DataDot é alternativa para evitar roubos

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. DataDot é alternativa para evitar roubos
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- 2/10/2006 - O CESVI Centro de Experimentação e Segurança Viária vai apresentar na quinta-feira, dia 5, na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, um produto chamado DataDot.

Trata-se de uma espécie de pistola capaz de gravar dados em cada peça do carro. A alternativa é encarada pela entidade como um jeito moderno e mais eficiente de fazer a marcação de chassi, com a vantagem de poder inscrever números em todas as partes do veículo.

O aparelho pulveriza em qualquer superfície uma média de três a cinco mil bolinhas dots. Cada uma delas contém informações que podem ser vistas com uma lupa. Segundo José Aurelio Ramalho, diretor executivo de operações do CESVI, é impossível arrancar os pontinhos das peças. "É como jogar confete dentro do carro. Por mais que você limpe, nunca vai conseguir tirar tudo", exemplifica.

Com o sistema de marcação, assaltantes teriam mais dificuldade de vender automóveis para os desmanches. Afinal, a polícia poderia identificar os objetos roubados passando neles uma luz infravermelha. Atualmente é muito difícil, por exemplo, encontrar pára-brisas no mercado paralelo, pois eles têm o chassi gravado.

No exterior, as montadoras estão usando o DataDot na linha de produção. De acordo com executivo, o sistema já existe em todos os lugares do mundo, menos na América Latina. "Nos Estados Unidos, esse equipamento é vendido até por telefone", afirma. Com ele, qualquer tipo de objeto pode ser marcado, diminuindo o risco de roubo.

O CESVI está entrando em contato com várias empresas e buscando parcerias para colocar o produto no mercado. "Até a Blockbuster está nos procurando, porque muita gente rouba os DVDs de lá e coloca para alugar em locadoras pequenas", conta Ramalho.

Há três anos a entidade tenta trazer o sistema para o Brasil, mas não consegue encontrar uma empresa que apóie. "O CESVI é um centro de pesquisas, não ganhamos nada para vender o produto", diz. "Temos apenas o compromisso social de trazer a tecnologia para o país, mas alguém que vá ganhar dinheiro com isso."

________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!


_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors