Da Oficina: Chevrolet Corsa é aprovado por reparadores

Bem conservado, modelo compacto é aprovado pelos reparadores
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– A atual geração do Chevrolet Corsa está no mercado desde abril 2002. Praticamente sem alterações nesses quase seis anos, o modelo apenas adotou o propulsor VHC Very High Compression, ou compressão muito alta logo após seu lançamento e ganhou o motor 1.4 Econo.Flex em 2007, quando também teve leves retoques visuais. Sua base mecânica, porém, praticamente não foi alterada, o que é um benefício para os reparadores. Nesta avaliação, elegemos um modelo do primeiro ano de fabricação do carro com 45 mil quilômetros rodados para tirar todas as dúvidas sobre a manutenção do hatch da General Motors. Confira como ele se saiu.

Motor

Com pouca quilometragem, "nosso" Corsa teve a honra de estrear o aparelho de vídeo endoscopia, mais um investimento que o Oficina Brasil fez para levar aos reparadores as informações mais precisas possíveis em relação à manutenção automotiva.

Realizada na Ingelauto, oficina de propriedade do consultor Eduardo de Freitas, a avaliação dissecou um veículo adquirido em uma concessionária Chevrolet há cerca de quatro meses. O carro nunca apresentou problemas, mas, em função de uma viagem de férias, o dono do Corsa, o auxiliar técnico, Junior Nascimento, decidiu fazer uma revisão completa no veículo.

A correia dentada foi substituída pela concessionária aos 38 mil quilômetros. Na maioria destes motores, porém, é aconselhável sua substituição com 45 mil quilômetros. "Apesar de o manual indicar a troca só aos 60 mil, na prática é prudente reduzir esse prazo para evitar problemas", indica Eduardo de Freitas.

Não havia reclamações de barulho, mas o coxim direito do motor estava quebrado e foi substituído. Com o aparelho de vídeo endoscopia, foi possível retirar as velas e injetores, e verificar o estado interno do cabeçote e das câmaras de combustão. Em ambas, havia marcas de carbonização decorrentes do consumo de combustível adulterado.

O proprietário do Corsa informou que procura abastecer somente em postos de confiança. Quando não há essa possibilidade, utiliza estabelecimentos de bandeira conhecida.

As cabeças dos pistões do compacto da Chevrolet apresentavam uma fina crosta de carbonização, fato normal se considerada sua quilometragem. Os cilindros tinham as marcas do brunimento de maneira nítida, bem como sua película de óleo e o coletor de admissão apresentavam marcas de retorno de chama backfire. Cabeçote e válvulas estavam com depósitos normais de carbonização.

Embora, o carro já contar com cinco anos, o líquido do sistema de arrefecimento, que é orgânico apresente uma coloração rosa, ainda apresentava 32% de aditivo. Após essa medição, ele foi substituído. O silencioso traseiro já havia sido trocado na revisão anterior.

Apesar da troca da correia de maneira preventiva pela concessionária, antes da venda do veículo, os consultores observaram com o aparelho de endoscopia que a bomba de água apresentava marcas de um pequeno vazamento de água, que não necessitava de intervenção imediata. O cliente, contudo, foi aconselhado a conversar com a loja que lhe vendeu o veículo para verificar o que poderia ser realizado.

Mesmo sem reclamações do dono do carro de vazamento de óleo, a Ingelauto constatou que a junta da caixa de marchas tinha marcas de óleo "suado", sem gerar pingos. Por isso, não houve necessidade de intervenção.

Freios

Os cilindros das rodas traseiras já apresentavam vazamentos internos, que estavam contidos pelas coifas. Quando elas foram removidas, porém, o fluído começou a surgir.
Os discos de freio já apresentavam desgaste acentuado, mas não estavam com o desempenho comprometido. Na próxima revisão, entretanto, eles deverão ser substituídos, assim como as pastilhas, que são muito abrasivas e foram responsáveis por um desgaste prematuro dos discos.

Suspensão

Apenas os amortecedores dianteiros e traseiros e seus kits foram substituídos devido ao tempo de uso ainda eram originais de fábrica. O restante das peças estava em perfeitas condições.
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