Novo Renault Duster

Renault Duster quer ser opção contra SUVs básicos

Testamos a versão topo de linha Iconic do modelo, que é compatível com as configurações de entrada dos concorrentes

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,2/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,1 km/litro
      Estrada: 7,9 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 475 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.6

Overview


  • + Espaço interno
  • + Acerto da suspensão
  • - Desempenho
  • - Posição de dirigir
 
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A Renault deu um belo tapa no Duster. Há uma certa polêmica se o SUV é ou não uma nova geração, uma vez que a plataforma se mantém a mesma. Aqui tratarei como nova, uma vez que considero a quantidade de alterações suficiente para isso. Mas será que o novo Duster é uma boa compra nesse segmento cheio de opções?

Primeiro precisamos entender o posicionamento do modelo. Ele não foi feito para brigar no topo do setor, onde os carros estão cada vez mais caros e entregam mais tecnologia. O Renault Duster existe para ter versões bem equipadas para encarar os modelos de entrada dos demais SUVs.

A versão que está conosco há mais de um mês é a topo de linha Iconic X-Tronic, que custa R$ 88.490. Coloque esse valor em perspectiva no mercado. O Volkswagen T-Cross automático mais básico parte de R$ 97.669.

O Jeep Renegade até tem uma versão mais barata, a STD, na casa dos R$ 80 mil, mas com nível baixo de equipamentos. Já a Sport 1.8 AT custa R$ 91.590.

O Chevrolet Tracker, recém-lançado e com aumento de preços, custa R$ 85.290. O Nissan Kicks custa R$ 87.990 na versão mais simples com cambio automático.

O Hyundai Creta tem uma versão de R$ 75 mil, mas que a própria marca não sabe se ainda esta disponível, portanto, ficamos com a Smart, de R$ 85 mil. Honda HR-V sequer entra nessa conta, já que sua versão mais barata custa bem acima dos R$ 90 mil.

É neste cenário que a Renault quer se sobressair, oferecendo mais espaço que a maioria por um preço em que boa parte dos rivais não oferece tanta tecnologia.  Mas como comprar carro não é uma planilha de Excel, nem tudo são flores no Renault.

Desempenho e consumo de combustível

Depois de rodar um bom tempo em trajetos pequenos e conhecer bem o conjunto do Renault Duster, já presente no modelo anterior, é possível afirmar que ele deve muito em desempenho. O 1.6 de 120 cv associado ao cambio automático do tipo CVT é apenas razoável.

O SUV sofre em subidas mais íngremes e para fazer ultrapassagens. Isso se reflete no consumo, que não passou dos 5 km/l durante nossa avaliação. No entanto, nesta nova geração, o isolamento acústico melhorou consideravelmente. Ainda é possível ouvir os roncos mais altos quando forçamos o motor, mas é bem melhor que o anterior.

Novo Renault Duster 9130
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Legenda: Lanternas parecidas com as do Renegade chamam a atenção no novo Renault Duster
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Outros pontos que melhoraram no Duster foram os acertos do conjunto de suspensão. Agora o SUV pula consideravelmente menos nas ruas esburacadas de São Paulo - e também não compromete o conforto dos passageiros.

O acabamento segue abusando de plástico duro, mas agora são melhores montados. Destaque para as portas, que (finalmente) ganharam revestimento com tecido.

Conectividade e tecnologia

Nessa versão, o Duster ostenta um conjunto de câmeras que auxiliam em manobras. Além da câmera de ré, há duas laterais e mais uma na dianteira. No entanto, diferentemente do Kicks, não há um software para juntar as imagens e criar uma simulação em 360º.

Novo Renault Duster 9068
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Legenda: Nova central do Renault Duster permite criar perfis de usuários
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Porém, a nova central multimídia é uma boa notícia. Ela segue sendo simples de usar,  como a anterior,  mas apresenta design e posição melhores. Agora é até possível criar perfis de usuários para salvar suas preferências. Ainda bem, pois há uma incômoda música de boas-vindas.

Por falar em configurações, a única falha que percebemos está na tela digital do painel de instrumentos. Ela não memoriza as escolhas do motorista, como manter o velocímetro ao centro.

Algo que segue incomodando, ainda que menos, é a ergonomia. O volante parece ligeiramente para o lado direito, enquanto os pedais não estão alinhados. Os bancos também melhoraram bastante nessa nova geração.

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Legenda: Novo visual agrada e deixou o Renault Duster bem mais moderno
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Cobrar mais do que isso oferecido pelo Duster, como itens de direção semi-autônoma, é não entender o posicionamento dele neste momento. Isso deverá caber ao Captur quando ele mudar.  Porém, a Renault bem que poderia ter feito como no resto da gama, e colocado quatro airbags no SUV.

Devo comprar um Renault Duster?

Depende. Você precisa de espaço? Se afirmativo, e você não estiver disposto a pagar mais de R$ 100 mil por um SUV como o HR-V, a resposta é sim, ainda que o desempenho jogue contra.

Agora, se você prioriza desempenho, prefira os modelos já dotados de motores turbo - como T-Cross e Tracker, algo que ficou para depois no Renault. O Duster deve receber o 1.3 turbo da Mercedes em 2021 - que também estará no Kicks.

 

Ficha Técnica

RENAULT - DUSTER - 2021
1.6 16V SCE FLEX ICONIC X-TRONIC
R$ 99290

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.6
  • Cilindrada cm³
  • 1597
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,7:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • SCe
  • Potência (cv/rpm)
  • 120/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,2/4000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 118/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16,2/4000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 164
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 12,7
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 7,9
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 10,3
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 10,8
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • X-TRONIC
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Eletro-hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4329
  • Largura (mm)
  • 1822
  • Altura (mm)
  • 1683
  • Entre-eixos (mm)
  • 2674
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 210
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 30
  • Ângulo de saída (graus)
  • 34,5
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 475
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1202
  • Carga útil (kg)
  • 500

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • MEDIA Evolution
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/60
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia8.8
  • Vida a bordo8.8
  • Desempenho7.8
  • Opinião do repórter8.3
  • + Espaço interno
  • + Acerto da suspensão
  • - Desempenho
  • - Posição de dirigir
 
8.6

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