Cuidados para não embaçar

Vai dirigir à noite? Confira dicas para ter boa visibilidade
  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Cuidados para não embaçar
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Cansaço, falta de iluminação em algumas estradas e faróis com problema são alguns dos inimigos do motorista que optou por viajar à noite neste feriado. O horário exige atenção redobrada, principalmente para os carros que têm película, já que a visibilidade é menor do que nos veículos com vidros claros.

“Enxergar à noite já é difícil, por isso é preciso ficar atento a alguns componentes e sistemas que vão ajudar a melhorar a visibilidade, reduzindo riscos de acidentes”, alerta o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, perito em medicina do trânsito e membro da Abramet Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.

De acordo com a Auto Ban Sistema Anhangüera-Bandeirantes, as situações de maior risco para quem vai dirigir à noite são buracos na pista, desvios, acostamento em desnível e ponte interditada.

Para dirigir com segurança, coloque em prática estas dicas:

DESEMBAÇADOR É O QUE HÁ. Para os vidros terem a transparência que você precisa, “certifique-se de que o ar-condicionado esteja funcionando perfeitamente. Para quem não tem esse recurso, basta virar o fluxo de ar do sistema, na ventilação máxima, para o pára-brisa. O resultado é imediato”, aconselha Queiroz Neto.

Outro componente essencial à boa visão no trânsito, segundo o perito, é o desembaçador do vidro traseiro. “Existem diversas causas que podem fazê-lo deixar de funcionar. O defeito mais comum e de conserto mais fácil é o fusível queimado. Para identificá-lo, é preciso consultar o manual do proprietário, que geralmente inclui o desenho esquemático dos fusíveis do veículo. Se o filamento interno estiver rompido, troque-o por outro de igual amperagem, que normalmente são da mesma cor”.

Palhetas em bom estado também são fundamentais para garantir uma boa visibilidade

FARÓIS LIMPOS garantem boa iluminação. “Em uma viagem noturna com chuva, eles acabam impregnados com óleo e sujeira da pista, principalmente quando se trafega muito tempo atrás de outro veículo. Portanto, se o seu carro não é daqueles modelos sofisticados, que saem de fábrica com limpadores e lavadores de faróis, aproveite a parada no posto para remover a sujeira”, aconselha o perito.

ESTRADAS DESCONHECIDAS exigem mais atenção. Use o farol alto quando necessário, mas cuidado para não cegar outros motoristas: quando cruzar com outro veículo ou atrás deles, use farol baixo.

SE UM MOTORISTA SEM NOÇÃO quase cegar você com o farol alto, oriente-se principalmente pela sinalização horizontal na pista.

O OFUSCAMENTO causado pelo retrovisor interno pode ser evitado mudando-o para a posição “escura” nos espelhos de carros que oferecem esta opção.

NÃO DURMA NO PONTO. Sentiu cansaço? Vontade de cochilar só segundinho? Pare! Segundo a Auto Ban, em apenas dois segundos de sonolência, um veículo a 130 km/h percorre sem controle 72 metros.

HORA DO RELAX. Duras horas seguidas é o tempo máximo na direção. Depois disso, faça uma para em local seguro e descanse. Estique as pernas, espreguice, alongue-se e relaxe. Vinte minutos não mudarão nada. Chegar vivo e inteiro é que vão fazer a grande diferença.


Leia também

Cansaço: risco comparável ao da ingestão de bebida alcoólica

Ranking que classifica veículos de acordo com a visibilidade proporcionada para o motorista

Confira 18 dicas para ter uma boa visibilidade ao volante

Você é médico ou monstro na direção?

6 dicas de Tai Chi Chuan para vencer os congestionamentos

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors