Agenda do Carro faz história no setor de reparação veicular

Aniversário do programa é comemorado com importantes conquistas
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- Em um ano de existência, a Agenda do Carro superou as expectativas e se firmou como uma forte tendência a ser seguida no setor automotivo. Hoje, os dados já são bastante expressivos: em torno de 3 mil oficinas e mais de 1,7 milhão de donos de automóveis estão cadastrados no programa.

“Não esperava que o projeto crescesse tanto em tão pouco tempo. Podemos observar uma movimentação intensa todos os meses na demanda de pessoas que buscam as reparadoras”, relata Eduardo Foz, gerente de aftermarket do WebMotors. “Vamos continuar trabalhando para alavancar os números. Atualmente, temos cerca de 10% da frota leve do País cadastrada. A tendência é de pleno crescimento. Além disso, ficamos muito contentes com os resultados das pesquisas feitas pelo portal que apontam um índice de 90% de satisfação com os serviços proporcionados pelo programa”.

A fase experimental passou – segundo Foz, o amadurecimento da Agenda do Carro se deu nos primeiros oito meses. A partir de então os frutos do trabalho começaram a aparecer. “No início, precisávamos dar passos lentos. Mas agora o programa tomou forma. A perspectiva é que em breve proporcione um aumento expressivo nos negócios”, comenta Estevão Ricardo, promotor técnico de vendas da Wahler.

Eduardo Valentin, gerente de produtos automotivos da Philips, completa: “O programa consolidou uma difícil, ainda que essencial, etapa do processo – ganhar proporções maiores, ser reconhecido por entidades governamentais e estar na cabeça do público alvo”. E acrescenta: “Os resultados com relação à exposição do programa foram muito bons. Esperamos que o sucesso se repita na geração de demanda para toda a cadeia de distribuição de autopeças”.

As perspectivas são otimistas, tanto que recentemente mais duas fabricantes, a STP e a SKF, decidiram fazer parte do time de patrocinadores. “A iniciativa é louvável. Oficializamos nossa participação em julho. Pudemos perceber a seriedade com que o projeto é conduzido. Pensamos ser fundamental estar ligado a esse tipo de empreendimento que visa a melhora do setor como um todo, trazendo benefícios tanto aos reparadores como para os consumidores finais, mesma filosofia da nossa linha de produtos”, conta Maria Aparecida Prevedello, gerente de marketing da STP.

“Queremos interagir mais com as oficinas mecânicas”, afirma Roberto M. R. Jesus, gerente de vendas de reposição automotiva da SKF. “Já oferecemos treinamentos para os reparadores sobre a aplicação de nossos produtos e a importância da Manutenção Preventiva. Nossa participação no programa Agenda do Carro fortalece a nossa preocupação com o estado da frota brasileira de veículos e com a segurança no trânsito”, conclui.

Respostas obtidas pelos reparadores
As visitas intermediadas pelo programa e o aumento de contatos são evidentes. “Por meio do site da WebMotors, recebo e-mails diariamente de proprietários de veículos e mesmo de outros reparadores pedindo mais informações sobre a Agenda do Carro. É um ótimo chamariz para trazer o cliente à oficina e, como ele já chega com alguns conceitos da Manutenção Preventiva, devido aos dados expostos na Internet, o diálogo acaba sendo mais fácil”, afirma Sílvio Ricardo Candido, proprietário da Peghasus Powered Motors, que fica na Zona Norte da Cidade de São Paulo.

Pedro Luiz Scopino, proprietário da Auto Mecânica Scopino, localizada também na região Norte da Grande São Paulo, aponta várias qualidades no programa, como os folhetos explicativos, que ele distribui a todos os seus funcionários. Ele conta que novos clientes já apareceram. “A idéia de oferecer um Check-List gratuito relação de 32 itens a serem verificados sem nenhum custo pelas oficinas credenciadas atrai os clientes. Para mim, esse é um dos pontos fortes do programa. Nos veículos que aplicamos o Check-List e apontamos os equipamentos que precisam ser reparados, dificilmente o cliente sai sem realizar o serviço. Normalmente ele se conscientiza da necessidade da revisão do automóvel e aceita o orçamento proposto”, diz.

Inovação de recursos
“É a primeira vez que a Internet está sendo utilizada na área da reparação não somente como um método para propaganda, mas também como forma de distribuir conteúdo e transformá-lo em negócios”, lembra Luciano Pires, diretor de comunicação da Dana. “Isso faz com que os adeptos ao programa cresçam mais rapidamente”.

Cibele Pugliesi, coordenadora de marketing da Delphi, pensa que o projeto tem tudo para ir longe. “A Agenda do Carro vai de encontro com programa de Manutenção Preventiva do governo, o que é mais um instrumento para conscientizar os proprietários de automóveis da necessidade de realizar revisões periódicas”, conclui.

Cadeia nacional
“Esse é um programa que chegou em um momento oportuno. Acredito que pode incrementar até 30% o movimento de uma oficina. Mas sabemos que nada acontece de um dia para o outro. Tudo vai depender também do engajamento de cada um. Acredito que aí é que está a importância do Sindirepa, de motivar esses empresários”, ressalta Enio Guido Raupp, presidente do Sindirepa-RS. O Sindicato do Rio Grande do Sul tem uma parceria com o Sebrae local e, dentro do projeto setorial estabelecido por essa união, será divulgada a Agenda do Carro. “Nos lugares onde existir um balcão do Sebrae, haverá um grupo de reparadores levando o programa adiante”, revela René Zanini, diretor executivo do Sindirepa-RS. A iniciativa é recente, mas, em menos de um mês, já foram cadastrados cerca de 300 reparadores e a meta é atingir 2.000 em seis meses.

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