Honda Civic Type R 053

Honda Civic Type R 2023: Confira o teste

Dirigimos o Civic Type R na Austrália, longe das pistas de corrida, e reconhecemos: o preço quase passa despercebido


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O Honda Civic Type R 2023 ainda não foi lançado oficialmente no Brasil, mas já está entre nós. Na última semana, as primeiras unidades que serão vendidas no país ainda este ano foram fotografadas saindo do navio no porto de Vitória, no Espírito Santo.

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A cara de "poucos amigos" é a marca registrado do Type R em todas as suas as gerações...
Crédito: Carsales
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Enquanto as mãos se esfregam na expectativa de acelerar esse que será, sem sombra de dúvida, o Civic mais incrível a rodar no asfalto brasileiro, nossos colegas da Carsales tiveram a oportunidade de pisar fundo no Honda de tração dianteira e recordista de Nurburgring, em sua categoria.

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Então, chega de blá, blá, blá: bora acompanhar a avaliação completa do jornalista Feann Torr, Editor Sênior da Carsales. Divirtam-se!

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O Type R chega ao Brasil em 2023 para ser o Civic mais insano já vendido no país
Crédito: Carsales
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Honda Civic Type R 2023

A sexta geração do Honda Civic Type R será um dos carros com tração dianteira mais potentes, mas também mais caros. Felizmente, também é um hot hatch incrível. O preço de 72,6 mil dólares australianos (aproximadamente R$ 240,7 mil) certamente levantou as sobrancelhas de muitos interessados quando foi anunciado, no final do ano passado

É uma grande mala cheia de dinheiro para um hot hatch, e um valor cerca de 13 mil dólares australianos (R$ 43 mil) superior ao do antecessor, da série FK8. Mas agora que a poeira baixou, os compradores estão fazendo fila ao redor do quarteirão para entrar do “capetinha” de 320 cv de potência. Os fiéis da Honda, a vanguarda VTEC, serão recompensados ​​por sua ânsia porque o novo Civic Type R é um veículo fenomenal.

 

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Interior do Civic Type R abusa do vermelho em busca de uma atmosfera ainda mais esportiva
Crédito: Carsales
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E o mais recente Honda Civic Type R é significativamente mais caro do que a maioria dos rivais de alto desempenho com tração dianteira, como o Renault Megane RS (a partir de 63,5 mil dólares australianos – R$ 210,5 mil), Volkswagen Golf GTI (a partir de 55,5 mil dólares australianos – R$ 183,9 mil) e Hyundai i30 N (a partir de 46,2 mil dólares australianos – R$ 153,1 mil).

Por outro lado, o novo hot hatch da Honda está esgotado há quase dois anos na Austrália, sugerindo que o alto preço pouco fez para conter a demanda pelo que deve ser o último Civic Type R não eletrificado.

Quais equipamentos vêm no Honda Civic Type R?

Uma rápida caminhada ao redor do novo Honda Civic Type R 2023 e uma olhada superficial na cabine resultaram inicialmente em olhos desconfiados. Parecia um pouco como pedir uma pizza gourmet e receber queijo na torrada, porque o carro não parece ser o que custa.

Claro, as grandes rodas de liga leve de 19 polegadas calçadas com os pneus Michelin Pilot Sport 4S da moda, que agarram na estrada, e destaques em preto de um kit aerodinâmico atualizado parecem muito legais. Vale destacar também uma abertura funcional de capô para melhorar a dinâmica térmica no motor e os suportes de alumínio sustentando uma nova (e menos espetacular, digamos assim) asa traseira aerodinâmica.

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Câmbio manual de seis marchas tem manopla de alumínio e entrega engates curtos e precisos
Crédito: Carsales
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Freios Brembo, suspensão refinada e motor K20C1 turbo de quatro cilindros de 2.0 litros (gasolina apenas) compõem a lista do que você realmente está recebendo. Mas, entre nós, um pouco de fibra de carbono teria sido bom. Uma asa traseira opcional de fibra de carbono é oferecida, mas acrescenta 4,5 mil dólares australianos (R$ 15 mil) ao preço…

No interior, há muitos colírios para os olhos e deleites táteis, incluindo assentos tipo concha vermelho, cintos de segurança e tapetes também vermelhos, um volante revestido de camurça e um lindo câmbio com manopla em alumínio.

Mas o resto do interior parece abaixo do valor que é cobrado, com o mesmo painel conservador do Civic regular, a mesma tela sensível ao toque de nove polegadas e a tela digital do motorista de 10,2 polegadas - embora o LED tipo F1 que acende acima da tela do motorista traga um elemento funcional inspirado no automobilismo.

Você tem ainda carregador de telefone sem fio, ar-condicionado de duas zonas, navegação por satélite, sistema de som estéreo com oito alto-falantes e um exclusivo sistema de registro de dados Honda LogR.

Ele perde coisas interessantes e relevantes, como uma câmera de estacionamento de 360 ​​graus, além de não haver aquecimento, resfriamento ou ajuste elétrico para os bancos dianteiros e nenhum head-up display. Quer mais? a câmera de ré tem baixa resolução. Mas a lista de ausências é maior que isso...

Quatro cores são oferecidas (na Austrália): branca Championship, vermelha Rally, preta Crystal e cinza Sonic Grey. Já a famosa azul Racing (que deverá estar à disposição no Brasil) ainda não está disponível na Austrália. Talvez uma edição especial no futuro?

Como todos os carros novos da Honda, o Civic Type R é coberto por uma garantia de cinco anos (sem limite de quilometragem), cinco anos de assistência (serviço de guincho, por exemplo) e cinco anos de manutenção com preço fixo que custa apenas 199 dólares australianos (cerca de R$ 660) por ano. Os intervalos de manutenção são a cada 12 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.

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O motor 2.0 turbo de quatro cilindros entrega 320 cv de potência e torque de 42,8 kgf.m. É um canhão!
Crédito: Carsales
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A segurança a bordo do Honda Civic Type R

Baseado no carro pequeno de 11ª geração do Honda, o Civic Type R 2023 recebe um conjunto de segurança impressionante, encabeçado por um excelente controle de cruzeiro adaptativo e um assistente de permanência em faixa.

Se você estiver com preguiça, o carro quase andará sozinho na rodovia e em algumas estradas secundárias.

Os recursos de direção semi-autônoma fazem parte dos sistemas de segurança Sensing da Honda, que incluem detecção de ponto cego, aviso e mitigação de colisão frontal, faróis automáticos de LED com farol alto e atualizações de limite de velocidade em tempo real por meio da detecção de sinal de trânsito baseada em câmera.

O Honda Civic Type R tem bancos dianteiros tipo concha, que abraçam motorista e passageiro
Crédito: Carsales
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O Honda Civic Type R vem com oito airbags, que cobrem os passageiros dianteiros e traseiros. Não há classificação de segurança ANCAP (Australasian New Car Assessment Program), mas o Honda Civic regular carrega uma classificação de cinco estrelas no teste europeu NCAP.

As tecnologia presentes no Honda Civic Type R

Em comparação com a geração anterior, o novo Honda Civic Type R 2023 recebeu várias atualizações de tecnologia, como as duas telas de TFT citadas acima e um sistema de modo de direção atualizado com mais profundidade.

O Civic Type R anterior tinha três modos de direção – Comfort, Sport e R+ – e estes foram mantidos, Mas há também uma configuração individual, que permite ao motorista ajustar seis parâmetros de desempenho diferentes: motor, direção, suspensão, som do motor, correspondência de rotações e manômetros.

Em design, o atual Type R é menos ousado que o antecessor - mas ainda assim é incrível!
Crédito: Carsales
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Cada configuração pode ser alternada entre Comfort, Sport e R+ (exceto para correspondência de rotação, que é apenas Comfort e Sport) e dá ao carro mais espaço para vários cenários.

Por exemplo, em algumas estradas de montanha mais que perfeitas para acelerar, mudamos tudo para R+, mas definimos os amortecedores adaptativos para Comfort para absorver melhor a superfície da estrada mais irregular. E funcionou muito bem!

O painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas apresenta mostradores circulares regulares de velocímetro e conta-giros, além de uma configuração no estilo F1 no modo R+ que é realmente muito boa quando você está abusando do acelerador - assim como as novas luzes de mudança de direção (setas) de LED logo acima a tela.

O esportivo da Honda oferece diversas configurações, sendo uma individual. O Type R do seu jeito
Crédito: Carsales
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O sistema LogR apresenta medidores de força G e várias pistas de corrida pré-carregadas, para que você possa analisar o quão bom – ou ruim – você está em vários cantos e seções, graças ao rastreamento por GPS. Não conseguimos usar esse recurso, mas é um upgrade interessante em relação ao modelo anterior.

O coração do Honda Civic Type R

O Honda Civic Type R 2023 é movido por um motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 2.0 litros, com o codinome K20C1, herdado do Civic Type R anterior.

O motor habilitado para VTEC bombeia um pouco mais de potência e torque que seu antecessor. Isso acontece graças a um turbocompressor revisado, com indução de ar aprimorada por meio de uma nova entrada de ar frio e a um intercooler mais eficiente.

Onde o Civic Type R de quinta geração produzia 310 cv a 6.500 rpm e 40,8 kfg.m de 2.500 a 4.500 rpm, o novo CTR de sexta geração oferece 320 cv (nas mesmas 6.500 rpm) e 42,8 kfg.m de 2.600 a 4.000 giros.

Apresentando um bloco de alumínio fundido com mangas de cilindro de ferro fundido para melhorar a durabilidade a longo prazo, a pressão punitiva exercida nas partes internas do motor exigia um virabrequim leve de aço forjado com mancais micropolidos individualmente.

De acordo com a Honda, a velocidade máxima do Civic Type R é de 275 km/h
Crédito: Carsales
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O aprimorado motor de 1.996 cc oferece uma aceleração de zero a 100 km/h mais rápida, agora em 5,4 segundos. Isso economiza 0,3 segundos das partidas anteriores da série FK8 e, a partir de nossa campanha de lançamento, não há dúvida de que o novo FL5 Civic Type R é uma arma fora de série.

Se você se encontrar em uma estrada particular longa e reta, a velocidade máxima é de 275 km/h.

Na prática, o motor turbo de quatro cilindros movimenta os 1.429 quilos do carro com facilidade surpreendente. As atualizações do trem de força se baseiam em um já potente escape de quatro ponteiras, tornando-o um pouco mais responsivo e significativamente mais determinado. Na verdade, ele puxa como um pitbull agressivo na coleira a partir de 3.000 rpm.

O melhor de tudo é que a entrega de potência é maravilhosamente previsível e tão linear que você é capaz de jura que não há turbocompressor conectado; o motor gera força constante e plena até o limite dos 7.000 giros, girando livre e suavemente em sua jornada incendiária de alta rotação.

Para parar toda a saúde do Type R, a Honda adotou freios a disco nas quatro rodas com pinças Brembo
Crédito: Carsales
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Há um ruído agudo e atrevido de "chirrup" do wastegate quando você muda de marcha sob forte aceleração, enquanto o carro libera os gases de escapamento do turbo, adicionando um drama acústico significativo (e muito necessário) ao que é uma nota de escape sem brilho.

A potência do motor ataca as rodas dianteiras por meio de um excelente câmbio manual de seis marchas, que foi aprimorado para obter ainda mais precisão.

Um diferencial helicoidal de deslizamento limitado ajuda a melhorar a entrega de energia sob aceleração no meio da curva, enquanto um sistema de correspondência de rotação atualizado (e comutável) e um volante mais leve melhoram a experiência de troca de marchas manual.

Além de furioso, o motor é eficiente no consumo

O Honda Civic Type R 2023 pode ser notavelmente eficiente ao circular em estradas secundárias ou em rodovias na marcha mais alta, por exemplo, consumindo combustível em torno de 14,3 km/l.

A Honda anuncia consumo de combustível de ciclo combinado de 11,2 km/l. Acabamos com um valor combinado final de 8,4 km/l, o que foi uma surpresa bastante agradável.

O "Type R" está tatuado na grade do Civic para impor respeito aos que cruzarem seu caminho
Crédito: Carsales
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Como é dirigir o Honda Civic Type R?

O Civic Type R 2023 é um dos hot hatches de tração dianteira mais gratificantes que já testei. O novo Honda é uma fera, já que motor, freios, direção, suspensão e pneus se combinam para proporcionar uma experiência inesquecível.

A maneira como o Type R percorre as curvas em alta velocidade, e especialmente curvas com superfícies irregulares, é admirável, porque a suspensão entrega melhor absorção de solavancos do que a de seu antecessor, garantindo um contato mais consistente dos pneus com a estrada.

No início, a resoluta precisão e a infalível adesão da dianteira são tão honestas quanto alarmantes. As rodas da frente “mordem” a estrada como um tubarão faminto mastiga a carcaça de uma baleia.

A saída de escape com três ponteiras e o grande aerofólio marcam a traseira do Type R
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É um predador feroz, não se engane

Uma gama atualizada de componentes de suspensão, incluindo braços de controle de suspensão inferiores, novas buchas e juntas dianteiras e traseiras, combinam com o hot hatch mais longo, mais largo e mais baixo para manter excelente controle da carroceria no meio da curva, com apenas inclinação suave sob forte aceleração ou desaceleração.

É um veículo decisivo e dinâmico; até mesmo mudanças rápidas de direção em estradas estreitas, desafiadoras e às vezes fora de curva são realizadas com o tipo de confiança arrogante, geralmente possuída apenas por políticos intocáveis, atletas de elite e Thor, o Deus do Trovão.

Suportes dianteiros de eixo duplo modificados e suspensão traseira multi-link, apoiados por amortecedores adaptativos em toda a volta, juntamente com uma bitola mais larga do a do antecessor (+26mm na frente, +30mm atrás) e pneus Michelin Pilot Sport 4S mais largos (265/30R19), geram níveis absurdos de aderência mecânica, quase como se houvesse uma vedação de sucção a vácuo entre o carro e a estrada.

As rodas de liga leve e desenho exclusivo são de 19 polegadas e os pneus Michelin Pilot Sport 4S
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É um carro de desempenho bem equilibrado, praticamente sem a necessidade de correções e muito pouco torque de direção quando você entra e sai das curvas com carga total no acelerador.

Todo o powertrain (incluindo o diferencial deslizante) trabalha em conjunto com o chassi para fornecer uma sensação única através do volante e do banco, que poucos veículos de tração dianteira podem igualar.

A conexão entre carro e motorista é atraente na pior das hipóteses, e eufórica na melhor das hipóteses. A direção é extremamente direta e é impressionante a maneira como os assentos esportivos profundamente reforçados melhoram o posicionamento dos ombros e braços para ajudar a reduzir a fadiga em movimentos prolongados e de alta intensidade com o antebraço.

O vínculo formado entre mãos, pés, cérebro e carro é muito especial, e a troca de marchas curta é a cereja do bolo: o câmbio oferece mudanças quase cirúrgicas, tal é a precisão dos engates.

O porta-malas é amplo, assim como no modelo híbrido recém-lançado no Brasil
Crédito: Carsales
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Apoiando o potente chassi e o trem de força do carro está o sistema de freio. Na dianteira, chamam a atenção os discos ventilados de 350 mm com pinças Brembo de alumínio de quatro pistões, enquanto os rotores traseiros de 305 mm são refeitos por pinças de pistão único.

O curso do pedal do freio é curto e bastante agudo, o que resulta em uma resposta comodamente rápida.

Não há dúvida de que o Civic Type R amadureceu com melhor aderência à estrada e ajuste das suspensões, mas ainda é um carro esportivo altamente focado. Sendo assim, mesmo com os amortecedores no modo Comfort parece muito firme na cidade - mas certamente não é tão rígido quanto seu antecessor.

Em velocidades mais baixas, no trânsito intenso, nos subúrbios e assim por diante, o Type R é surpreendentemente dócil e fácil de pilotar, graças ao motor de torque bem projetado e à caixa de câmbio de troca rápida. Isso sem mencionar a direção direta.

Esperávamos que este veículo fosse lançado em uma pista de classe mundial como Phillip Island, mas a Honda apenas nos entregou as chaves e disse “fique com elas” por alguns dias.

O comportamento intenso, mas refinado, é a marca deste Type R que será o último antes da eletrificação
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Em retrospecto, não estamos muito insatisfeitos com isso. Baseados em nosso lançamento internacional em Portugal, já sabemos que o novo Civic Type R é uma ferramenta de pista aprimorada.

Por dentro do Honda Civic Type R?

Os quatro elementos de cabine mais importantes do Honda Civic Type R 2023 são quase perfeitos para o propósito, com assentos, volante, câmbio e pedais dispostos de forma a ajudar a gerar uma experiência de direção requintada.

Embora os assentos tenham apenas ajustes manuais, bombear a alavanca de ajuste de altura oferece muita variação (junto com o ângulo do encosto e o movimento horizontal), para que os motoristas mais altos ou mais baixos possam encontrar uma posição de direção adequada.

O volante com ajustes de inclinação e profundidade tem acabamento em camurça, é suntuoso, capaz de absorver o suor da palma da mão como ninguém, e para completar a manopla do câmbio de alumínio é uma das melhores que já acariciamos: fria e suave.

Os pedais também são espaçados de forma ideal para motoristas adeptos do "tango calcanhar e ponta dos pés" (o famoso punta-tacco) e, juntamente com materiais de alta qualidade em toda a cabine e comandos e controles de toque premium, é um bom lugar para passar o tempo.

O Honda Civic Type R já foi flagrado no Brasil, e pode chegar ainda no primeiro semestre de 2023
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Toques menores, como os tapetes vermelhos, a placa de construção exclusiva e o relevo Type R nos assentos esportivos, são dignos de nota, mas ainda há uma sensação de que mais poderia ter sido feito para melhorar a cabine.

Para seu crédito, o Honda Civic Type R mantém toda a praticidade de seus irmãos mais “comuns”, o que significa que tem um porta-malas razoavelmente espaçoso (410 litros expandindo para 1.212 litros com os bancos traseiros rebatidos), e amplo espaço para quatro adultos.

No entanto, há apenas dois assentos na parte traseira e nenhuma saída de ar ou portas USB para as pobres almas.

Também não há pneu sobressalente - apenas um kit de reparo.

Devo comprar um Honda Civic Type R?

O Honda Civic Type R 2023 de nova geração parece ter uma relação custo-benefício ruim quando parado. O interior, por exemplo, não tem vários recursos hoje oferecidos até em modelos muito mais baratos. Os visuais atenuados do exterior também significam que ele não chamará a atenção como seu antecessor, que parecia surfar em elementos inspirados no visual do Batmóvel.

Na Austrália, o Civic Type R custa o equivalente a R$ 240,7 mil (sem impostos). Você pagaria?
Crédito: Carsales
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Dito isso, o FL5 Honda Civic Type R pega tudo o que havia de bom no modelo anterior – um carro que venceu todos os comparativos que fizemos – e galvaniza o produto com um nível de maturidade e confiança raramente experimentado em um hot hatch de tração dianteira.

O novo Honda Civic Type R não só é um veículo mais flexível, acessível e fácil de conviver, como também é mais rápido e mais satisfatório de conduzir em terrenos irregulares.

O preço é bom? Não, na verdade não. Mas a maioria dos proprietários não dará a mínima, porque estarão rindo triunfantemente enquanto caçam motos esportivas na estrada e até Porsches na pista.

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