Veja como fazer uma viagem de moto sem imprevistos

Existe uma série de dicas que podem tornar a sua condução mais segura e tranqüila
  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Veja como fazer uma viagem de moto sem imprevistos
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Com o Carnaval chegando, a estrada deve estar nos pensamentos de muitos motociclistas. Se fosse só pegar a moto, dar a partida e viajar, seria ótimo, mas não é assim que a coisa funciona. Uma viagem segura exige preparação e, acima de tudo, juízo.

Os principais perigos de uma estrada para motos são os buracos, degraus e rachaduras presentes nas pistas. Eles são verdadeiras armadilhas. Porém, além de ficar atento diante destes percalços, o piloto deve se preocupar com outros itens que podem prejudicar a viagem.

Uma dica para evitar possíveis acidentes é utilizar a direção defensiva, ou seja, pilotar de uma forma que você reconheça antecipadamente as situações de perigo, prevendo o que pode acontecer com o seu veículo e com os outros usuários. Basta começar a praticar.

A agência InfoMoto elaborou uma matéria sobre “Dicas de segurança para motociclistas e motoristas”. Nela também há cuidados básicos para efetuar uma condução tranqüila durante o percurso planejado. Vale uma leitura cuidadosa.

Outra tarefa fundamental para garantir que o passeio não acabe antes é executar a manutenção preventiva da sua motocicleta. Ela é a melhor forma de você escapar da manutenção corretiva, que além de prejudicar a segurança, coloca a vida do motociclista em risco.
Todo motociclista deve ter como regra a manutenção preventiva. O WebMotors e o Jornal Oficina Brasil têm um serviço totalmente gratuito de manutenção preventiva batizado de Agenda da Moto. Ele é um serviço que disponibiliza aos internautas de todo o país alertas periódicos de manutenção, financiamento, seguro e impostos do veículo.Para se cadastrar no programa Agenda da Moto, são necessários alguns minutos diante da tela do computador.

Veja as dicas para não tornar o passeio em um pesadelo

- Antes de viajar calibre os pneus
- Verifique o período da troca do óleo e veja se a distância percorrida irá ultrapassar a validade. Caso isso ocorra, faça a substituição antes.
- Regule os faróis da motocicleta.
- Não viaje por mais de uma hora sem parar para descanso, promova um alongamento.
- Prefira abastecer nos postos com bandeira ou que obtenham certificados
- Ao acessar uma rodovia ganhe velocidade pelo acostamento para depois entrar na pista de rolagem.
- Em caso de ultrapassagens fique atento aos desníveis e nunca a faça em pontes ou viadutos.
- Fique de olho nas manchas de óleo na pista, principalmente na pista da esquerda, em caso de rodovias maiores, onde os caminhões trafegam com mais freqüência.
- Em conduções noturnas não rode acima dos 80 km/h, essa velocidade é a ideal para que a motocicleta não ultrapasse a atuação do facho do farol, favorecendo a visibilidade.
- Em caso de chuva lave a viseira do capacete com sabão neutro para eliminar a gordura.
- Sempre segure o guidão com as duas mãos.
- Antes de tomar iniciar a viagem faça refeições leves, não beba e evite fumar. O álcool no organismo e o cigarro diminuem os reflexos.

Gosta de motocicletas? Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas neste segmento por marcas: Honda Yamaha Suzuki Sundown Kasinski Leia mais sobre segurança no trânsito: Direção defensiva Dicas de segurança para motoristas e motociclistas Dicas de segurança para motoristas e motociclistas

Viagem de carnaval: vá e volte com segurança

Mirna – Por ela você não esperava

Pesquisa CNT - Estradas mostra como andam nossas vias

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors