Novo Toyota SW4 será inspirado no Corolla

Projeção de site russo mostra como devem ficar as linhas definitivas do SUV da Hilux, que pode chegar ainda este ano

  1. Home
  2. Segredos
  3. Novo Toyota SW4 será inspirado no Corolla
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Há alguns dias você viu aqui no WM1 que o novo Toyota SW4 foi flagrado praticamente sem camuflagem antes de seu lançamento, programado até então para o segundo semestre deste ano. A novidade já tinha até data para estrear, mas com a crise provocada pelo coronavírus, o lançamento deve ficar para a virada de 2020 para 2021.

De qualquer maneira, o site russo Kolesa, que vem postando projeções de alguns próximos lançamentos - como o novo Nissan X-Trail -, deu sua versão do novo Fortuner, nome pelo qual o SW4 é chamado em alguns países do leste europeu.

Como se pode ver, as imagens são muito próximas ao que vimos nos flagras. Também é possível reparar que o estilo do novo Toyota SW4 ficará mais próximo ao do Corolla - e que não vai mudar muito se comparado ao desenho atual, que colocou o SUV na liderança do segmento de SUVs grandes.

icon photo
Legenda: Novo Toyota SW4 deve ganhar desenho mais agressivo, inspirado no RAV4 e no Corolla
Crédito: Projeção/Kolesa

No Brasil, o Toyota SW4 disputa mercado contra modelos de porte grande, como Chevrolet Trailblazer (que também vai mudar em breve) e novo Mitsubishi Pajero Sport. E até carros do segmento premium, como Discovery Sport e, por preço, Volvo XC60, Audi Q5 e BMW X3.

O que muda?

Visualmente é possível ver que os faróis ficaram mais afilados e agressivos, assim como aconteceu com o novo Corolla. Ambos são claramente inspirados na linguagem de design da Toyota que começou pelo SUV RAV4, no ano passado. Já no SW4, faróis e lanternas devem ser de LED.

Na traseira, a propósito, a barra cromada que ligava as lanternas some e o pára-choques recebe dois elementos em formato de bumerangue. Estes estão mais verticalizados, para guardar os refletores de luz.

Na cabine, a expectativa é de que o sistema multimídia receba espelhamento de smartphones (via CarPlay e Android Auto), assim como já fazem Corolla e RAV4. Além de retoques em revestimentos e alguns materiais.

O motor deve continuar o mesmo: um 2.8 turbodiesel, que pode saltar dos atuais 177 cv para quase 190 cv. A grande dúvida fica por conta da manutenção do motor 2.7 flex, não tão querido nesse segmento - vale lembrar que o Trailblazer perdeu a versão V6 aspirada recentemente.

 

icon photo
Legenda: Novo Toyota SW4 perde a barra cromada na parte traseira, de acordo com a projeção
Crédito: Kolesa.ru

O câmbio também deve seguir igual: a caixa automática convencional de seis marchas com conversor de torque.

Conforme falamos, o lançamento no Brasil era esperado para o segundo semestre. Porém, deve ficar para a virada do ano, já que os fabricantes de automóveis estão parados devido à pandemia do novo coronavírus, fato que já adiou diversos eventos e lançamentos mundiais.

Assista ao nosso teste com o Toyota SW4

 

Comentários