Ford Maverick é flagrada ao lado da Ranger

Imagens dão a dimensão do quando o futuro lançamento da marca norte-americana tem medidas inferiores às da irmã maior

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Guilherme Silva
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Um dos lançamentos mais aguardados em 2021, a Ford Maverick foi novamente flagrada nos Estados Unidos. O WM1 já havia publicado reportagem com fotos do modelo com bastante camuflagem e imagens de um outro flagrante que revelava o visual da picape. Desta vez, um protótipo da Ford Maverick foi visto em testes na companhia de uma Ranger, o que revela as diferenças de tamanho entre os dois modelos.

Os dados técnicos da Maverick ainda são mantidos em segredo, mas a nova picape terá porte semelhante ao da Fiat Toro. Com isso, o comprimento deverá ficar entre 4,80 metros e 4,90 m, enquanto a altura e largura ficarão na faixa de 1,75 m e 1,85 m, respectivamente. A distância entre-eixos, por sua vez, terá cerca de 3 metros.

Para efeito de comparação, a Ranger (categorizada como picape média no Brasil) mede 5,35 m de comprimento, 1,84 m de altura, 1,86 m de largura e 3,22 m de entre-eixos.

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Ford Maverick com camuflagem foi fotografado ao lado de uma Ranger
Crédito: reprodução

Assim como a Fiat Toro, a Maverick será construída a partir de uma estrutura monobloco (mesmo conceito utilizado em automóveis), derivada da utilizada na montagem do SUV Bronco Sport, com o qual também compartilhará componentes e motorizações.

Já a Ford Ranger, diferente da Toro e da Maverick, utiliza o tradicional chassi de longarinas sob carroceria. Essa concepção é mais robusta para veículos de uso comercial e fora-de-estrada, porém, compromete um pouco o conforto dos ocupantes quando comparado com um modelo de estrutura monobloco de categoria similar.

A Maverick já é fabricada no México, com motores a gasolina da família EcoBoost: 1.5 turbo de 180 cv de potência e 2.0 turbo de 250 cv, sempre combinados ao câmbio automático de oito marchas. Rumores da imprensa norte-americana afirmam que a picape terá tração dianteira, com opção de sistema de tração integral.

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A Maverick será construída a partir de uma estrutura monobloco, derivada da utilizada no SUV Bronco Sport
Crédito: Reprodução

Produto global

Com a Maverick, a Ford pretende expandir o seu plano de produzir apenas veículos de maior valor agregado e, consequentemente, atingir maior lucratividade.

Diferentemente da Fiat Toro, que é fabricada no Brasil e exportada para poucos países da América Latina, a Maverick deverá ser comercializada globalmente, inclusive para o mercado brasileiro, a partir de 2022. A picape já teve, inclusive, o nome patenteado no Brasil por um escritório que representa a montadora. Por ora, a Ford diz que a chegada da nova picape ao país não passa de especulação.

Hyundai também quer entrar na briga

Outra marca que quer brigar por clientes do segmento de picapes intermediárias é a sul-coreana Hyundai. A empresa divulgou teasers da Santa Cruz, modelo desenvolvido com estrutura monobloco que será lançado este ano nos Estados Unidos para disputar mercado com a Ford Maverick.

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Hyundai Santa Cruz chegará para disputar mercado com a Ford Maverick
Crédito: Divulgação

Rumores da imprensa brasileira especulam que a Santa Cruz poderia ser fabricada no Brasil pelo Grupo Caoa, empresa responsável pela comercialização de veículos importados e comerciais da Hyundai no país. A fábrica de Anápolis (GO), onde são feitos o SUV ix35 e os utilitários da Caoa Chery, seria o local de produção da picape.

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