Toyota Yaris deverá passar por facelift em 2023

Hatch vendido na Ásia - o mesmo que é feito no Brasil - pode ganhar uma nova geração só em 2026, aposta imprensa gringa

  1. Home
  2. Segredos
  3. Toyota Yaris deverá passar por facelift em 2023
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Já existe um novo Toyota Yaris lá fora - vendido para os mercados europeu e dos Estados Unidos. No entanto, na Ásia e aqui no Brasil, o carro ainda é o de geração antiga.

E de acordo com a imprensa gringa, especialmente a asiática, conforme informa o site Headlight, não será por agora que veremos este novo modelo por aqui.

A aposta é em uma nova reestilização, prevista para o ano que vem. Ela deve acontecer primeiro por lá e só depois por aqui - e nós do WM1 acreditamos que, por conta disso, este novo Yaris remodelado só deva dar as caras em solo brasileiro na virada de 2023 para 2024.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Vale lembrar que o Yaris Sedan já mudou por lá - e você já viu o carro aqui no WM1. Segundo especialistas e fóruns asiáticos, o hatch não seguirá a versão sedã e receberá apenas retoques estéticos típicos de facelifts no ano que vem.

Por que o Toyota Yaris não mudou?

De acordo com a marca, não vale a pena investir em curto prazo em uma mudança maior para o modelo. Por conta disso, ele passará por leves retoques "agora" e uma nova geração deve voltar a ser discutida em dois ou três anos - portanto, perto de 2026.

Justamente por isso esse facelift não deve demorar a aparecer. O visual deve ganhar uma pegada mais esportivo e ser inspirado no de modelos maiores da Toyota, como o Corolla e o Camry. A projeção que ilustra o cabeçalho desta nota (e que você vê abaixo novamente), do portal Headlight, dá uma ideia de como poderá ser o Toyota Yaris 2024.

O Toyota Yaris 2024 pode ter essa cara após a reestilização - mas uma nova geração ainda é cotada para depois
Crédito: Headlight
toggle button

A maior novidade deve ficar na dianteira. Rodas e detalhes de para-choques também devem receber leves ajustes, assim como a formatação do conjunto óptico traseiro.

No interior, o hatch deve receber o volante incorporado à linha do Yaris Sedan (que na Ásia chama-se Yaris Ativ) e uma central multimídia mais moderna, com tela maior e capaz de oferecer os sistemas Carplay e Android Auto - sem espelhamento por cabo.

Por lá, as apostas são de que o carro continuará equipado com o motor aspirado de 1.2 litro capaz de render 94 cv e câmbio CVT.

O novo Toyota Yaris Sedan já foi revelado na Tailândia, mas por enquanto apenas o três volumes será produzido
toggle button

E no Brasil?

Por aqui, nada está confirmado. A Toyota não revela os planos, mas acreditamos que o sedã recém-apresentado lá fora, de nova geração, deva estar no radar da fabricante para os próximos anos, já que ele chegaria para bater de frente com a nova geração do Honda City.

O ponto é que o maior rival do Yaris agora também oferece versão com carroceria hatchback, e que também é feita no Brasil - e rivaliza com Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo, Volkswagen Polo, Peugeot 208 e Citroën C3, entre outros.

Como a atual dupla de Yaris (hatch e sedã) é feita por aqui - em Sorocaba (SP) -, acreditamos que o novo Toyota Yaris possa vir para cá da seguinte maneira: primeiro com o lançamento do sedã de nova geração, e depois, possivelmente, também nas carrocerias hatchback e SUV, também sondada para cá.

Só o tempo - e a velocidade da recuperação da economia brasileira, diga-se - poderão responder.

Lá fora existe um Toyota Yaris SUV, chamado de Yaris Cross, que também tem sido sondado para o Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários