Flagra! Novo Citroën C3 brasileiro pode ser assim

Miniatura da próxima geração do carro, revelada acidentalmente, pode ter confirmado seu design - mais um com cara de SUV

  1. Home
  2. Segredos
  3. Flagra! Novo Citroën C3 brasileiro pode ser assim
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Por essa ninguém esperava. Imagine um dos segredos mais importantes da Citroën, de um dos carros mais esperados da empresa - que agora pertence ao grupo Stellantis - ser mundialmente descoberto por meio de uma miniatura. Pois segundo os amigos do portal Autocar Índia, foi isso que aconteceu: o novo Citroën C3, que terá inspiração em SUVs no design, pode ter sido "flagrado" como um... carrinho.

Novo Citroën C3 Autocar Índia Oficial
Novo Citroën C3 pode ter sido descoberto por meio de um flagra de uma miniatura
Crédito: Autocar Índia/Reprodução

O novo C3 é estimado para o segundo semestre desse ano. As imagens oficiais que você confere nesta reportagem foram publicadas originalmente pelo perfil @Pine_0101 e outros responsáveis por revelar o design do modelo. Visualmente, como é possível notar, a inspiração será em outros modelos maiores já vendidos na Europa, como os novos C3 Aircross e C4 europeus.

Como é o novo Citroën C3

A dianteira segue o atual padrão estético da empresa, que já conseguimos notar também no C4 Cactus, o único modelo vendido atualmente pela marca no Brasil, e que nesta semana é vendido com desconto de até R$ 6 mil. Note que os faróis, por exemplo, serão divididos em dois andares e terão LEDs integrados, seja no DRL ou mesmo no canhão principal.

A carroceria de modo geral terá mais linhas e colunas retas do que curvas. E o teto também poderá ter cores que contrastam com o restante da lataria. Na traseira, as lanternas também mostram elementos em alto relevo e LEDs em formato de bumerangues. É, de fato, um crossover com pegada de utilitário, estilo que já conhecemos de carros rivais.

Novo Citroën C3 Autocar Índia Traseira
Flagra da miniatura mostra que desenho do carro será totalmente novo, mas inspirado em modelos europeus
Crédito: Autocar Índia/Reprodução

No Brasil, este novo Citroën C3 seria mais um concorrente da nova categoria de SUVs subcompactos que começa a surgir. Seria rival de carros como Fiat Pulse/Duo/Tomo, VW Nivus, Caoa Chery Tiggo 2, Honda WR-V e dos futuros Chevrolet Groove, Renault Kiger, Nissan Magnite e Hyundai Venue, entre outros.

Com produção nacional - em Porto Real (RJ) -, o modelo poderá ser feito sobre a arquitetura CMP do grupo Stellantis, de caráter modular e desenvolvida para veículos compactos, como o novo Peugeot 208. Vale lembrar que a fábrica fluminense também faz o C4 Cactus, que usa outra plataforma (a PF1), mas que isso não impediria o novo C3 de utilizar algumas peças de seu irmão maior.

Em termos de conjunto mecânico, espere pelo motor 1.6 flex que também equipa o Peugeot 208, associado às caixas de câmbio manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades. Podemos até especular que o modelo possa receber o 1.0 turbo da Stellantis, mas não em um curto prazo. O lançamento oficial deve acontecer até o final do ano.

Novo Citroën C3 Autocar Índia
Em termos mecânicos, espere pelo motor 1.6 flex que também equipa o Peugeot 208
Crédito: Autocar Índia/Reprodução
Comentários