Respostas do criador do automóvel

Mercedes-Benz quer ser pioneira em soluções sustentáveis
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Adriana Bernardino
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A Mercedes-Benz inventou o carro, o caminhão e o ônibus, engenhocas que, se por um lado, provocaram uma revolução na mobilidade e dão muito orgulho à marca; por outro, tornaram-se um dos maiores emissores de gases do efeito estufa no planeta. Culpa? Não necessariamente, mas a fabricante tem se esforçado para ser pioneira também em soluções sustentáveis que façam o caminho reverso da poluição acelerada pelos motores.

As inovações tecnológicas da marca estão sendo apresentadas na planta da fábrica em São Bernardo do Campo até amanhã, em evento que comemora a Semana do Meio Ambiente e integra uma iniciativa global do Grupo Daimler, a Shaping Future Transportation do inglês, Construindo o Transporte do Futuro. “Como inventores, somos os mais preparados para oferecer mobilidade sustentável. O custo de desenvolvimento é alto, mas queremos uma saída que seja tão global, sustentável e segura quanto possível”, disse Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

Com instalação interativa, a marca apresentou suas principais iniciativas, como o uso do diesel feito da cana-de-açúcar. Testes realizados em ônibus na capital paulista, que circularam com a mistura de 10% diesel de cana e 90% diesel comercial com teor de enxofre S50, apresentaram redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar as emissões de NOx óxidos de nitrogênio.

Enquanto o diesel de cana está em teste, os caminhões e ônibus da Mercedes-Benz já se preparam com tecnologia BlueTec 5 para o PROCONVE P-7, legislação que entrará em vigor em 2012. A inovação promete responder à legislação, que exige redução de 80% nas emissões de material particulado e de 60% nas emissões de NOx.

Outro foco de investimento são as peças remanufaturadas, resultado do reaproveitamento de cerca de 70% do metal utilizado originalmente na sua fabricação. Bom para o planeta, lucrativo para a fabricante alemã, que aumentou três vezes o número de vendas em um mercado até então inexplorado pela marca. As peças remanufaturadas chegam a custar 55% menos que uma nova e têm garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem.

Para os automóveis, o destaque é para a tecnologia BlueEfficiency, cujo garoto propaganda é o sedã S400, primeiro híbrido à venda no mercado brasileiro. Outra tecnologia baseada no conceito BlueEfficiency são os motores CGI, tecnologia de injeção direta de gasolina que permite uma queima mais eficiente, redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes, sem impactar no desempenho do veículo. A Mercedes-Benz exibe ainda outras tecnologias aplicadas à motorização de seus automóveis na Europa, como o NGT gás natural veicular, E-Cell e E-Cell Plus elétricos, Híbrido, BlueTEC Hybrid e F-Cell célula de combustível.

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