Vai começar: 24 horas de Le Mans

Confira 77ª edição de uma das corridas mais charmosas do mundo
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Amanhã, 13 de junho, exatamente às 10 horas da manhã 15 horas na França será dada a largada para a 77ª edição da famosa "24 horas de Le Mans", uma das corridas mais tradicionais e charmosas do mundo. Serão 55 carros de quatro categorias diferentes que lutarão durante 24 horas por um dos títulos mais cobiçados do automobilismo mundial.

O Autoracing trará tudo que acontecer em Le Mans até a bandeirada final às 10 horas do domingo. Conheça Le Mans e saiba de antemão o que pode acontecer na corrida!

História

26 de Maio de 1923, 16 horas. No circuito permanente de La Sarthe, próximo da cidade de Le Mans, iniciava-se a primeira edição da corrida que atingiria um prestígio inimaginável, seja para os seus organizadores, seja para os poucos espectadores que a presenciaram e para seus pilotos. O objetivo do Automobile-Club de lOuest era realizar uma competição cujo caráter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. A prova deveria aliar velocidade e resistência dos carros e para isso nada melhor que uma corrida que durasse 24 horas.

A primeira edição contou com 33 carros e foi vencida pelos azarões André Lagache/René Leonard guiando um Chenard & Walcker Sport. Tudo era muito diferente naquela época e um dos ítens do regulamento mandava que os pilotos subissem as capotas de seus carros após 5 voltas de prova e percorressem pelo menos 20 voltas de capotas fechadas. Nos pitstops os próprios pilotos tinham que reabastecer e trocar os pneus dos carros, um a um.

Foi em 1925 que estreou um tipo de largada que se tornou um emblema de Le Mans. Junto aos boxes, os carros ficavam estacionados em espinha, com o motor desligado e a capota baixada; do outro lado da pista ficavam os pilotos alinhados, cada um em frente ao seu carro. Ao baixar a bandeira de largada, os pilotos corriam para os seus carros, tomavam seus lugares e arrancavam para as 24 horas de corrida.


O primeiro vencedor

Com o passar dos anos a corrida foi ficando cada vez mais famosa até se tornar um evento mundial único. Hoje é a mais antiga, concorrida, cara e mais prestigiada corrida de velocidade e resistência para carros esportivos e protótipos no mundo. Nenhuma outra corrida ou categoria do automobilismo criou e desenvolveu tantas novidades e peças para carros de passeio como as 24 horas de Le Mans. Quase todas as montadoras de carros do planeta já investiram muito tempo e verdadeiras fortunas para vencê-la, mas poucas conseguiram. Vencer em Le Mans é gravar seu nome para sempre na história do automobilismo.

Mas como em todas as áreas, Le Mans também tem suas tragédias. Muitas vidas foram perdidas nos seus 13,650 kms de pista. O maior acidente da história do automobilismo aconteceu na corrida de 1955, quando uma Mercedes, depois de atingir em cheio um Healey, decolou como um foguete, colidindo com um barranco ao lado da pista, capotando várias vezes e se desintegrando sobre a multidão. Em poucos segundos 82 pessoas estavam mortas e outras 76 foram mutiladas. Mike Hawthorn foi o vencedor, mas quase ninguém se lembra disso.

Ayrton Senna

Pouca gente sabe, mas Ayrton Senna quase correu em Le Mans. Em 1984, ano de estréia na F1, ele chegou a fazer uma corrida, os 1000 kms de Nurburgring com um Porsche 956 da JOEST. Naquele ano Senna e Bellof eram considerados os prodígios do automobilismo mundial. A corrida foi válida para o Mundial de Marcas. A essa altura já tinha acontecido o épico GP de Mônaco. Senna não foi tão bem sucedido como 2 meses antes numa corrida onde todos os pilotos da F1 correram com um Mercedes 190. Não que o carro ou os companheiros de equipe fossem ruins, muito pelo contrário. O carro era um Porsche 956, inscrito por Reinhold Joest. Os companheiros de equipe eram Henri Pescarolo, que havia ganho até aquela altura Le Mans quatro vezes inclusive naquele mesmo ano, um mês antes, e Stefan Johannson, rápido piloto sueco

Nos treinos, o trio só conseguiu marcar o 9° tempo. Teria que disputar a prova contra dois carros de fábrica da Porsche, além de dois Lancias, e Porsches das Equipes Fitzpatrick, Kremer, Lloyd e Brun. Embora tivesse chovido, o carro 7 perdeu oito voltas nos boxes, com problemas na embreagem e Senna terminou a corrida em 8° lugar. Depois disso, Senna nunca mais correu fora da F1, a não ser um teste com o Formula Indy de Emerson Fittipaldi no início da década de 90. Mas ele gostou da experiência : "É mais pesado que um F1, mas é bastante rápido"

O circuito

A extensão da pista é de 13.650 kms, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composta por estradas. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos alcançavam e mantinham uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Mas essa reta foi dividida em três partes graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar vôo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h o recorde estabelecido foi de 405 km/h, os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ruptura total se não estivessem em boas condições. Além disso, os freios chegavam muito frios ao final desta reta e muitos carros simplesmente não conseguiam diminuir a velocidade o suficiente para fazer a curva Mulsanne e passavam reto. A situação era ainda pior visto que isto podia acontecer de noite e em meio a carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.

O recorde de vitórias individuais por piloto é do dinamarquês Tom Kristensen, com oito triunfos, e o recorde dos construtores é da Porsche, que venceu dezesseis vezes. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 horas permanece imbatível desde 1971, quando o Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep percorreu 5.335 km à media de 222,304 km/h.

Categorias

Os carros que correm nesta prova estão divididos em quatro categorias:

- Le Mans Protótipo 1 - LMP1 anteriormente LMP900 Audi R8
- Le Mans Protótipo 2 - LMP2 anteriormente LMP675 Courage Judd
- Le Mans Gran Turismo 1 - LMGT1 Aston Martin DBR-9
- Le Mans Gran Turismo 2 - LMGT2 Ferrari F430.

A corrida deste ano

Hoje quarta-feira, com a realização da primeira sessão de treinos livres, começa a 77ª edição das 24 Horas de Le Mans, a qual, à imagem do seu passado recente, será de novo marcada pela luta Peugeot/Audi, com a guerra diesel/gasolina de pano de fundo. A vitória provavelmente se resumirá a uma destas duas equipes, que entrarão com 3 carros cada uma.

Na única vez que se enfrentaram neste ano, nas 12 Horas de Sebring, o novo Audi R15 TDi venceu, mas não convenceu, dando muitas esperanças a Peugeot Sport. A Audi tenta sua 9ª vitória nos últimos 10 anos. Tenta também o 2º lugar de construtor mais vitorioso em Le Mans, posto ainda ocupado pela Ferrari — que desde a década de 70 não participa oficialmente como equipe de fábrica da maior corida do automobilismo mundial — mas a juventude do R15 poderá colocar em cheque a marca alemã.

Audi R15 TDi

Nº1 Audi Sport Team Joest | Tom Kristensen DEN | Dindo Capello ITA | Allan McNish GBR
Nº2 Audi Sport North America | Lucas Luhr GER | Mike Rockenfeller GER | Marco Werner GER
Nº3 Audi Sport Team Joest | Timo Bernhard GER | Romain Dumas FRA | Alexandre Prémat FRA.

Peugeot 908 HDI FAP

Nº7 Team Peugeot Total | Nicolas Minassian FRA | Pedro Lamy POR | Christian Klien AUT
Nº8 Team Peugeot Total | Franck Montagny FRA | Stéphane Sarrazin FRA | Sébastien Bourdais FRA
Nº9 Peugeot Sport Total | Marc Gené ESP | Alexander Wurz AUT | David Brabham AUS

Le Mans Protótipo 2 - LMP2

Numa categoria onde normalmente mais da metade dos participantes não termina a corrida, mesmo que por vezes esteja entre os favoritos, a verdade é que para a maioria das equipes LMP2 terminar a prova é o objetivo nº1. Depois de anos fora dos protótipos nas 24 Horas de Le Mans, embora com forte ligação à Penske Racing no ALMS, a Porsche só este ano decidiu ter um maior envolvimento ao apoiar com pilotos e técnicos as duas equipes que se apresentam com o Porsche RS Spyder, preparando, quem sabe, um breve regresso com força total. Mas a equipe favotita a vencer é a ASM com o protótipo Ginetta-Zytek 09S

Porsche RS Spyder - Equipe NAVI Team Goh
Nº5 | Sascha Maassen GER | Seiji Ara JPN | Keisuke Kunimoto JPN

Ginetta-Zytek 09S - Equipe Quifel-ASM
Nº40 | Miguel Amaral POR | Olivier Pla FRA | Guy Smith GBR

Le Mans Gran Turismo 1 - LMGT1: Deveríamos ter a batalha final entre Corvette e Aston Martin no último ano da categoria GT1 em Le Mans, mas isso não irá acontecer, já que a Aston Martin não participará oficialmente da categoria GT1. Somente 6 carros participarão da GT1 este ano: 4 Corvettes, 1 Aston Martin e 1 Lamborghini. Veja no video abaixo a volta de classificação do Corvette em Le Mans 2008.

Le Mans Gran Turismo 2 - LMGT2: Sem duvida nenhuma a melhor das classes GT este ano em Le Mans com inúmeras equipes correndo com 5 Porsches 997s e 10 Ferraris F430s. Um Spyker C8 Laviolette GT2R e 1 Aston Martin Vantage GT2 completam o grid. Ano passado os 2 Porsches favoritos das equipes Flying Lizard e IMSA Performance Matmut bateram um no outro no começo da corrida e então as Ferraris dominaram completamente, fazendo os quatro primeiros lugares com o primeiro Porsche apenas em quinto lugar.

Porsche 997 GT3 RSR - Equipe IMSA Performance Matmut
Nº76 | Patrick Pilet FRA | Raymond Narac FRA | Patrick Long USAFerrari F430 GT2 - Equipe Risi Competizione
Nº82 | Jaime Melo BRA | Pierre Kaffer ALE | Mika Salo FIN

O Speed Channel promete transmissão ao vivo de algumas horas da corrida. Veja os horários:

- Largada: 13 de Junho - Primeira Parte: 9h30 da manhã até 1h da tarde
- Anoitecer dia 13 de Junho- Segunda Parte: 5h30 da tarde as 9h30 da noite.
- Chegada: 14 de Junho - Última Parte: 5h30 da manhã as 10h30 da manhã.

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