Argo e Cronos ganharão motor turbo em 2022

Firefly turbinado estreará antes no SUV compacto da Fiat. Hatch e sedã já estão na fila e também terão câmbio CVT

  1. Home
  2. Segredos
  3. Argo e Cronos ganharão motor turbo em 2022
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de um 2019 morno, a Fiat reservava grandes lançamentos para este louco ano de 2020. A pandemia, obviamente, atrapalhou bastante o cronograma de estreias da marca italiana. A ponto de Argo e Cronos demorarem a receber versões com o tão aguardado motor turbo.

A boa notícia é que tanto hatch quanto sedã já têm, pelo menos, uma previsão para estrear o conjunto com o 1.0 Firefly três cilindros turbinado de estimados 130 cv de potência. Será entre março e maio de 2022.

E outra ótima notícia: receberão também variantes com o câmbio automático do tipo CVT, que estreia antes na Strada, no segundo semestre de 2021, conforme já falamos no WM1.

Primeiro no jipinho da Fiat...

SUV do Fiat Argo
Inédito SUV compacto da Fiat receberá o 1.0 turbo antes de Argo e Cronos
Crédito: Rafael Schmidt/CarangosPB

O novo motor turbo, contudo, será lançado meses antes, no SUV do Argo - já mostrado no WM1. O jipe compacto da Fiat tem previsão de lançamento para entre setembro e outubro de 2021

Esse 1.0 turbinado aposenta o 1.8 16V E.torQ e - assim como o veterano propulsor - vai servir às versões topo de linha de Argo e Cronos.

Hoje, o hatch compacto da marca italiana é vendido em seis opções de acabamento, e também com os motores Firefly aspirados 1.0 (três cilindros) e 1.3 (quatro cilindros), que continuarão na linha. Já o sedã vem da Argentina em cinco versões, com o 1.8 ou o 1.3.

E o câmbio CVT?

Fiat Cronos HGT
Fiat Cronos HGT vai trocar o motor 1.8 aspirado pelo novo motor turbo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

De quebra, o câmbio automaticamente variável, que estreará na Strada e se espalhará pela gama Fiat, aposenta a caixa automática de seis velocidades, que atualmente trabalha com o motor 1.8. As mesmas novidades de motor 1.0 turbo e CVT serão aplicadas na linha Jeep Renegade na sequência de Argo e Cronos.

Além do 1.0 turbo que teremos no Argo e Cronos, a FCA também vai lançar um 1.3 Firefly com turbocompressor com 180 cv de potência (estimados). Este propulsor equipará a picape Fiat Toro e o SUV médio Jeep Compass no segundo trimestre de 2021.

Comentários