

O quarto colocado foi o francês Sebastien Loeb, da Citroën, à frente de Rovanpera, que terminou em quinto. O espanhol Carlos Sainz, também da Citroën, foi o sexto. Tanto Loeb quanto Sainz passaram a maior parte do rali tentando acertar o Xsara WRC às estradas neozelandesas e ficaram de fora das principais disputas.

Mikko Hirvonen, segundo piloto da Subaru, foi o sétimo e François Duval, da Ford o oitavo – marcando um ponto para a equipe.

A Mitsubishi ainda enfrenta muitos problemas: a equipe abandonou o rali da Nova Zelândia ainda no primeiro dia, na segunda especial, devido a problemas elétricos em seus dois carros.

Com a vitória Petter Solberg tem agora 23 pontos no campeonato e se aproxima de Martin, que tem 26, do francês Sebastien Loeb, da Citroën, com 25 e Grönhölm, com 24. Entre as equipes, a Ford permanece na liderança, com 47 pontos, seguida pela Citroën, com 38 e Peugeot, com 33. A Subaru soma 31 pontos e a Mistubishi, na lanterna, tem apenas 05.

A próxima prova será disputada no Chipre, entre os dias 14 e 16 de maio, novamente em piso de cascalho.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors