Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Mortes por acidentes de transportes caiu 4,3%

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Mortes por acidentes de transportes caiu 4,3%
Agência Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Brasília - O número de mortes por acidentes de transportes caiu 4,3% de 1994 a 2006, levando em conta o aumento da população. O número de mortes a cada 100 mil habitantes passou de 19,4 para 18,6 no período.

No entanto, o número total de mortes nesse tipo de circunstância cresceu: passou de 29,5 mil para 35,1 mil, um aumento de 19%. A população cresceu mais de 23% no período.

Os dados fazem parte do estudo Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008, elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com a Rede de Informação Tecnológica Latino Americana Ritla, o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça.

Os pedestres são as vítimas mais freqüentes desse tipo de morte. Em 2006, eles representavam 34,9% dos óbitos por acidente de transporte.

Mesmo assim, as mortes de pedestres foram as que tiveram mais queda entre 2002 e 2006 – passaram de 43,4% para 34,9%. Enquanto isso, houve aumento do percentual de vítimas de acidentes com motos de 16,3% para 25,1%.

Em 2006, o município com maior número de óbitos por acidentes de transporte foi São Paulo, com 1.593 mortes. Em segundo lugar, ficou Belo Horizonte, com 704.

Os 200 municípios com a maior concentração de mortes em acidentes de transportes reúnem 59% desse tipo de morte em 2006. O Rio de Janeiro é o estado com maior proporção de municípios nesse grupo: 22,8%.

Ao analisar os números, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que o governo estuda a possibilidade de aumentar o valor das multas para reduzir os acidentes de trânsito.
“Vários estudos que têm chegado ao ministério indicam que um aumento de multa pode sim coibir a infração, a prática de delitos de trânsitos e salvar vidas. Neste sentido, o ministério tem uma tendência de estudar e implementar medidas neste sentido”, afirma.


Leia também:

Tao do trânsito - Caminho para felicidade está bem abaixo de nossas rodas

Exclusivo – Guru indiano dá soluções para o caos

Veja quem vai te levar pra casa depois da bebedeira

Piloto da Vez - conceito inédito de direção segura

Guiar na estrada pela 1ª vez. E agora?

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors