Peugeot terá mesmo SUV de entrada no Brasil

Conforme o WM1 adiantou no ano passado, 1008 brigará na base do mercado de crossovers compactos

  1. Home
  2. Segredos
  3. Peugeot terá mesmo SUV de entrada no Brasil
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O WM1 cantou a bola diversas vezes desde 2020: a Peugeot prepara um crossover compacto abaixo do 2008 para atuar no segmento de entrada de SUVs, mercado que se dilata e pulveriza naturalmente conforme a demanda só aumenta. Esse SUV de entrada da Peugeot será o 1008 e, como adiantamos, será um dos futuros rivais do Fiat Pulse, juntamente com uma leva de novos jipinhos urbanos que vêm por aí.

Peugeot 1008 Esboço
Esboço do Projeto P44, que servirá de base para o Peugeot 1008, o futuro SUV de entrada da marca francesa no Brasil
Crédito: Reprodução L'Argus France

O novo SUV de entrada já é planejado desde antes da formalização da Stellantis, como tratamos na coluna Mercado Auto de setembro de 2020. Agora, o site francês L'Argus publicou informações sobre o 1008, chamado de Projeto P44. Segundo a publicação, o carro terá desenvolvimento brasileiro com foco em mercados emergentes, com previsão de estreia na Europa em 2025 em configuração 100% elétrica, chamada e-1008, e que será fabricada na Eslováquia.

O que sabemos é que o novo SUV de entrada da Peugeot usará uma versão simplificada da plataforma modular CMP, ainda de origem PSA, que servirá à nova linha compacta da Citroën. Ainda este ano, a marca francesa irmã lançará no Brasil o novo C3, um hatch altinho, e no ano que vem chegarão o SUV, baseado no C3XR, e o sedã, inspirado no C3L.

O 1008 será feito baseado nesta arquitetura em Porto Real (RJ), com lançamento previsto para até o fim de 2024. Ao contrário dos parentes da Citroën, o SUV de entrada da Peugeot terá mais tempo de desenvolvimento para receber a nova linha de motores GSE, da FCA. Desta forma, o jipinho terá os novos 1.0 três-cilindros turbo que estrearão no Jeep Renegade e nos Fiat Argo e Cronos - os novos C3 manterão, por enquanto, os antigos 1.6 16V.

Estilo cúbico

Peugeot 1008 é Suv Menor Que O 2008
Peugeot HR1 também servirá de inspiração para o 1008, que terá versão elétrica na Europa
Crédito: Divulgação

Os esboços desenhados a mão que você vê no início desta reportagem foram elaborados pela própria equipe da L'Argus. Ainda de acordo com o site francês, o design do Peugeot 1008 será bastante "cúbico" e vai se inspirar em muitos elementos do Renegade. Conforme apuramos no Brasil, também terá clara inspiração no conceito HR1, o estudo da foto acima.

Ao contrário do que se fala, fontes dizem que o novo SUV de entrada da marca francesa terá pouco mais de 4 metros de comprimento e naturalmente será menor que o atual 2008. O crossover maior, por sinal, será remodelado no ano que vem para ganhar um sopro de vida até 2025/2026.

A título de curiosidade. Pela numeração, o 1008 será um sucessor bem diferente do 1007. Este era uma multivan (estilo Partner e Berlingo), só que subcompacta e desenvolvida sobre uma plataforma em parceria com a Toyota - servia às linhas Aygo (da japonesa), 107 e C1 (da Citroën).

Comentários