Golf GTI, o esportivo que tem o preço alto da fama

Com 193 cv de potência, o modelo ultrapassa 200 km/h


  1. Home
  2. Testes
  3. Golf GTI, o esportivo que tem o preço alto da fama
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Desde quando entrou no mercado mundial, em 1976, o Golf conquistou amantes e admiradores. Muitos palpitam que o hatch ameaçará a posição do símbolo mais forte da Volkswagen, a do Fusca. Você acha isso possível?

No Brasil, o Golf desembarcou na 3ª geração, em 1994, na versão esportiva GTI, que era importada do México.

Hoje, na 5ª geração e com a 6ª pronta para chegar, o Golf ostenta a posição de ser o segundo automóvel mais rápido e potente do Brasil, apesar de estar na 4ª geração.

É, podem falar o que quiser, mas o Golf GTI é um automóvel que arranca suspiros dos jovens. Isso mesmo, dos meninos. Ao rodar com esta máquina que todos sonham em ter uma na garagem, é nítida a sensação de ser observado por uma faixa masculina. Isso não significa que existe desgosto das mulheres pelo carro.

Lados negativos o Golf tem de monte, basta usar a calculadora ou por a mão na cabeça. Além de o seguro ser bem salgado, cerca de 8% do valor do bem, poucas empresas do segmento o aceitam, pois o consideram de extremo risco. Outro motivo, bom, que coloca o carro para baixo nesta área, é a sua potência aliada a uma excelente dirigibilidade. As duas qualidades fazem dele um dos preferidos para a realização de “fugas”.

Hoje, a Volkswagen não oferece dispositivos de segurança gratuitos como bloqueadores, GPS e rastreadores. Antes, a empresa fez essa opção para amenizar a fama de ter um automóvel admirado por todas as “tribos”.

Outros senões do Golf são o consumo do combustível, 9 km/l em ciclo urbano, e a manutenção preventiva. Para andar bem com o motor 4-cilindros em linha, de 1,8 litro turbinado, é necessário utilizar gasolina de alta octanagem. Por quê? Com o combustível de 98 octanas, que oferece maior resistência à detonação, o GTI chega aos 193 cv, com gasolina comum aos 185 cv. Outra vantagem é que ao optar pela gasolina mais “forte”, existe menor possibilidade de formação de resíduos no motor. Afinal, você tem coragem de colocar combustível adulterado em um carro de R$ 92,4 mil?

A geração doGolf no Brasil é a 4ª. Porém, para não ficar para trás a indústria brasileira criou uma roupagem nova para o modelo. Com um conjunto óptico menos arredondado e com leve semelhança a da 4ª geração do Volkswagen Gol, o carro brasileiro agradou visualmente, mas intrigou o consumidor. Afinal, virá a 5ª ou a 6ª geração para o Brasil?

Ao rodar com o Golf GTI
Quando a Honda anunciou a vinda do carro mais potente do Brasil, um sinal de fumaça chegou aos portões da Volkswagen. Sem perder tempo, os engenheiros da marca alemã reprogramaram a central eletrônica do Golf, aumentando a pressão da turbina de 0,8 para 0,9 bar.Com isso, o Golf ficou mais rápido, apresentando comportamento explosivo a partir dos 3.000 rpm. Nas versões anteriores, a sensação de abertura era notada em rotações menores.

Para comandar as “explosões” em um trânsito diário fica complicado, já para “tocar” o automóvel em uma pista, sem comentários. Com um velocímetro maroto quase a favor de radares, qualquer bobeada você ultrapassa o limite que tem escalas progressivas, o Golf GTI é perfeito para as pistas.

Internamente os detalhes como, painel com iluminação branca, bancos esportivo com ajuste lombar, volante de três raios, manopla de câmbio em couro, pedaleiras esportivas de alumínio e carpete, oferecem conforto e esportividade.

A estabilidade do Golf continua ajustada e perfeita com a suspensão independente do tipo Mc Pherson com molas helicoidais integradas na dianteira. Já a parte traseira utiliza braço longitudinal com molas.

Rápido para acelerar, o Golf GTI também é extremamente preciso e seguro na hora da frenagem. Além do freio a disco nas quatro rodas, ele traz de série freios com dispositivo antitravamento das rodas ABS, sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem EDB, controle eletrônico de estabilidade ESP, travamento eletrônico do diferencial EDL e controle eletrônico de tração ASR.

O mais rápido do Brasil
Só para esclarecer, o Honda Si tem um valor sugerido de R$ 99,5 mil e tem uma potência impressionante de 192 cv arrancadas de um 4-cilindros em linha de 2,0 litros. O Golf GTI quando abastecido a gasolina comum galga 183 cv e o Honda Si quando usa o combustível de alta octanagem alcança 195 cv.

FICHA TÉCNICA – GOLF GTI





















MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.781 cm³
POTÊNCIA193 cv a 5.500 rpm
TORQUE 25,5 kgm a 1.950 rpm
CÂMBIOManual de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Hidráulica, por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 16”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 205/55 R16
COMPRIMENTO 4,20m
ALTURA 1,45 m
LARGURA 1,73 m
ENTREEIXOS 2,51 m
PORTA-MALAS 330 l
PESO em ordem de marcha 1.302 kg
TANQUE55 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços longitudinais
FREIOS Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
CORES Preta e prata
PREÇO R$ 92,4 mil



Gosta de esportivos nacionais?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Honda Civic Si

VW Golf GTI

Fiat Stilo Abarth

Ford Ka XR

VW Gol GTI

Chevrolet Corsa GSi

PumaPuma

Puma GTB

Volkswagen SP2

Santa Matilde SM 4.1

Dodge Magnum

Bianco S Tarpan

Chamonix

Dacon PAG Nick

Leia também:

Audi TT Coupé

VW Gol Rallye

Novo Fiat Siena

VW Golf Sportline

BMW 335i
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

A propriedade intelectual de todo o material apresentando no www.webmotors.com.br é do WebMotors – ou de seus clientes, parceiros e fornecedores –, incluindo programas, bases de dados, imagens, arquivos ou materiais de qualquer outra espécie e que têm contratualmente autorizadas as suas veiculações neste website. É proibida, sem a prévia autorização por escrito dos responsáveis acima identificados, a reprodução de qualquer material do www.webmotors.com.br, entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição. O uso indevido de propriedade intelectual ou de marcas comerciais apresentadas no www.webmotors.com.br será caracterizado como violação das leis sobre direitos autorais e/ou de marcas comerciais e sujeitará o infrator às ações judiciais cabíveis.

Comentários