Nova Fiat Strada

Fiat Strada salta em qualidade e seguirá líder

Nova geração agregou itens de segurança, novo motor, quatro portas e espaço na caçamba, mas se manteve robusta

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 14,2/3500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,4 km/litro
      Estrada: 9,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 844 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.4

Overview

Picape se destaca por itens de segurança, nova motorização e preços agressivos perante os concorrentes.


  • + Consumo
  • + Versatilidade
  • + Conectividade
  • - Acabamento
  • - Posição de dirigir
  • - Painel de instrumentos
 
  • 5.0 Estrela icone
  • 5.0 de 5 estrelas
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Desde a prévia do lançamento oficial da Fiat Strada, o leitor do WM1 já acompanha diversas reportagens sobre a nova geração da picape compacta. Falamos a respeito do que melhorou e o que ainda pode evoluir, comparamos com a principal rival, a Volkswagen Saveiro, e também com a Renault Duster Oroch.

Já tivemos também vídeo sobre a picape e ainda demos nossas primeiras impressões sobre o lançamento. Agora, com o início da reabertura econômica na cidade de São Paulo, finalmente conseguimos testar para valer a nova Fiat Strada.

Como anda

A configuração testada foi a Volcano, que custa R$ 79.990 e é a topo de linha - veja todas as configurações. O motor 1.4 Fire de 88 cv já cumpria bem sua missão na Strada, mas o 1.3 FireFly com seus 109 cv e 14,2 kgf.m de torque vai além. Acoplado a um câmbio de cinco marchas com engates mais precisos, o propulsor deu vida nova à picape compacta.

É necessário até certo cuidado nas saídas de semáforos ou ao manobrar em estacionamentos, especialmente com a picape vazia. O motor garante excelente desempenho e as relações de marchas proporcionam a otimização da potência. Em resumo: anda mais que o próprio Argo com este motor.

A suspensão dianteira também foi revista, o que ajudou a melhorar a dirigibilidade. Além disso, a picape pula menos quando está vazia, além de filtrar melhor as imperfeições do solo. Por outro lado, a suspensão traseira segue com feixe de molas, o que a torna imbatível nessa categoria na hora de trabalhar. Como já mostramos, a capacidade em litros aumentou consideravelmente.

Outro ponto benéfico está na direção elétrica. Precisa e bem direta, garante um bom entendimento do comportamento do veículo em todas as situações. No entanto, a coluna de direção poderia ter o ajuste de profundidade, o que melhoraria ainda mais a ergonomia da Fiat Strada.

Convivência

Muitos comentários nas redes sociais criticaram o painel da segunda geração da picape. De fato, ao menos a configuração Volcano poderia ter mais detalhes ou uma mistura de materiais. O painel digital também merecia mais refino, não somente uma telinha pequena na parte central.

Nova Fiat Strada 2457
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Legenda: Nova Fiat Strada ganhou mais espaço para objetos dentro da cabine
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

No entanto, devemos lembrar que a Strada é um carro de trabalho e, como tal, precisa ser prática. Isso se tornou inquestionável. Além da versatilidade natural com a caçamba, o interior da picape ganhou mais porta-objetos e com capacidades maiores.

No console central, além do porta-copos, há espaço para deixar o celular e outro, logo abaixo da entrada USB, onde é possível colocar mais algumas coisas, como controle do portão automático e chave de casa. No lado do passageiro, há mais um nicho para outros itens, enquanto os painéis das portas agora suportam garrafas.

Como nem tudo são flores, não bastasse a ausência do ajuste de profundidade do volante citado, a posição de dirigir é extremamente alta. Além de bancos com o assento maiores, a Strada cresceu consideravelmente seu vão livre do solo: saiu de 19 cm na Hard Working de antiga geração para 24 cm na Volcano.

Conectividade

De fato. é muito prática uma central com conexão sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Após autorizar na primeira vez - vale lembrar que dessa maneira a bateria do smartphone é mais exigida -, você apenas precisa entrar no carro e o pareamento acontecerá automaticamente.

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Legenda: Central multimídia com conexão com Android e IOS sem fio é uma das grandes novidades da Fiat Strada
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Outra boa notícia do sistema é que os destinos mais visitados são sugeridos diretamente na tela. Basta apenas um clique para que o seu aplicativo de navegação favorito seja aberto e te indique o melhor caminho até sua casa ou trabalho, por exemplo.

Preço e concorrência

Conforme já mostramos em duas matérias, ao comparar com a Saveiro e a Oroch, a nova Fiat Strada se sobressai perante as duas, especialmente contra a rival maior. A Volkswagen atualmente cobra R$ 92 mil pela sua picape topo de linha, mais cara até que a Oroch 2.0, que está na casa dos R$ 82 mil na versão com câmbio manual.

Dessa maneira, com esse posicionamento agressivo, mais equipada, moderna e versátil, a Strada tem tudo para continuar a liderar de braçada o segmento. A hegemonia de 20 anos da Fiat não deve ser abalada e cada vez mais será difícil justificar que rivais invistam nesse segmento.

Ancora: Conclusão Score

 

Ficha Técnica

FIAT - STRADA - 2021
1.3 FIREFLY FLEX VOLCANO CD MANUAL
R$ 79990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.3
  • Cilindrada cm³
  • 1332
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Comando de Válvulas
  • SOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Firefly
  • Potência (cv/rpm)
  • 109/6250
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 14,2/3500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 101/6250
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 13,7/3500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 166
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,4
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,3
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 5
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4480
  • Largura (mm)
  • 1732
  • Altura (mm)
  • 1595
  • Entre-eixos (mm)
  • 2737
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 210
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 23,2
  • Ângulo de saída (graus)
  • 28,4
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 55
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 844
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1174
  • Carga útil (kg)
  • 650

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Uconnect
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/60
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso8.5
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo7.8
  • Desempenho8.3
  • Opinião do repórter8.2
  • + Consumo
  • + Versatilidade
  • + Conectividade
  • - Acabamento
  • - Posição de dirigir
  • - Painel de instrumentos
 
8.4

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