Asfalto liso é o mais inseguro, diz estudo

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Asfalto liso é o mais inseguro, diz estudo
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Engana-se quem pensa que quanto mais liso for o asfalto, melhor é a estrada. Esse tipo de pista pode ser bom para correr, mas, em relação à segurança, ele deixa a desejar, principalmente em dias de chuva.

A qualidade do asfalto é tese de doutorado na Escola Politécnica da USP Universidade de São Paulo, da engenheira civil Marcia Aps, que estudou o atrito e a textura em doze tipos de mistura asfáltica no Brasil.

A avaliação demonstra que as rodovias com texturas rugosas garantem melhor aderência e reduzem o efeito da aquaplanagem, o que pode diminuir os acidentes.

Segundo Marcia, em uma pista lisa molhada, um carro a uma velocidade de 80 km/h precisa de até 147 metros de distância de freagem para parar, enquanto em um asfalto áspero a distância cai para 43 metros.

A engenheira espera que sua tese vire norma. O DNIT Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, inclusive, já publicou o estudo em seu Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos deste ano.

“No Brasil, só existem recomendações. É preciso que isso vire regra, assim todas as concessionárias passarão a ser cobradas e fiscalizadas. O número de acidentes e mortes cairá muito quando isso ocorrer”, diz Marcia. A maior parte do asfalto no País é lisa, isto é, inadequada para a segurança.


________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!


_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors