Novo Volkswagen Golf Cabrio: tradição a céu aberto

Modelo chega em setembro e deve deixar muitos europeus com o cabelo ao vento


  1. Home
  2. Testes
  3. Novo Volkswagen Golf Cabrio: tradição a céu aberto
  • Repórter, WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– O primeiro Volkswagen Golf conversível foi lançado em 1979 e rapidamente atingiu a condição de clássico. Exatamente por isso, continua a ter admiradores por todo o mundo. Para resgatar essa tradição a Volkswagen lançou, no Salão de Genebra, em março passado, o novo Golf Cabriolet, feito sobre a sexta geração do hatch. Com ele, a marca reafirmou o interesse em tornar-se referência entre os automóveis compactos que podem ser conduzidos com os cabelos ao vento. As vendas do modelo já começaram, mas a entrega será apenas em setembro, no final do verão europeu.

Fiel ao design do hatch base, este Golf recebeu os habituais reforços na estrutura, para garantir um bom nível de rigidez torcional e reduzir os efeitos da ausência do teto. A maior novidade é evidente: uma tradicional capota de lona, de acionamento elétrico, que pode ser aberta ou fechada em menos de 10 segundos. Uma operação permitida mesmo com o veículo em movimento, desde que não se ultrapasse os 30 km/h.

Face a um Golf normal, a traseira recebeu retoques no design – lanternas escurecidas e iluminação com leds de série –, enquanto os faróis dianteiros com iluminação diurna – também por leds – são opcionais. A configuração cabriolet, porém, reduz consideravelmente a capacidade de carga: o porta-malas acondiciona 250 litros, seja com a capota aberta ou fechada.

A segurança assume importância num automóvel que não tem teto nem arco central – as barras de proteção se elevam apenas em caso de capotamento. Airbags dianteiros, laterais e para os joelhos do condutor, bem como controle eletrônico de estabilidade, são itens de segurança de série. E também o sistema de arranque em subidas, o porta-luvas refrigerado, os bancos reguláveis em altura e os retrovisores elétricos, entre outros.

Quando chegar, em setembro, o Golf Cabrio vai dispor de três motorizações: 1,2L TSI BlueMotion Technology de 105 cv; 1,4L TSI de 160 cv; e 1,6L TDI BlueMotion de 105 cv. Os preços começam nos 23.625 euros – cerca de R$ 52 mil – e vão até aos 27.875 euros – em torno de R$ 62 mil. Versões como a 2,0L TSI de 210 cv e a 2,0L TDI de 140 cv são esperadas para dezembro.

Primeiras impressões: bons ares
Saint-Tropez/França –
A Volkswagen escolheu o cenário ensolarado do badalado balneário francês para apresentar o novo Golf Cabriolet. O lugar é o palco ideal para o primeiro contato com um modelo que apela para o clima de verão. A versão 1,6L TDI, com turbodiesel e tecnologia BlueMotion, tem velocidade máxima de 188 km/h e uma aceleração zero a 100 km/h cumprida em 12,1 segundos, valores divulgados pela Volks e perfeitamente compatíveis com as ambições de quem quer um Golf conversível.

A solidez de construção, o conforto e o comportamento “certinho” são qualidades herdadas do modelo base que o peso acrescido desta interpretação “aberta” do Golf não beliscou. Acrescentando ainda a ótima posição de condução, é fácil perceber porque o Golf Cabrio deixa uma boa impressão logo nos primeiros quilômetros.

A transmissão DSG de dupla embreagem é suave e está bem escalonada, o que contribui para a forma solícita como o Golf responde desde os mais baixos regimes. Com a capota fechada, nota-se o cuidado com o isolamento acústico, que também merece elogios, seja qual for a velocidade a que se circule. Apesar de a marca afirmar que tem bem definido o perfil dos seus clientes, será interessante perceber até que ponto o Golf Cabriolet não será uma ameaça para o cupê-cabriolet Eos, que, além de ser um modelo mais caro, também possui uma gama de motores mais limitada.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.
_________________

Gosta de conversíveis compactos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

MINI Cooper Cabrio

smart ForTwo Cabrio

Peugeot 206 CC

Alfa Romeo Spider

Ford Escort XR3 Conversível

Chevrolet Kadett GSI Conversível

Volkswagen Karmann-Ghia Conversível

Volkswagen Golf Conversível

BMW Z1

BMW Z3

BMW Z4

Mercedes-Benz SLK 200

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors