Veja flagras da nova geração do Citroën C3

Hatch compacto será lançado no fim deste ano com base no modelo indiano. Plataforma originará ainda SUV e sedã

  1. Home
  2. Segredos
  3. Veja flagras da nova geração do Citroën C3
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O novo C3 já roda em fase avançada de testes no Brasil antes de sua estreia, no fim do ano. Um exemplar do hatch, devidamente camuflado, foi flagrado na ruas de Barra Mansa, cidade do sul fluminense próxima à fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real. O modelo é baseado em um projeto indiano que dará origem, ainda, a um jipinho e a um sedã.

Flagra Do Novo Citroën C3
Esse ainda não é o SUV da nova geração do Citroën C3. É que o hatch será altinho, tal qual o Renault Sandero
Crédito: Geraldo Carlos Francisco/@gessnermotors
toggle button

As imagens foram feitas por Geraldo Carlos Francisco e publicadas pelo perfil @gessnermotors no Instagram. As fotos mostram o carro de perfil, com foco na parte da terceira coluna, e de traseira. Mas não se engane pela altura da caixa de roda: esse ainda não é o SUV do C3.

Isso porque essa nova geração do Citroën C3 será lançada aqui em outubro de 2021 na pegada do "hatch altinho". Meio fora de hora, é verdade, já que Volkswagen Fox, Renault Sandero e o falecido Chevrolet Agile foram beber nessa fonte nos anos 2000...

Como noticiamos aqui no WM1, esse nosso C3 indiano usa uma versão simplificada da arquitetura Common Modular Platform (CMP), que estreou com o novo Peugeot 208, agora produzido na Argentina. Desta base é que sairá o SUV compacto que ficará abaixo do C4 Cactus para brigar na base da categoria, mas que será lançado só em 2022 e com desenho inspirado no C3 XR chinês.

Citroen C3 Xr Suv 2019 1600 01
C3 XR chinês servirá de inspiração para o crossover derivado da nova geração do Citroën C3, que chega em 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

Ainda no ano que vem também surgirá o sedã desta plataforma - já registrado no Brasil. O carro vai beber na fonte do C3L, também chinês, e terá a missão de rivalizar com modelos como novo Nissan Versa, VW Virtus, Fiat Cronos, novo Honda City e Toyota Yaris Sedan.

Motor turbo?

Citroën C3l Chinês (1)
Citroën C3L vendido na China servirá de inspiração para o sedã compacto que será produzido em Porto Real (RJ)
Crédito: Divulgação
toggle button

Em termos mecânicos, a nova geração do Citroën C3 hatch brasileiro deve manter o conhecido motor 1.6 16V aspirado de até 118 cv. Devido a custos, há poucas chances de o carro usar uma variante turbinada do econômico motor 1.2 Puretech, que saiu de cena na própria linha do 208.

Bom lembrar que a PSA vive momento delicado com suas marcas no Brasil. A Citroën está com um portfólio enxuto e recentemente deixou de importar o sedã médio C4 Lounge da Argentina. E apesar de o fabricante garantir o contrário, o atual C3 e o Aircross desapareceram das concessionárias. Ou seja, até outubro a empresa terá como modelo único 0 km à venda no Brasil o SUV C4 Cactus.

Flagra da nova geração do Citroën C3 foi feito em Barra Mansa (RJ) e publicada no perfil do Instagram @gessnermotors
Crédito: Geraldo Carlos Francisco/@gessnermotors
toggle button
Comentários