Avaliação do Honda Civic: Rodamos por mais de 1.000 km com a 9ª geração do sedã

Sedã renova com o objetivo de vender 4 mil carros ao mês, a ideia é bater a liderança do Toyota Corolla


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- O imbatível Toyota Corolla pode estar com a sua confortável posição contada, será? O ataque pode vir de vários lados, dos europeus - Jetta, Fluence e 408 – dos asiáticos – Cruze e Elantra – ou até mesmo do seu compatriota Honda Civic.

Cansada de ficar espiando o reinado do seu conterrâneo, a Honda resolveu se mexer e apostou todas as fichas na nova geração do Honda Civic. O carro chega ao mercado nacional cheio de features que o mundo publicitário ama: porta-malas maior, visual mais moderno, teto-solar, câmera de marcha ré, botão de condução ecológica entre outros. Para comprovar o peso dos chamarizes, o WebMotors ficou por uma semana com o Honda Civic EXS, versão topo de linha. Com um valor sugerido de R$ 85,90 mil, o carro tem pulso para desbancar toda a concorrência, mas talvez tenha pouco fôlego para se segurar na dianteira.

A primeira impressão que se tem ao sentar no novo Civic é a de estar em um modelo com poucas mudanças. Aliás, o interior permaneceu quase igual, o que mudou bastante foi o acabamento imitando treliça de fibra de vidro e a alavanca do freio de serviço abandonado o estilo manche de avião. A versão avaliada, a EXS, tem de série uma tela de LCD de 6,5, touch screen com GPS integrado. As versões disponíveis no mercado são as mesmas das de 2006, LXS, LXL e EXS.

Modo econômico de condução
Uma novidade tecnológica da nova geração é a opção da condução econômica/ecológica, denominada de ECON. Para acioná-la a Honda aplicou do lado esquerdo do motorista um botão, com uma arvorezinha verde igualzinha a do CR-Z. Quando ela está acionada o carro dosa o acelerador e controla diversos parâmetros para que o automóvel atenda a demanda de menor consumo de combustível. Quando a “arvorezinha” está acionada, por exemplo, o ar-condicionado fica na maior parte do tempo no modo de circulação, eventualmente desligando-o, caso a temperatura da cabine atinja o a temperatura selecionada. Esse é um dos elementos utilizados para que o modelo se comporte nos critérios sugeridos pelo motorista. Se o condutor quiser mais um elemento para gastar menos combustível ainda, há uma espécie de econômetro que muda de cor conforme a utilização do acelerador.

Tela de LCD e a câmera de marcha a ré
Outra novidade do Civic é uma tela de LCD colorida com todas as informações necessárias sobre o veículo. Na versão topo o usuário ainda tem a disposição o sistema touch screen dentro de uma tela maior, a de 6,5 polegadas. Todas as versões do sedã são equipadas com câmera traseira de ré. Na versão avaliada por nós o condutor tem a visão por meio da tela todas às vezes que a marcha a ré é engatada. Nas versões LXS e LXL, a visão transmitida é disponibilizada no painel, junto de outras informações. O lado bom do acessório é a possibilidade de você poder enxergar quase tudo que ocorre lá atrás. O lado ruim do recurso está no fato de você ter de usar o apetrecho como um auxílio, uma vez que você precisa desviar o olhar da câmera para utilizar os espelhos retrovisores. Ou seja, na hora da manobra a tecnologia não se completa com os espelhos. A situação fica mais incomoda pelo fato de o Honda não ter sensores sonoros de estacionamento. O item é vendido apenas como um acessório nas concessionárias.

Dirigibilidade avançada

O Honda Civic perdeu aquela impressão de apetite mais arisco, tal detalhe é justificada com as inovações tecnológicas da nona geração. O Civic na sua versão topo traz controle de tração e de estabilidade, assim como sistema de assistência à estabilidade da direção elétrica Motion Assistent-Eletric Power Steering. Os dois últimos recursos tecnológicos citados só estão presentes na versão topo. Caso o motorista queira passar por emoções apuros, basta desligar o controle de tração indicado por meio de um botão no painel. Já o segundo item não oferece a possibilidade. O sistema faz um exercício de “compensação da direção” quando o motorista entra em uma curva mais forte. Com todos os recursos ligados, inclusive o modo ECON, o Civic é bem morno e seguro. Com o VSA desligado e utilizando uma tocada mais aguçada, o Civic fica mais emocionante, se aproximando até mesmo do estilo de tocada do modelo anterior.

Tamanho e documento

Um dos pontos cruciais do modelo anterior era o pequeno, para a categoria dos sedãs, volume do porta-malas de 340 litros. Agora, o sedã japonês consegue levar até 449 litros de bagagem. O segredo para conquistar mais espaço veio com a adoção de um estepe de emergência, como os que são usados pelos carros europeus. A solução, além de oferecer maior espaço para as malas, deve diminuir a incidência dos assaltos de pneus sobressalentes. Como é fácil de arrombar a tampa traseira do Civic da geração anterior, a facilidade do roubo de pneus é uma das principais queixas dos proprietários do modelo antigo. Outro item que mudou para menos, por incrível que pareça foi a distância de entre-eixos, de 2,70 m para 2,66 m. Segundo a Honda, mesmo com o tamanho menor, o espaço dos ocupantes aumentou. Como assim? Para a fabricante o ganho ficou por conta do menor cofre do motor. Apesar de os eixos mais próximos, o novo japonês está maior, 4,52 m contra 4,48 m da versão anterior. Altura e largura permaneceram idênticas, 1,45 m e 1,75 m respectivamente. Outro item que cresceu foi o da capacidade do tanque de combustível, de 50 para 57 litros.

Transmissão e motor

O propulsor continua igual, trata-se do consagrado motor quatro-cilindros de 1,8L com 140 cv quando usa etanol. Segundo a Honda, o conjunto reajustado consome cerca de 2% menos que a opção aplicada no modelo anterior. Outra sutil mudança pode ser encontrada nas opções com transmissão automática, onde as relações da 1ª e da 2ª marcha foram encurtadas. O fato de o Civic não ter câmbio de seis marchas, apenas de cinco, não interferiu no desempenho dele, uma vez que a caixa da Honda é bem esperta. Faltou um sistema de dupla embreagem para deixá-lo melhor.

O consumo do Honda foi o que mais favoreceu o carro se comparado com outros modelos. De acordo com as referências de tanque a tanque feitas pelo Webmotors, o Civic fez 6,3 km/l de etanol no circuito urbano, sendo que o indicado pelo computador de bordo era de 6,3 km/l. Com gasolina, o Civic fez 12,6 km/l sendo o indicado pelo carro 10,3 km/l. Em todas as situações o ar-condicionado estava ligado.

Conclusão

Com um valor bem salgado R$ 85,90 mil, o Civic EXS passou a ser o segundo veículo mais caro que a marca comercializa no Brasil. Os principais itens de série a versão avaliada são: teto-solar, air-bags laterais, GPS integrado, direção e ar-condicionado. Agora, se você busca um sedã dentro da categoria que tenha o maior porta-malas, o Honda Civic ainda não é o melhor neste quesito. Entre os concorrentes citados no início desta reportagem ele só ganha do Hyundai Elantra, que oferece 420 litros. Veja a ficha técnica abaixo e tire suas conclusões. Será que o Honda Civic tem pulso e fôlego para retomar a liderança?

História
O Honda Civic foi o primeiro carro importado pela marca para o país, em 1992 à época, estava em sua quinta geração, e, cinco anos mais tarde, estreou a fábrica localizada em Sumaré SP. A apresentação do Honda Civic 2012 retrata um modelo que vem se desenvolvendo desde sua primeira geração em 1972.

Sedãs médios mais vendidos de Janeiro

1º Toyota Corolla - 3.626
2º Chevrolet Cruze - 2.662
3º Volkswagen Jetta - 2.094
4º Renault Fluence - 1.426
5º Honda Civic - 1.374
6º Nissan Sentra – 859
7º Fiat Linea – 674
8º Ford Fusion – 486
9º Citroën C4 Pallas - 458
10º Hyundai Elantra – 436
Unidades – Fonte Fenabrave

Preços sugeridos ao consumidor
Honda Civic LXS MT Flex: R$ 69.700,00
Honda Civic LXS AT Flex: R$ 72.900,00
Honda Civic LXL MT Flex: R$ 72.700,00
Honda Civic LXL AT Flex: R$ 75.900,00
Honda Civic EXS AT Flex: R$ 85.900,00

 

Civic

Cruze

Fluence

408

Jetta

Corolla

Motor

1.799 cm³

1.706 cm³

1.998 cm³

1.997 cm³

1.984 cm³

1.986 cm³

Potência cv

139 cv/ 140

140 cv/ 144

140 cv/ 143

143 cv/ 150

116/ 120

142/ 153

Torque kgfm

17,5/17,7

17,8/18,9

19,9/20,3

20/22

17,7/18,4

19,8/20,7

Câmbio

Auto. de 5

Auto. de 6

CVT de 6

Auto. de 4

Auto. de 6

Auto. de 4

Pneus

205/55 R16

225/50 R17

205/55 R16

225/45 R17

225/45 R17

205/55 R16

Comprimento

4,52 m

4,60 m

4,62 m

4,69 m

4,64 m

4,54 m

Altura

1,45 m

1,48 m

1,48 m

1,52 m

1,47 m

1,48 m

Largura

1,75 m

1,79 m

1,81 m

1,82 m

1,78 m

1,76 m

Entre-eixos

2,67 m

2,68 m

2,70 m

2,71 m

2,65 m

2,60 m

Porta-malas

449 l

450 l

530 l

526 l

510 l

470 l

Peso

1.286 kg

1.404 kg

1.372 kg

1.524 kg

1.346 kg

1.285 kg

Freios

Ventilados

Vent/ Solid

Vent/ Solid

Sólidos

Vent/ Solid

Vent/ Solid

Preço

R$ 85.900

R$ 79.900

R$ 75.990

R$ 79.900

R$ 89.520

R$ 86.570

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