O WebMotors esteve no lançamento da verdadeira nova Saveiro, em 2009. Na época já questionávamos se a utilitária iria retomar, ou não, a liderança do mercado de picapes, dominado pela Fiat com a Strada desde 2000. O valor sugerido daquela data era de R$ 30,99 mil. Hoje, a Saveiro parte de R$ 33.490 e não chega com atributos para ganhar da rival.
Ao conversar com José Loureiro, gerente executivo de engenharia da Volkswagen do Brasil, o WebMotors o questionou sobre a não existência de uma tração 4x4 ou até mesmo de um câmbio automatizado para a Saveiro. De acordo com o executivo, as inovações citadas dependem da demanda do consumidor. O mesmo argumento foi colocado para a criação de uma cabine dupla. Todo apaixonado por carro sabe que um dos fortes trunfos da Strada está no fato de ela poder ser comprada em diversas opções, atendendo assim todo o tipo de consumidor. Tanto é que a italiana vende quase o dobro a mais que a alemã. A Volkswagen Saveiro 2014 é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross.
Antes de embarcarmos no carro para avaliá-lo por um trecho de 140 km no litoral baiano, a VW passou os principais chamarizes do carro, conforme as indicações do departamento de imprensa, que serão reproduzidos na íntegra ao final desta avaliação.
Com os mesmos comandos do Gol e do Voyage, a Saveiro manteve a boa dirigibilidade dos seus irmãos. A visibilidade da Saveiro é bem aproveitada, os retrovisores dão um bom horizonte e a altura da caçamba e suficiente para que você mantenha uma boa condução.
A relação de marcha continua curta nas primeiras velocidades, oferecendo uma boa capacidade de arranque. O fator crucial fica por conta das retomadas em velocidades superiores. Ou seja, a Saveiro é aguerrida para iniciar o deslocamento, mas não oferece aquele desempenho de um automóvel de passeio em velocidades mais elevadas.
Um detalhe positivo mantido é o sistema de abertura da tampa da caçamba. Trata-se de um esquema com molas a gás que facilitam a abertura e o fechamento do compartimento de carga. Um pênalti neste caso, que continua na linha 2014, é a impossibilidade de você carregar uma motocicleta na caçamba da cabine estendida. Ao arrancar a tampa, você anula a placa e, consequentemente, o lacre também.
A suspensão dianteira independente, tipo MacPherson, é semelhante a do Gol e a mesma utilizada no novo Polo europeu. Um diferencial é o eixo traseiro, com construção interdependente com braços longitudinais. Durante o percurso elaborado pela Volkswagen deu para notar que a Saveiro apresenta um comportamento diferente das picapes que utilizam feixe de mola. A capacidade de carga da Saveiro, em ambas as carrocerias, é de 710 kg. A diferença fica por conta do volume que é de 924 l (na simples) e 734 l (na estendida).
A cabine estendida consegue levar materiais de até 1.334 mm de comprimento, já a cabine simples consegue levar até 1.655 m.
Assim como Gol e Voyage a picape adotou uma nova ECU (veja release). Além disso, o modelo já conta com alguns itens incorporados na linha 2014 do restante da marca.
Preços:
Simples: R$ 33.490
Estendida: R$ 36.610
Trooper: R$ 43.390
Cross: R$ 48.990
História
Derivada do Gol, a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³, com quatro cilindros em linha, com câmbio manual de cinco marchas.
Em 1997, toda a linha da picape passou a contar com injeção de combustível eletrônica multiponto e em 1999 chegaram os airbags. A principal renovada ocorreu em 2009, onde a Saveiro passou a ser compartilha com o novo Voyage e Gol.
Veja as dicas para comprar a utilitária usada:
A Nova Saveiro conta com a nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a adição de uma grande variedade de dispositivos e funções de conveniência e, principalmente, segurança. Entre esses últimos está o detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, facilitando a saída ou o eventual socorro aos ocupantes do carro. A picape também conta com o Emergency Stop Signal que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás.
Outro sistema importante é o ECO Comfort, que auxilia o motorista a guiar de forma econômica através de recomendações que aparecem no painel, lembrando para fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver funcionando ou não acelerar quando o carro estiver parado. Nas versões com sensores de aproximação traseiros, o novo rádio mostra uma visão gráfica do veículo que indica a aproximação dos obstáculos através de uma barra, juntamente com um sinal sonoro.
Também conveniente, o “Comfort Blinker” exige apenas um ligeiro toque na alavanca do indicador de direção para acionar o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista. A nova arquitetura também permite a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.”
Nova Saveiro – CS / CE - Itens de Série - Rodas em aço com pneus 175/70 R14, protetor da caçamba, banco do motorista com regulagem de altura, temporizador do limpador do pára-brisa variável, travamento central das portas.
Pacote Trend – CS / CE - Direção Hidráulica, pára-choque na cor do veículo, bagageiro do teto e chave canivete.
Saveiro Trooper - Direção hidráulica, airbag para motorista e passageiro, ABS, rodas de liga-leve com pneus 205/60 R15, bagageiro do teto, iluminação da caçamba, antena, grade para a janela traseira, travamento central das portas e vidros com acionamento elétrico.
Saveiro Cross - Ar-condicionado, rodas de liga com pneus 205/60 R15, sensor traseiro de estacionamento, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, janela traseira deslizante com grade de proteção, 4 alto falantes e 2 tweeters, faróis auxiliares de dupla ação (neblina e milha), alarme keyless, travamento elétrico das portas com controle remoto, vidros elétricos, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade.
Opcionais da versão Cross: Revestimento dos bancos em couro, rádio CD-player MP3 com entrada USB, Bluettoth, e interface para I-pod e volante multifuncional com comandos para rádio, telefone e computador de bordo/I-System.