O WM1 cantou a bola diversas vezes desde 2020: a Peugeot prepara um crossover compacto abaixo do 2008 para atuar no segmento de entrada de SUVs, mercado que se dilata e pulveriza naturalmente conforme a demanda só aumenta. Esse SUV de entrada da Peugeot será o 1008 e, como adiantamos, será um dos futuros rivais do Fiat Pulse, juntamente com uma leva de novos jipinhos urbanos que vêm por aí.

O novo SUV de entrada já é planejado desde antes da formalização da Stellantis, como tratamos na coluna Mercado Auto de setembro de 2020. Agora, o site francês L'Argus publicou informações sobre o 1008, chamado de Projeto P44. Segundo a publicação, o carro terá desenvolvimento brasileiro com foco em mercados emergentes, com previsão de estreia na Europa em 2025 em configuração 100% elétrica, chamada e-1008, e que será fabricada na Eslováquia.
O que sabemos é que o novo SUV de entrada da Peugeot usará uma versão simplificada da plataforma modular CMP, ainda de origem PSA, que servirá à nova linha compacta da Citroën. Ainda este ano, a marca francesa irmã lançará no Brasil o novo C3, um hatch altinho, e no ano que vem chegarão o SUV, baseado no C3XR, e o sedã, inspirado no C3L.
O 1008 será feito baseado nesta arquitetura em Porto Real (RJ), com lançamento previsto para até o fim de 2024. Ao contrário dos parentes da Citroën, o SUV de entrada da Peugeot terá mais tempo de desenvolvimento para receber a nova linha de motores GSE, da FCA. Desta forma, o jipinho terá os novos 1.0 três-cilindros turbo que estrearão no Jeep Renegade e nos Fiat Argo e Cronos - os novos C3 manterão, por enquanto, os antigos 1.6 16V.
Os esboços desenhados a mão que você vê no início desta reportagem foram elaborados pela própria equipe da L'Argus. Ainda de acordo com o site francês, o design do Peugeot 1008 será bastante "cúbico" e vai se inspirar em muitos elementos do Renegade. Conforme apuramos no Brasil, também terá clara inspiração no conceito HR1, o estudo da foto acima.
Ao contrário do que se fala, fontes dizem que o novo SUV de entrada da marca francesa terá pouco mais de 4 metros de comprimento e naturalmente será menor que o atual 2008. O crossover maior, por sinal, será remodelado no ano que vem para ganhar um sopro de vida até 2025/2026.
A título de curiosidade. Pela numeração, o 1008 será um sucessor bem diferente do 1007. Este era uma multivan (estilo Partner e Berlingo), só que subcompacta e desenvolvida sobre uma plataforma em parceria com a Toyota - servia às linhas Aygo (da japonesa), 107 e C1 (da Citroën).



Email enviado com sucesso!