Fiat Strada CD desperta curiosidade sem apresentar funcionalidade

A versão cabine estendida é muito bem resolvida. Já a cabine dupla tem uma crise de identidade muito séria


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Rodrigo Samy
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- Não dá para contestar o sucesso da Strada Adventure Cabine Dupla! Por onde ela passou, chamou a atenção. Bastou estacioná-la por 5 minutos em uma movimentada rua da região Oeste, na cidade de São Paulo, para que três grupos encostassem a cabeça no vidro dela. A ideia deles era espiar o segredo do carro.

É incontestável a forma com que a picape da Fiat conquistou fama e espaço no mercado das picapes pequenas. A ajuda também veio da “dorminhoca” Saveiro que estacionou no tempo, deixando a brecha para a conquista da Fiat. Mas nem tudo são flores! A Fiat Strada Adventure Cabine Dupla pode se transformar no calcanhar de “Aquiles” da Strada. Algo mais ou menos igual com a história do boteco fedido. Depois que o transformaram em restaurante cheiroso ninguém mais apareceu.

Resumindo: a essência da Strada continua perfeita, mas a versão Cabine Dupla não conseguiu manter o excelente conjunto oferecido no modelo anterior. Vendida a R$ 46,44 mil, a picape não oferece aquele espaço que é vendido na propaganda. A prova disso começou quando o WebMotors foi convidado para avaliar a Fiat Strada Adventure CD. Antes da chegada dela houve um anúncio na redação.

Cinco personagens, então, desceram para ver o automóvel de perto e pularam para dentro do carro. Os personagens do banco traseiro, com 1,75 m, bateram a cabeça no teto e esbarraram o joelho no encosto do banco dianteiro. Já os ocupantes do banco dianteiro, de 1,80m, tiveram de empurrar todo o banco para trás, para se encaixarem na frente. Ou seja, o espaço ficou restrito para os dois lados.

A diferença é que os bancos dianteiros não são do mesmo tamanho da Strada convencional. Para ganhar espaço, a Fiat diminuiu o tamanho do assento e dos encostos. Outro recurso que acabou prejudicando a dirigibilidade e o conforto do motorista foi o da anulação do ajuste de altura do banco. Esse acessório foi eliminado porque ficava impossível encaixar trilhos tão “elásticos” sem gerar um espaço mínimo para as pernas dos ocupantes traseiro.

O carro só ficou ideal para três pessoas: uma passageira de 1,75 m, sentada confortavelmente de lado direito no banco traseiro, uma passageira de 1,60 m no banco do passageiro e um motorista de 1,80m. Ficou algo parecido com o espaço da sogra.

O mesmo detalhe foi observado quando o WebMotors foi convidado a participar do lançamento do carro. O texto publicado dizia: Segundo a Fiat, duas pessoas de 1,75 m ficam bem acomodadas se uma viajar atrás da outra dentro da picape. Pode até ser, mas uma de 1,85 m fica com a cabeça batendo no teto, na parte traseira. E rezando para ninguém com a mesma altura ser o motorista ou o passageiro do banco da frente.

Ao volante

Depois de alguns ajustes, o WebMotors se encaixou na Strada. Nas condições normais a Strada mantém o DNA incorporado nas primeiras versões. O motor é o 1,8-litro flexível em combustível fornecido pela GM e o sistema Locker opcional de R$ 1.300 continua presente. Vale até relembrar a nossa avaliação da Strada Adventure Locker.

Outro problema da cabine é que pelo fato do assento estar em uma posição mais elevada, a visão do motorista fica interrompida pelo espelho retrovisor. Isso mesmo! Para você entrar em uma esquina ou pegar uma tangência de uma curva é necessário “fintar” desviar do espelho para continuar na trajetória. Algo que acaba prejudicando em muito a ergonomia e a visibilidade.

Grip no asfalto

Como tem uma boa distância do solo para enfrentar obstáculos de até 200 mm de altura, a Fiat Strada tem um centro de gravidade desfavorecido. Este detalhe, somado aos pneus de uso misto, prejudica a estabilidade do utilitário no asfalto.

A vantagem deste ponto negativo no circuito urbano é que na terra a picape se sai muito bem. Distância do solo parecida com a de picapes médias e uma caçamba com 580 l. Já a capacidade de carga chega a 650 kg. Repare que a diferença de volume de uma caçamba para outra da Strada é bem grande! Se a cabine for simples, a picape Strada oferece 1.100 l de volume em sua caçamba. Se o consumidor preferir a Cabine Estendida, poderá levar 800 l. Já se a decisão for pela Dupla, terá 580 litros em sua caçamba.

Quanto vale?

Completa, ela sai por R$ 57.051. Esse preço inclui, além dos itens de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, computador de bordo, volante com regulagem de altura, My Car Fiat, rodas em liga-leve de aro 15”, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, espelhos retrovisores externos com repetidor de direção e faróis de profundidade e de neblina, sensores de chuva, de luz, retrovisor interno eletrocrômico, rádio Connect, com Bluetooth, entrada USB e MP3, ABS, dois airbags dianteiros, retrovisores externos elétricos e teto solar, sistema Locker, bancos parcialmente revestidos em couro e capota marítima, que deveria ser item de série.


Se você quiser a Cabine Dupla gastando menos

A Fiat lançou a Strada Cabine Dupla na versão de acabamento Working. Uma forma de reagir ao lançamento da nova Saveiro. O novo modelo chega com equipamentos de série como: computador de bordo, volante com regulagem de altura e ganchos para amarração de carga na caçamba. O motor é o 1,4-litro de 85 cv 100% gasolina e 86 cv 100% álcool. Ou seja, uma versão pé de boi para a Strada Cabine Dupla. Como principais opcionais a italiana disponibilizou: air bag e ABS, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, direção hidráulica e capota marítima. O valor sugerido da Working é de R$ 36,58 mil.

FICHA TÉCNICA – Fiat Strada Adventure Locker

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.796 cm³
POTÊNCIA112 cv gasolina e 114 cv álcool a 5.500 rpm
TORQUE175 Nm gasolina e 181 Nm álcool a 2.800 rpm
CÂMBIOManual de cinco velocidades
TRAÇÃODianteira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira; hidráulica
RODASAro 15” de liga-leve
PNEUS205/70 R15
COMPRIMENTO4,46 m
ALTURA1,63 m
LARGURA1,74 m
ENTREEIXO2,75 m
CAÇAMBA580 l
PESO em ordem de marcha1.195 kg
TANQUE58 l
SUSPENSÃODianteira independente tipo McPherson; traseira por eixo rígido, com lâminas longitudinais parabólicas
FREIOSDiscos ventilados na dianteira e tambores na traseira
CORES Azul Búzios, Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine, Azul Vitality, Bege Savannah, Cinza Cromo, Cinza Scandium, Cinza Tellurium, Prata Bari, Preto Vesúvio, Verde Lagoon, Verde Savage e Vermelho Magna
PREÇOR$ 57.051


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