Rali Acrópolis: vitória da Ford com Markko Martin

Equipe lidera prova de ponta a ponta; Martin é 4º no campeonato
  1. Home
  2. Salões
  3. Rali Acrópolis: vitória da Ford com Markko Martin
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O jovem estoniano Markko Martin conseguiu, domingo 08, sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Rali WRC. E que vitória. Martin pulou na ponta do Rali Acrópolis Rali da Grécia logo na 2ª especial, ainda no primeiro dia, e dali não saiu mais. A conquista foi ainda mais "saborosa", pois: é a quarta vez em que a Ford chega ao lugar mais alto do pódio no evento grego e esta foi a primeira vitória do novo Focus RS WRC03.

E a conquista poderia ter sido ainda maior, não fosse o belga François Duval, companheiro de Martin na Ford, ter se desconcentrado e saído da pista, tendo de abandonar a prova. Duval ocupava a primeira posição quando se acidentou.

O espanhol Carlos Sainz, da Citroën, levou seu Xsara WRC ao segundo posto, em mais uma demonstração de resistência e regularidade. No terceiro dia de prova Sainz ainda teve de lidar com a pressão imposta pelo norueguês Petter Solberg, da Subaru, mas dessa vez contou com a sorte e conseguiu mais 8 pontos, que o colocaram no segundo lugar no campeonato de pilotos.

Solberg chegou a superar Sainz, mas saiu da pista duas vezes com seu Impreza WRC no penúltimo estágio, caindo para 3º.

O inglês Richard Burns, da Peugeot, terminou o rali em 4º, beneficiando-se dos problemas de Tommi Makinen e Colin McRae. Burns conseguiu mais 5 pontos e mantém-se na primeira posição do campeonato. Já o finlandês Marcus Gronholm, campeão do ano passado e companheiro de Burns na Peugeot, abandonou a prova no segundo dia. Gronholm está em segundo no campeonato.

Em quinto terminou Tommi Makinen, da Subaru, e em sexto Harri Rovanpera, também da Peugeot – à frente do quarto piloto da montadora francesa, Gilles Panizzi.

O escocês Colin McRae, da Citroën, completou o quadro de pontuação, chegando em 8º.

O francês Didier Auriol levou seu Skoda Octavia WRC ao nono lugar. A equipe anunciou na semana passada que o novo Fabia WRC fará sua estréia no Rali da Alemanha, em julho.

Na Hyundai a situação continua ruim. Na Grécia todos os três carros do time abandonaram e a equipe continua com apenas 3 pontos no campeonato, correndo o risco de abandonar a categoria nesta temporada, devido à falta de patrocínio.

Após o Rali Acrópolis a colocação do campeonato ficou assim:
1 – Richard Burns Peugeot – 37 pontos
2 – Carlos Sainz Citroën – 32
3 – Marcus Gronholm Peugeot – 30
4 – Markko Martin Ford – 23
5 – Petter Solberg Subaru – 19
6 – Colin McRae Citroën – 18

1 – Peugeot – 73 pontos
2 – Citroën – 62
3 – Ford – 39
4 – Subaru – 37
5 – Skoda – 20
6 – Hyundai – 3

A próxima etapa do WRC será o Rali do Chipre, entre os dias 18 e 21 de junho. Mais uma etapa disputada em pistas de terra e que demanda muita resistência - de carros e pilotos.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors