Carros autônomos no Brasil e o futuro

Veículos que andam sozinhos serão realidade? Venha saber a resposta para essa pergunta e saiba mais sobre esse assunto

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Carros autônomos no Brasil e o futuro
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Carros autônomos no Brasil serão realidade? A pergunta está longe de ter resposta e ainda gera bastante discussão entre especialistas e entusiastas – sejam eles otimistas ou pessimistas. O assunto já não é mais coisa de filme, principalmente em países como Estados Unidos, China e Alemanha, que estão na liderança quando o assunto é autonomia do controle da direção.

Só que o carro 100% autônomo existe apenas em protótipos, dentro de padrões e locais ainda bastante restritos – ou dependentes do motorista. Agora, no Brasil a banda ainda está longe de começar a tocar e os motivos são vários.

Que motivos são esses?

  • Alto custo da tecnologia
  • Alto custo da produção – o Brasil já quase lidera a lista de carros mais caros do mundo
  • Falta de profissionais
  • Entrave da legislação
  • Afinal, em casos de sinistro, quem paga os reparos e as indenizações? Quais seriam os impactos em termos de segurança se considerarmos, inclusive, que a esmagadora maioria dos acidentes de trânsito é provocada por erro humano?

    Empresas como Tesla, Google – com a Waymo – e Uber investem pesado em Inteligência Artificial para a criação de algoritmos que poderão dirigir esses carros – não é sem razão que o cientista de dados é o profissional mais requisitado do século 21, segundo a Harvard Business Review.

    Volvo Vendas
    icon photo
    Legenda: Maioria dos carros da Volvo vendidos no Brasil tem sistema semiautônomo de condução
    Crédito: Divulgação

    Mas afinal, o que é carro autônomo?

    Bom, carro autônomo é um modelo dotado de sistema de controle computadorizado que, integrado a um conjunto de sensores e atuadores, dirigirá o veículo no lugar do motorista que, por sua vez, só precisará determinar o local para onde quer ir.

    A escala que divide os carros autônomos hoje vai de níveis de 0 a 5, sendo que apenas os níveis 4 e 5 não dependem de qualquer tipo de intervenção do ser humano. Confira cada um dos níveis abaixo:

    Carros autônomos: nível 0

    É a direção convencional encontrada na maior parte dos veículos vendidos hoje no país e no mundo. O comando fica totalmente com o motorista.

    Carros autônomos: nível 1

    O carro consegue realizar algumas funções, embora as primordiais dependam do motorista. Um exemplo de carro autônomo nível 1 é o com piloto automático adaptativo (ACC). Modelos como os novos Toyota Corolla e Volkswagen Nivus oferecem o equipamento.

    Carros autônomos: nível 2

    O veículo acelera ou freia sozinho, além de conseguir permanecer nas faixas de rodagem. No mais, o motorista deve ficar atento todo o tempo, porque pode precisar assumir a direção. São os que chamamos de "semi-autônomos".

    Disponíveis no Brasil, os carros autônomos nível 2 são: Audi A5, BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e diferentes modelos da Volvo, como o novo XC40, além de XC60 e XC90, entre outros.

    Carros autônomos: nível 3

    Nesse nível, o sistema autônomo é capaz de guiar o veículo com eficiência em determinadas condições de tráfego. Agora, como no nível 2, o motorista pode vir a precisar assumir o controle em certos momentos.

    O próximo Audi A8 tem planos de ser um carro autônomo nível 3, mas ainda não bateram o martelo. Na disputa estão BMW iNext e Mercedes-Benz Classe S.

    Carros autônomos: nível 4

    Ainda longe do mercado por estar em fase de testes. Esta é a classificação em que o carro assumirá quase todas as funções do motorista. O que se sabe até agora é que, por exemplo, em mudanças climáticas bruscas, o carro pode solicitar o motorista.

    No Japão, o Sony Vision S foi considerado um carro autônomo nível 4. Ele anda sozinho, acelera e freia, faz ultrapassagens, desvios, manobras evasivas e estaciona. Entretanto, é necessário que o motorista fique com as mãos no volante.

    Carro Elétrico E Autônomo Vision S Na Ces 2020 4
    icon photo
    Legenda: Carro elétrico e autônomo da Sony, o Vision S foi apresentado na CES 2020

    Carros autônomos: nível 5

    Nesse nível, especialistas consideram ser a mudança total de paradigmas. O motorista apenas dará as ordens. E todas elas serão por comando de voz.

    Quando teremos carros autônomos no Brasil?

    No Brasil não há previsão de operação nas ruas. A Hitech Electric, uma startup de Curitiba, lançou o primeiro carro brasileiro considerado autônomo – embora, claro, tenha limitações.

    Como no Brasil não há legislação específica, ele anda apenas em ambientes privados, fechados e controlados. Ele foi criado a partir de um carro elétrico da empresa, o e.coTech 4.

    O modelo foi adaptado com uma caixa de sensores e radares, além de câmeras, GPS e outros equipamentos. Alcança 50 km/h e pode rodar até 100 km por recarga.

    Para recarregar, basta uma tomada. E isso é interessante, uma vez que dispensa postos de recarga. O e.coTech 4 "autônomo" usa o nível 4 de autonomia, de acordo com o que a empresa divulgou na classificação da escala que citamos.

    De todo modo, até agora, o sistema Autopilot dos carros da Tesla é a iniciativa mais bem-sucedida. O dispositivo é opcional e chega apenas ao nível 3 de autonomia. Ou seja, o carro apenas acelera, freia e faz curvas sozinho.

    Tesla Model 3 Interior
    icon photo
    Legenda: Autopilot, da Tesla, é o nome do sistema semiautônomo de condução da marca norte-americana
    Crédito: Divulgação

    Quais são as vantagens dos carros autônomos?

    A principal vantagem é a economia de tempo. Por exemplo, quem dirige por uma hora para chegar ao trabalho poderia dedicar-se a trabalhar e fazer videoconferências dentro do carro. Confira outros benefícios dos carros autônomos:

    • Maior segurança
    • Menos trânsito
    • Menos poluição – porque eles serão elétricos
    • Redução de acidentes e multas
    • Mais conforto
    • Carros autônomos e outras tecnologias na Webmotors

      Para ficar por dentro de todas as tecnologias automotivas no país e pelo mundo afora, fique ligado nas novidades aqui do WM1. Além disso, confira mais detalhes sobre os veículos no nosso Catálogo 0Km!

      Veja nosso vídeo com o Tesla Model 3

      Comentários