Fiat Mobi 2022

Mobi Trekking une bom consumo a visual simpático

Rodamos com a versão com design aventureiro do hatch subcompacto, que é bom para o dia a dia e tem consumo excelente

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 9,9/3850 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,8 km/litro
      Estrada: 9,9 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 235 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.2

Overview

Aceleramos a versão aventureira do hatch compacto feito sobre a plataforma do Uno, que tem ótimo consumo, design simpático e bom pacote de conteúdo.


  • + Tamanho compacto
  • + Agilidade na cidade
  • + Preço de peças
  • + Consumo
  • - Acabamento
  • - Espaço interno
  • - Porta-malas
  • - Conjunto mecânico
 
  • 4.2 Estrela icone
  • 4.2 de 5 estrelas
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Mais um teste em que tenho a honra de dividir méritos com Silvia Garcia - mais para ela do que para mim, sem sombra de dúvidas. Hoje vamos falar do Fiat Mobi Trekking 2022, que recebeu um tapinha no visual, assumiu de forma definitiva a liderança de seu segmento este ano e continua a oferecer consumo de combustível arrebatador. Ele custa R$ 55.490.

O visual é algo que divide opiniões, mas não dá para negar que na versão mais aventureira o carrinho ficou mais simpático. Na frente, a grade preta agora também vem com o novo logo da Fiat, assim como já fazem Argo, Cronos, Toro e também fará o Pulse, e o capô tem um adesivo alusivo à versão.

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Como é o Fiat Mobi Trekking

As rodas de liga leve de 14 polegadas fazem parte do pacote Trekking. Na traseira, o modelo manteve a tampa do porta-malas de vidro que só pode ser aberta pela chave - e não por um botão no painel -, mas vem de série com sensor de estacionamento. O volume do bagageiro é o mesmo: 200 litros, que podem ser traduzidos por três mochilas médias ou uma compra pequena de supermercado.

Por dentro, a versão oferece itens como volante multifuncional com comandos de telefone e ajuste de volume e seleção da central multimídia (antes o equipamento não estava disponível); computador de bordo no painel de instrumentos; conjunto de entradas USB, auxiliar e tomada 12V; ar-condicionado e a central de entretenimento de sete polegadas com CarPlay e Android Auto.

Fiat Mobi 2022 Trekking
Fiat Mobi 2022 não tem tantas alterações estéticas, mas a versão Trekking ganhou novos adesivos
Crédito: Divulgação
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Acabamento certinho

Não se trata de um carro de luxo e, por isso, vemos muito plástico duro na cabine, mas pelo menos o acabamento é certinho e bem feito. Em termos de tecido, os bancos têm dois tipos de revestimento e recebem costuras de outra cor que reforçam o apetite do modelo por um pouco mais de sofisticação que as versões mais convencionais.

Apesar da criatividade nos desenhos dos plásticos, como ranhuras e designs diferenciados, sentimos falta de um ajuste de posição do volante, que é totalmente fixo e não pode ser movido nem para frente, nem para trás, para cima ou para baixo. Pelo menos dá para ajustar a altura do banco, que pode ficar bem próximo ao assoalho ou bem lá para cima.

No espaço traseiro, as janelas não têm acionamento elétrico - porque os módulos eletrônicos são grandes demais para o tamanho das portas - e o espaço é bom para dois adultos somente se quem estiver na frente tiver menos de 1,70 m de altura. Agora, se o motorista e o passageiro tiverem mais de 1,80 m, azar das pernas de quem vai lá atrás, afinal o entre-eixos tem apenas 2,30 m.

Pelo menos agora uma lei determina que todo carro zero km à venda no Brasil tenha cinto de três pontos e apoio de cabeça no espaço traseiro, exatamente como acontece com o Mobi.

Motor e câmbio

O carrinho vem equipado com motor 1.0 aspirado de quatro cilindros com 75 cv e 9,9 kgf.m de torque, que é controlado por uma caixa de câmbio manual de cinco marchas. E, assim como a Silvia, no vídeo acima, achei que a embreagem, bem molinha e leve, ajuda no trânsito mais congestionado, de modo que o carro não canse depois de algum tempo.

Esse motor, já conhecido de outros modelos da Fiat, não tem o fôlego necessário para encarar uma rodovia com facilidade para fazer ultrapassagens, por exemplo, mas é suficiente para rodar pela cidade e vai desfazer sua amizade com o frentista, pois o consumo é excelente: 13 km/l em trechos urbanos e 14,1 km/l na estrada, com gasolina (8,9 km/l e 10,1 km/l, respectivamente, com etanol).

A vantagem de seus 3,57 m de comprimento e 1,67 m de largura vem justamente na hora de fazer manobras. Na prática, o Mobi cabe em vagas mais apertadas, naquelas em que você costuma achar que seu carro talvez não entre, e por conta disso fazer baliza deixa de ser dificuldade e passa até a ser algo divertido.

Fiat Mobi Trekking 2021 (10)
Painel do carro agora tem volante multifuncional e central multimídia é bem responsiva
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Conclusão

Mas e aí, vale a pena pagar os R$ 55.490 pedidos pela Fiat pelo Mobi Trekking 2022? A resposta para essa pergunta engloba toda a atual situação de mercado e também o preço da concorrência, hoje composta somente pelo Renault Kwid, que pede praticamente a mesma coisa por um pacote de conteúdos bem parecido.

A resposta do mercado brasileiro sobre a aceitação do Mobi nos últimos meses parece que também ajuda a definir se vale ou não a pena bater o martelo. Hoje, o carro figura entre os cinco modelos mais vendidos do Brasil.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

FIAT - MOBI - 2022
1.0 EVO FLEX TREKKING MANUAL
R$ 65075

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 12,15:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Comando de Válvulas
  • SOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Evo
  • Potência (cv/rpm)
  • 75/6250
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 9,9/3850
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 73/6250
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 9,5/3850
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 154
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 13,8
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,8
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,9
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 14,3
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 5
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco sólido
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 3566
  • Largura (mm)
  • 1633
  • Altura (mm)
  • 1502
  • Entre-eixos (mm)
  • 2305
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 157
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 10000
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 47
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 235
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 933
  • Carga útil (kg)
  • 400

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 14
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 175/65
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 14
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 175/65
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia9.0
  • Vida a bordo6.1
  • Desempenho7.0
  • Opinião do repórter8.3
  • + Tamanho compacto
  • + Agilidade na cidade
  • + Preço de peças
  • + Consumo
  • - Acabamento
  • - Espaço interno
  • - Porta-malas
  • - Conjunto mecânico
 
8.2

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