Hyundai HB20 Sense

HB20 Sense: versão básica com bom custo-benefício

Testamos a configuração mais barata do hatch, que custa menos de R$ 50 mil, mas vem com ar, trio e direção elétrica

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 10,2/4500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,6 km/litro
      Estrada: 10,3 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 475 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.8

Overview

Versão mais barata (e vendida) do compacto da marca sul-coreana, vem com kit de dignidade (ar, vidros, trava e direção) e ótima lista de segurança.


  • + Lista de itens de segurança
  • + Preço
  • + Conteúdo
  • + Itens de série
  • + Segurança
  • - Espaço interno
  • - Acabamento
  • - Conectividade
 
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Abrir um carro com a chave na fechadura. Isso eu aposto que você não vê faz tempo em carros novos. Mas foi assim que aconteceu com a gente e o HB20 Sense, a versão mais barata do compacto de entrada da Hyundai (veja o vídeo mais abaixo, ainda neste conteúdo), que custa R$ 49.590.

E olha só, é muito legal dirigir e testar carros como esse, porque é difícil chegar para a gente as versões mais baratas (e vendidas) do nosso mercado, já que normalmente rodamos com a mais completas, justamente porque oferecem todos os equipamentos que o modelo pode ter.

HB20 Sense: é esse que vemos nas ruas!

O HB20 é um dos carros mais vendidos do Brasil desde que foi lançado, em 2012. E em 2019 o modelo trocou de geração: ficou mais moderno, mais seguro e completo, conforme relatamos por mais de uma vez aqui no WM1. Mas há novidades: na linha 2021, a versão de entrada, que se chama Sense, ganhou um pack de opcionais de R$ 1.000. E pelo que este pacote oferece, dá para dizer que este carro não é caro.

Por "uma milha", esse opcional adiciona à lista de equipamentos airbag laterais e de tórax; controles eletrônicos de estabilidade e tração; sinalização de frenagem de emergência e assistente de partida em rampa. Ou seja, um Hyundai HB20 Sense com esse pack de segurança sai por R$ 50.490.

HB20 Sense tem chave sem telecomandos
Hyundai HB20 Sense tem chave sem telecomandos
Crédito: Reprodução

Design e equipamentos

Desenho é algo subjetivo. Tem gente que gosta, pessoas que não curtem. Muita gente adorou o HB20, outras pessoas diziam preferir o design da geração anterior. Essa discussão porém não parece ter mudado o sucesso do carro, que ainda vende bem - foram mais de 85 mil unidades em 2020, que fizeram do modelo o segundo hatch mais emplacado do Brasil, de acordo com a Fenabrave.

A chave não tem telecomandos. Mas pelo menos traz uma espécie de kit básico de dignidade que um motorista precisa ter nos dias de hoje: direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos (só dianteiros).

Fora isso, tem pouca coisa. O rádio é daqueles convencionais, sem tela tátil ou central multimídia, portanto nada de Apple CarPlay e Android Auto. Mas dá pra carregar o celular e até fazer conexão via Bluetooth, pelo menos - e comandar as trocas de músicas e o volume pelo volante, veja só.

O resto é mais "roots". Mesmo assim, o modelo vem com todos os itens de segurança exigidos por lei, como apoio de cabeça para todos os ocupantes, cinto de três pontos, freios com ABS e os airbags frotais - sem considerar o pacote opcional. É por isso aquela ideia de carro "pelado" de uns 15 anos atrás mudou bastante.

Acabamento surpreende

Bom, no interior, não dá para dizer que temos o mesmo refino das versões mais caras, mas o HB20 de entrada não é mal-acabado. Tem muito plástico duro espalhado pela cabine, e isso é até visível, mas todas as peças são muito bem encaixadas e sem rebarbas ou falhas.

Como a maioria dos modelos de entrada de quase todas as montadoras de hoje em dia, o HB20 é compacto. Dentro, há espaço para ajustar o banco para mim (tenho 1,80 m), mas quem vai atrás quase não tem espaço para as pernas.

O porta-malas também não é gigante, mas se trata de um hatch compacto, né? E dentro dessa categoria, se considerarmos todos os seus concorrentes, até surpreende, com 300 litros.

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HB20 Sense vem com calotas e sem sistema multimídia, mas pelo menos tem ar-condicionado e direção elétrica
Crédito: Reprodução

Como anda?

O conjunto do HB20 é moderno e extremamente eficiente. A versão de entrada tem motor 1.0 aspirado de três cilindros em linha, com 80 cv e 10,2 kgf.m de torque com etanol (são 75 cv e 9,4 kgf.m com gasolina), e câmbio manual de cinco marchas.

Isso é refletido no comportamento. O carro é muito leve e dá pra sentir! O motor não é tão poderoso assim e deve um turbo (algo só das versões mais caras), o que contribuiria com o desempenho e o consumo, mas o carrinho é tão levinho que rodar com ele se torna até prazeroso.

Os bancos, aliás, te abraçam muito bem. A direção é um pouco desalinhada com a posição em que o motorista precisa ficar para dirigir, mas isso é mais uma questão de costume.

Por outro lado, o câmbio é ótimo: tem um pequeno delay nas trocas por ter relações relativamente longas, algo que acontece para privilegiar o consumo, mas os engates são muito precisos.

Hyundai HB20 Sense custa R$ 50 mil e tem excelente pack de segurança e ótimo custo-benefício
Crédito: Divulgação

Suspensão e consumo

A suspensão também é muito boa: não é dura e nem macia demais, como a de alguns rivais, e consegue amortecer muito bem imperfeições do nosso asfalto. Só não se arrisque em valetas mais fundas e lombadas: para esses casos, o Hyundai compacto mais recomendado é o HB20X.

A gente não pode deixar de falar no consumo, principalmente porque nosso protagonista é um dos carros mais procurados da Webmotors por ser um rei nesse quesito.

Segundo o Inmetro, o HB20 Sense faz 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol; 12,8 km/l e 14,6 km/l, respectivamente, com gasolina. Em nossas médias, de acordo com o display digital do painel, o HB20 foi capaz de fazer 13,5 km/l em percursos predominantemente urbanos. E o detalhe: com etanol e ar-condicionado sempre ligado.

Se você procura um carro para varar valetas e lombadas, o HB20X é melhor opção
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Conclusão

Você pode achar salgado pagar R$ 50 mil em um HB20, mas muita coisa aqui precisa ser considerada. Hoje em dia, com a instabilidade do dólar, nessa versão com esses equipamentos, o modelo custa menos que seus rivais diretos - como Chevrolet Onix, Ford Ka e Volkswagen Gol - e, anote aí, não tem carro menor que o da Hyundai que consegue oferecer o que ele carrega por preço mais atraente.

Por isso, dá para dizer, tranquilamente, que o HB20 de entrada tem um dos melhores custos-benefícios do mercado atualmente. E vem com ótimo kit de dignidade para quem roda todo dia. Na ponta do lápis, é uma ótima compra.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

HYUNDAI - HB20 - 2020
1.0 12V FLEX SENSE MANUAL
R$ 46490

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 11,5
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Potência (cv/rpm)
  • 80/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 10,2/4500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 75/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 9,4/4500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 162
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 14,5
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,3
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,5
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 14,7
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 5
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Sem ajustes

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4260
  • Largura (mm)
  • 1720
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2530
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 160
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 475
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1015
  • Carga útil (kg)
  • 425

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • blueMedia
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Aço
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 14
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 175/70
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 14
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 175/70
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso9.5
  • Tecnologia8.4
  • Vida a bordo7.7
  • Desempenho8.1
  • Opinião do repórter8.1
  • + Lista de itens de segurança
  • + Preço
  • + Conteúdo
  • + Itens de série
  • + Segurança
  • - Espaço interno
  • - Acabamento
  • - Conectividade
 
8.8

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